4 de outubro de 2010

Schin e Petrópolis podem ser alvo de aquisições de estrangeiros

A conclusão é de um estudo realizado pela consultoria Lafis sobre fusões e aquisições no segmento. A pesquisa também mostra que, dos principais mercados emergentes, o Brasil é a região que apresenta maior potencial de crescimento, uma vez que a Índia e a China possuem restrições culturais ao consumo de bebidas alcoólicas.

Com a Nova Schin, Devassa, Glacial, Cintra, Primus, NS2 e Nobel em seu portfólio, a Schincariol tem uma ampla atuação no território nacional e está em expansão na América Latina. A liderança da companhia na região Nordeste, que possui alto potencial de crescimento, também é outro ponto de atração para investidores estrangeiros. O estudo também revela que o fato de a empresa não ter obtido ganhos de market share nos últimos anos, mantendo-se na casa de 12%, poderia abrir um espaço para uma revisão estratégica do seu posicionamento do mercado.

Mas, segundo Júlia Perez, analista setorial responsável pelo estudo, a Schincariol é familiar, está se profissionalizando e não demonstra interesse em ser comprada. “A empresa é atraente, porém não enxergamos como algo próximo a possibilidade de um grande player estrangeiro adquiri-la", pondera.

O Grupo Petrópolis – que tem as marcas Crystal, Lokal, Itaipava, TNT, Black Princess e Petra –, por outro lado, se apresenta como uma alternativa, mas não tão forte, segundo o estudo. Apesar de ter uma participação de mercado semelhante à da Schincariol, de 10%, a distribuição da empresa se concentra principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o que dificultaria a conquista do mercado nacional por um comprador estrangeiro.

A categoria de cervejas premium é uma possível porta de entrada de empresas estrangeiras no País, segundo o estudo. Nesse sentido, o segmento das microcervejarias seria atraente por estar posicionado para um público que busca diferenciação do produto e se preocupa menos com preço. "Essa pode ser uma forma de as empresas estrangeiras começarem a entender melhor o mercado brasileiro como um todo. Esse segmento tem alto potencial de crescimento com o aumento da massa salarial do brasileiro e a sofisticação do consumo", afirma a analista.

Fonte: Valor Online
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