21 de setembro de 2010

POPAI Brasil apresenta resultados da pesquisa de comportamento do consumidor “Super e Hiper 2010”

No próximo dia 06 de outubro, o POPAI Brasil, associação dedicada ao desenvolvimento e valorização do marketing no ponto de venda, apresenta aos profissionais de marketing, varejo, indústria e fornecedores os resultados da terceira edição da pesquisa “O Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados”. As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo telefone (11) 3016-9777. O valor para participação é de R$ 580,00 para associados ao POPAI e de R$ 970,00 para não-associados.

A pesquisa, anteriormente realizada em 1998 e em 2004, avalia o perfil e o comportamento do shopper que realiza as suas compras em super e hipermercados. “Nos estudos anteriores, identificamos que o shopper passa cada vez menos tempo no ponto de venda. Por ser um dos pontos mais importantes do comportamento de compra, e que norteia a relação entre o canal e o shopper, acreditamos que a divulgação desse número em 2010 seja um dos destaques da apresentação”, avalia Chan Wook Min, presidente do POPAI Brasil.

O levantamento analisou o grau de influência das ações de merchandising e do material promocional de ponto de venda, o índice de decisões de compra que acontecem dentro da loja e levantou o material promocional implementado neste canal.

O estudo tem como base pesquisas realizadas junto ao consumidor em dois momentos: 1) ao chegar ao ponto de venda, ou seja, antes da compra; e 2) no momento de saída, já com a compra concluída. Na primeira abordagem, foram avaliados o perfil socioeconômico do shopper, sua relação com o canal, o tipo de compra que realiza, se usa lista de compras, as categorias que pretende comprar e o valor planejado para a compra. Após a compra, foram avaliados itens como os produtos e categorias compradas, o valor gasto, a forma de pagamento, a avaliação do shopper com relação ao material promocional exposto e os critérios de avaliação da compra, como marca x preço etc.

Ao todo, foram realizadas 1.860 entrevistas em 62 lojas das principais capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador e Belo Horizonte, e ainda em cidades expressivas do interior de São Paulo, como Campinas e Ribeirão Preto. O público entrevistado inclui homens e mulheres, com idades entre 18 e 70 anos, de classes socioeconômicas variadas, que têm relação com o canal de compras e com a intenção de comprar algo para consumo próprio ou da família.

“Os principais resultados da pesquisa serão apresentados durante o evento do próximo dia 06. Posteriormente, a pesquisa completa poderá ser adquirida junto ao POPAI”, ressalta o presidente da entidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3016-9777 ou pelo e-mail pesquisa@popaibrasil.com.br .

Sobre o POPAI Brasil:

O POPAI Brasil (The Global Association For Marketng at Retail) é a principal associação internacional dedicada exclusivamente ao desenvolvimento e valorização da comunicação e do marketing no Ponto de Venda. Presente no País desde 1997, trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que reúne todos os players da cadeia, incluindo a indústria de bens e consumo, o varejo, agências de comunicação e fornecedores de materiais para o ponto de venda. Fundada nos Estados Unidos em 1936, está presente em mais de 27 países.

A entidade é responsável pelo Prêmio POPAI Brasil, principal premiação do marketing no ponto de venda. Criado em 1999, o objetivo é reconhecer e homenagear os melhores trabalhos de marketing no ponto de venda, ressaltando os displays, campanhas promocionais e demais peças de comunicação direcionadas aos pontos de venda. O POPAI Brasil também elabora as principais pesquisas e análises de mercado sobre o comportamento do shopper no ponto de venda.
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