6 de novembro de 2012

BRINDES DE FIM DE ANO




Faltam 49 dias pra chegada do Natal e desde meados de Outubro o comércio já estava tomado pelo espírito natalino. As cidades começam a ser enfeitadas, as fachadas de prédios iluminadas e as árvores de Natal já tomam conta de alguns espaços públicos. As empresas já estão se organizando para agradecer pelos bons resultados, conquistar novos clientes e ter novas oportunidades de negócios.

Uma das formas mais tradicionais usadas por essas empresas no período de festas de fim de ano é a distribuição de brindes, estes mesmos, produzem boas lembranças e é uma forma carinhosa de transmitir uma ideia de valores da empresa, para o consumidor, fidelizando e reforçando sua imagem institucional. Mas quando o assunto é “brindes de final de ano para clientes”, a primeira coisa que vêm a mente são presentinhos como, canetas, agendas e calendários. Pouco entusiasmados, muitos clientes até já esperam ganhar um destes itens para juntá-los, mais uma vez, à “pilha de coisas inúteis”. Por isso, para ter sucesso em sua ação e não cair na mesmice, solte a criatividade e surpreenda… É uma questão de "custo benefício", além de ser uma estratégia de marketing excelente , principalmente, para novas empresas que querem divulgar sua marca e ganhar uma fatia no mercado durante este período.

Para isso é preciso pensar no que dar, hoje em dia os brindes mais interessantes são aqueles que tenham utilidade no dia a dia de quem os recebe, uma simples caneta pode ter uma grande importância, já que o cliente, toda vez que usá-la, vai ver a marca impressa e recordar de quem o presenteou, mas ainda assim vale inovar, uma boa dica são os presentes que demonstram responsabilidade social e ecológica.

Afinal de contas é uma época em que a troca de presentes é comum, por isso, se o brinde não contar com diferenciais ele será apenas mais um no meio de tantos outros, e sua empresa não será lembrada… A qualidade do mimo também deve ser levada em consideração, já que ele ficará ligado à imagem da empresa, se forem ruins os clientes falarão mal e sempre se lembrarão do inconveniente sempre que se depararem com a marca!

Rosana Rocha
Reações:

6 Participações:

Yamaguchi disse...

Muito bem lembrado! Parabéns!!!


Vamos inovar!

O último brinde que distribuí foi em comemoração ao dia do professor: uma caneca térmica, 400ml, holografada, de excelente qualidade. Além de fortalecer a marca junto aos parceiros e divulgar aos potenciais clientes, contribuímos para a economia de copos descartáveis.

Fica a dica!!!

Michelle Mayrink disse...

Adorei, Rosana. Eu sempre busco escolher boas lembranças.
parabéns pelo tema. Beijão :)

Anônimo disse...

Vicente - Curitiba -PR

Muito bom. Brinde ruim realmente traz uma imagem péssima para marca...

Licio Mota disse...

Boa Rosana! Os brindes, presentes e lembrancinhas podem ser um fator diferencial na apresentação de uma empresa e, principalmente, em sua estratégia de comunicação e divulgação da mesma.

O produto promocional valoriza o consumidor com a ação de presenteá-lo, tendo em vista que, além de evidenciar sua marca, agrega valor em sua parceria e faz o cliente se sentir especial quando recebe o brinde ou algo do tipo.

Unknown disse...

Concordo com você Ro (amiga linda e esperta)!
Eu acho que brindes como canetas e calendários são bem propícios para visita de vendas, reuniões de prospecção e tal... Mas, quando uma empresa pensa em conquistar a fidelidade do cliente é muito importante investir em brindes mais criativos, inteligentes e com certeza mais caros!
O que eu vejo que acontece, é que muitas empresas, ainda não percebem que o cultivo do relacionamento pode trazer benefícios para ela, ou, em outros casos, apostam da maneira errada; sem conhecer o seu cliente. Afinal, não adianta dar um suculento bife para quem é vegetariano!
Enfim, aqui no meu trabalho todo fim de ano é uma busca incessante por alguma coisa que surpreenda e que agrade. O brinde de 2012 será um cooler customizado com o nosso logo, assim presenteamos com uma coisa útil, principalmente para esse período de festas, e ainda temos a oportunidade de expor a nossa marca!
Beijo e Parabéns pelo Post!

Kamila Faria disse...

Verdade mesmo!
Muitas empresas não se preocupam com a qualidade dos brindes e acabam fazendo investimentos em vão. Ou não tem dimensão do que o simples brinde pode fazer com que a imagem da empresa fique marcada de forma negativa ou até bizarra.
Por exemplo, já vi muitas empresas investirem e bottons ou broches o que faz com que o brinde vá direto para o lixo. Um bottom se vier com um íman acho que só funciona para empresas com tele-entrega, pois favorecem ao cliente em um momemto de necessidade.
Agora um broche com a logo da empresa...qual a serventia para quem recebe? Acho que só em campanhas internas.
As empresas realmente precisam se atentar que pequenas atitudes podem mudar a impressão delas no mundo.
Muito bem escrito o artigo!
Parabéns!!!