2 de fevereiro de 2012

FDA retém novos carregamentos de suco brasileiro



A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) anunciou há pouco a retenção de outros seis carregamentos de suco de laranja importado do Brasil, que testaram positivo para o fungicida carbedazim, proibido nos EUA. Na semana passada, o órgão já havia impedido o desembarque de cinco cargas de suco do Brasil.

Além do suco brasileiro, o FDA reteve outras três cargas do Canadá, país que na semana passada teve seis cargas retidas. Ao todo, o órgão já impediu o desembarque de 20 carregamentos.

O órgão também informou a aprovação de outros 46 carregamentos, que continham níveis considerados seguros do fungicida – abaixo de 10 ppb (partes por bilhão) De acordo o relatório do FDA, foram aprovadas amostras do México (21), Canadá (14), Costa Rica (2), Belize (2), Honduras (2), Trininad e Tobago (2), Líbano (1), Brasil (1) e Turquia (1). Outras 20 amostras de suco importado seguem pendente de análise ou revisão, informou o FDA.

Já o suco produzido nos EUA teve todas as 14 amostras coletadas aprovadas. No caso suco americano, o nível permitido para a presença do fungicida é de até 80 ppb.

Fonte: Valor Econômico
Foto: uol economia

0 Participações: