5 de março de 2012

Walmart lança plataforma para compras pelo celular




O Walmart acaba de lançar sua plataforma de mobile commerce (compra pelo celular) para qualquer smartphone. O percentual de vendas por este canal ainda é muito pequeno no faturamento da empresa hoje, mas Flávio Dias, vice-presidente do Walmart Brasil, estima que a participação do segmento vai crescer três vezes ainda este ano.

Dias projeta que o mobile commerce será responsável por uma fatia importante nas vendas em até três anos. “Em dois, três anos, esse tipo de venda vai passar de dois dígitos de participação”. A empresa prepara para o próximo trimestre uma plataforma para tablet.

Até agora, era possível comprar no Walmart pelo celular, mas através do site, cuja navegação fica comprometida pelo tamanho da tela do celular. “O template móvel é utilizado por 95% dos usuários que acessam a partir desses dispositivos”, diz Geraldo Thomaz, CEO da Vtex, empresa de tecnologia responsável pela programação da plataforma do Walmart.

“Conseguimos trazer riqueza de navegação do nosso site e fazer com que o cliente chegue ao seu objetivo de maneira muito mais simples e fácil”, diz Dias.

O Grupo Pão de Açúcar foi o primeiro a investir nesse segmento no Brasil. No fim de 2010, a empresa passou a oferecer o  serviço do Pão de Açúcar Delivery para Android, iPhone, iPod Touch e iPad. A Americanas.com tem uma plataforma somente para iPhone, desde dezembro de 2011. O Carrefour ainda não tem iniciativas nesse terreno.

Em janeiro, o Brasil contava com mais de 50 milhões de linhas com acesso à internet, cerca de 20% do total, segundo a Anatel.

Fonte: Valor Econômico

0 Participações: