16 de novembro de 2012

Promover melhor para obter melhores resultados

Promoção de Vendas não é simplesmente oferecer produtos de alto giro com preços especiais. Na verdade, a Promoção de Vendas é uma ação de marketing que tem por objetivo ofertar produtos para atrair clientes atuais.

Promoção de Vendas é um enforco mercadológico que visa captar os clientes, aumentar volume e crescer faturamento durante um período de tempo determinado, de modo que após o período anterior a promoção.

A ferramenta de Promoção de Vendas tem vários objetivos, entre eles:

"Aumentar o volume de vendas ou faturamento, a participação de mercado, o conhecimento da marca, os espaços nos pontos de venda, a quantidade desses pontos, a distribuição numérica, além de ser muito útil para desovar estoques, acelerar as vendas de produtos de curto prazo de validade e promover a experimentação de novos produtos ou serviços.

Há várias modalidades de Promoção de Vendas. Podemos citar:

  • Sorteios e concursos
  • Vale-brindes
  • Junte e troque
  • Descontos
  • Premiações para aniversariantes da loja
  • Incentivos de fidelização

E mais uma centena de meios em que cada um tem um resultado específico para sua loja, cidade, publico alvo, etc.*

Assim para que os resultados sejam bons devemos estar alertas para que a promoção de vendas não tenha erros elementares, como uma mecânica complexa, falta de atrativos concretos, período de longa duração, sorteios de baixa atração, falta de criatividade etc. Estes erros podem gerar inconsistência de ação promocional, desconfiança e descrédito por parte dos consumidores.

A promoção de vendas deve ter uma meta definida, portanto, deve ser bem planejada, executada e divulgada. Para isto, temos diversas ferramentas de divulgação.

Para que uma promoção seja bem sucedida é necessário:

  1. Excelente Planejamento
  2. Perfeito Conhecimento do Publico-Alvo
  3. Definição do Período da Campanha
  4. Produtos Atraentes
  5. Mídia Eficaz

Todos esses fatores devem ser acompanhados do ingrediente principal: excelente atendimento!

Desta forma podemos garantir uma Promoção de Vendas bem estruturada e que tenha ótimos resultados de vendas!

*Texto do escritor Wagner de Campos

Créditos da matéria: Flávio Constant Pires
Diretor-geral da Pró Super Consultoria de Supermercados


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