A iniciativa premiou os designers autores das três melhores capas dentre as 133 inscritas e ainda agraciou uma selecionada por voto popular.
Os designers Claudia Warrak e Raul Loureiro, autores da capa do livro Uma Certa Paz (Companhia das Letras), ganharam o prêmio Melhor Capa de Livro de 2010, promovido pela Getty Images Brasil, agência responsável pela criação e distribuição de conteúdo visual e multimídia. A premiação, que está em sua segunda edição, foi realizada ontem, durante um coquetel na galaria Território da Foto, em São Paulo.
Segunda e terceira mais votadas pelo júri foram criações do mesmo designer, Rodrigo Rodrigues, criador das capas dos livros Sudd (ROCCO), que ganhou a segunda colocação, e Retratos Imorais (Objetiva/ Alfaguara), terceira. Rodrigues também venceu a primeira edição do concurso com a capa de Os Espiões, (Objetiva/Alfaguara). A capa de A Menina Que Não Sabia Ler (LeYa), do designer Christiano Menezes, foi escolhida pelo público presente no evento como a melhor capa – júri popular.
Para os vencedores, a iniciativa cumpre um importante papel de reconhecimento ao trabalho desses profissionais. “É um incentivo à produção gráfica e valoriza o trabalho do designer”, declaram Raul Loureiro e Claudia Warrak. Segundo o designer Rodrigues, “o prêmio exalta a profissionalização desse segmento e como esse trabalho requer uma técnica, arte e uma consciência crítica, que dificilmente são prestigiados fora dos bastidores”.
O diretor da Getty Images Brasil, Paulo Schmid, ressalta o crescimento dessa segunda edição e a consolidação do concurso no segmento. “Desde o começo, nossa intenção foi valorizar esse trabalho essencial para o mercado editorial. Na segunda edição percebemos o valor que a premiação vem obtendo para os profissionais, pois, o concurso teve repercussão e adesão impressionantes em apenas um ano”, observa Schmid. Neste ano, foram 133 inscrições, 80 a mais do que no ano passo, de 35 editoras do país. O vencedor ganhou uma câmera filmadora.
Debate – Durante o coquetel, a Getty Imagens Brasil prestigiou os presentes com uma mesa redonda composta pelos jurados do concurso, o editor-chefe da Revista Cultura, Sergio Miguez, jurado do prêmio APCA de Literatura; Felipe Machado, editor de Multimídia de O Estado de S. Paulo; Victor Burton, designer gráfico colaborador das maiores editoras do país; e também pela jornalista e escritora fundadora da Oficina De Escrita Criativa, Rosangela Petta.
O debate abordou a evolução do processo criativo das capas, que antes eram realizados por artistas plásticos e que mudou com achegada da era digital. “Antigamente, chegar à primeira prova era um trabalho muito árduo. Hoje, nossas opções são infinitas e sabemos que podemos ir sempre além”, conta Burton. Para ele, os quesitos básicos para uma boa capa são culturais. “Para mim, a tipografia é um dos mais importantes, além das cores e da fotografia. Somado a isso, a a criação tem que transmitir exatamente as características daquela leitura, pois só assim atinge o público-alvo e garante o sucesso do livro.”
O jornalista e livreiro reforçou como a capa pode influenciar no sucesso de um livro. “Quem nunca comprou um livro pela capa?” Sergio Miguez reforçou o que disse Victor Burton, “ela torna visível o conteúdo inicialmente invisível ao leitor”, e completou “pode ser decisiva na hora da compra. E para atingir o público à primeira vista ela tem que gerar algum tipo de emoção”, afirma Miguez.
Para conferir as capas, acesse: http://melhorcapadelivrogettyimages.blogspot.com
Confira os vencedores:
1º Lugar
Designer: Claudia Warrak e Raul Loureiro
Livro: Uma certa paz
Editora: Companhia das Letras
2º Lugar
Designer: Rodrigo Rodrigues
Livro: Retratos imorais
Editora: Objetiva/ Alfaguara
3º Lugar
Designer: Rodrigo Rodrigues
Livro: Sudd
Editora: ROCCO
Júri popular
Designer: Christiano Menezes
Livro: A menina que não sabia ler
Editora: LeYa
Sobre a Getty Images
A Getty Images é líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, clipes de filmes e produtos multimídia, além de seu mais novo produto: música. A Getty Images atende a clientes em mais de 100 países e é a primeira empresa à qual profissionais da área de criação e mídia recorrem para encontrar, adquirir e gerenciar imagens e outros conteúdos digitais. Os fotógrafos e as imagens premiadas da empresa ajudam clientes a criar trabalhos inspiradores que aparecem diariamente nos jornais, revistas, campanhas publicitárias, filmes, programas de televisão, livros e web sites mais influentes do mundo. Acesse www.gettyimages.com.br e saiba mais sobre o papel da Getty Images no mundo da comunicação digital.
0 Participações:
Postar um comentário