10 de fevereiro de 2012

Esquenta batalha entre Apple e Google na sala de estar




A Google Inc. está desenvolvendo um sistema de entretenimento caseiro que transmite sem fio música para a casa inteira e seria oferecido com a marca da empresa, segundo pessoas informadas dos planos da gigante da internet.

A iniciativa é uma mudança brusca na estratégia da Google, que pela primeira vez iria projetar e vender um eletrônico com a sua marca. A empresa tem se concentrado principalmente em desenvolver o sistema operacional Android, usado em aparelhos como smartphones, tablets e TVs. Até então ela tem permitido que outras empresas fabriquem e vendam sob suas marcas os eletrônicos com Android.

O novo eletrônico com Android, juntamente com a aquisição da Motorola Mobility Holdings Inc., ainda pendente, permitirá que a Google concorra melhor com sua maior rival atualmente, a Apple Inc., que controla tanto o software quanto o hardware de seus produtos.

A Google concorre com a Apple no mercado de smartphones, onde a fatia dos aparelhos com Android cresceu rapidamente e ultrapassou a dos iPhones no ano passado, segundo algumas estimativas. A Apple invadiu o quintal da Google nas buscas na web com o lançamento do Siri, um mecanismo de busca ativado pela voz inserido em seu último modelo do iPhone. E a Google tentou alcançar a Apple no último ano em outra áreas como a comercialização digital de músicas, filmes e livros diretamente para as pessoas.

O sistema de entretenimento da Google, em desenvolvimento há vários anos, deve ser lançado ainda este ano, disseram as pessoas a par da questão.

Não está claro quais varejistas vão comercializar o aparelho, que baixaria músicas do serviço de armazenamento on-line da Google e as transmitiria sem fio para alto-falantes projetados pela Google e outros aparelhos conectados à web na casa das pessoas, segundo as fontes a par da situação. O aparelho também pode transmitir outros tipos de mídia digital, como vídeos, disse uma das pessoas familiarizadas com os planos.

As pessoas vão operar o sistema da Google usando um smartphone ou tablet, disse ele.

Um porta-voz da Google não quis comentar.

A Google já está se movimentado para levar o Android dos smartphones para a sala de estar das pessoas. A empresa tem cooperado com fabricantes de TVs como Samsung Electronics Co. e Sony Corp. para incorporar o sistema operacional, apelidado de Google TV, em televisores, permitindo que as pessoas usem suas TVs para assistir vídeos da internet, entre outras coisas.

O novo aparelho da Google — que concorreria diretamente com um serviço de streaming de músicas da Sonos Inc. — marcaria a primeira vez em que ela supervisiona diretamente o processo de fabricação, cooperando com fornecedores de hardware fora dos Estados Unidos e comercializando os eletrônicos diretamente às pessoas.

A Google tem expressado interesse em permitir que os aparelhos com Android como smartphones controlem eletrodomésticos e outras funções da casa, como a luz ou o aquecimento.

Fonte: The Wall Street Journal

0 Participações: