9 de março de 2011

Leite especial para baristas é novidade na Europa

Com um leite de altíssima qualidade em uma embalagem de máxima conveniência
é possível fazer Latte Art (Arte com Leite) 


cooperativa de lácteos Polonesa SM Rotr lançou um leite UHT específico para baristas e sua arte com café. O 'Blanco Rotr para Baristas é um leite com 3,2% de gordura, em embalagem cartonada asséptica da SIG Combibloc, perfeito para criar a cada vez mais 'Latte Art' para os modernos apreciadores de café. O produto inclusive foi usado como ingrediente na criação da bebida vencedora do Campeonato Polonês de Baristas 2010 que aconteceu dentro do evento EuroGastro, um dos maiores do mundo do setor.

O 'Blanco Rotr' é oferecido em embalagem combiblocSlimline de 1 litro da SIG Combibloc com a tampa de rosca combiSwift que garante total conveniência na abertura e uso do produto. Outra vantagem é que depois de aberta, a embalagem pode ser facilmente fechada, garantindo proteção contra a contaminação por odores e demais agentes externos.
A
Segundo Bartosz Więckowski, Gerente de Copnta da Rotr: “O novo produto é de longe a marca de leite mais popular entre os experts em café, já que é perfeita para o preparo de lindos cappuccinos, Latte Macchiatos e outras bebidas à base de café. O alto teor de gordura garante uma característica única quando ele é colocado no vapor: uma textura cremosa e grossa. O leite fica com uma densidade e consistência perfeitas para a criação de peças de arte com café que fogem dos tradicionais leite e expresso”.

Baristas de todo o mundo estão se aperfeiçoando na técnica de Latte Art, ou seja, a arte de preparar o café com leite ou o cappuccino artisticamente, usando o leite para criar um desenho único sobre a bebida. Para fazer isso, o leite deve deitar-se sobre a espuma do café. A arte é criada por movimentos suaves despejando o leite, o que requer prática e habilidade.

Outro exemplo de leite para esta finalidade vem da Austríaca Gmundner Molkerei com a marca Rosan. O produto, vendido em embalagem combiblocSlimline de 1 litro da SIG Combibloc, tem um teor de gordura de 1,5% e uma proporção de proteína mais que a do leite normal. Johannes Schmid, da área de Desenvolvimento de Produto da empresa, explica: “o teor de proteína do leite é o que garante a textura do leite depois de passado pelo vapor e depois de criada a espuma. Nosso leite espumado tem um teor de proteína de 3,9 gramas por 100 ml. Quando ele é colocado no vapor, a espuma é criada pela mistura das proteínas do leite com o ar”. Com a crescente popularidade das criações com café e chocolate, a empresa Austríaca está convencida de que este leite desenvolvido especialmente para espumar é perfeito para atender a esta tendência.

0 Participações: