14 de março de 2011

Milliken participa do projeto dos novos liquidificadores da Arno

Os copos dos liquidificadores e as tigelas das batedeiras estão sendo produzidos com um polipropileno clarificado com o Millad® NX8000

 A norte-americana Milliken Chemical, líder mundial em clarificantes e nucleação de poliolefinas, participou do projeto de desenvolvimento dos novos potes de liquidificadores da marca Arno, pertencente ao Grupo SEB, um dos principais do segmento de eletroeletrônicos do País. A empresa fornece o aditivo Millad® NX8000 utilizado na resina da peça (polipropileno - PP).

Como explica Claudia Kaari Sevo, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Milliken, “o Millad® NX8000 é uma nova geração de clarificantes que garante níveis de transparência  jamais vistos em um polipropileno, muito semelhantes ao do vidro”. Outro ponto forte da resina aditivada com o Millad® NX8000 é a janela de trabalho mais ampla nos processos de injeção, extrusão e sopro. Ela também atende de forma mais precisa às necessidades dos transformadores de plástico, melhorando a consistência e a produtividade total do processo.

No caso específico do projeto da Arno, o clarificante resultou em um copo com transparência e brilho muito superiores e que possibilita a visualização do conteúdo, além de garantir atratividade para o produto no ponto de venda e reduzir o amarelecimento dos copos feitos com PP convencional. A redução de custo também foi um ponto importante no projeto.

O mesmo PP aditivado com o Millad® NX8000, da Milliken, também está sendo usado na produção das tigelas da linha de batedeiras da Arno. “De fato o PP já é bastante usado em eletrodomésticos, mas nas partes opacas. Usá-lo em itens transparentes, em substituição a outros materiais, é um avanço significativo e desvenda oportunidades para novas aplicações como corpo de eletrodomésticos, frascos transparentes, galões de água, chapas de cobertura e embalagens de cosméticos”, explica Cláudia Sevo.

A Arno é a primeira empresa brasileira do segmento de eletroeletrônicos a utilizar o PP clarificado em sua linha de eletrodomésticos. Outra vantagem do pote do liquidificador e da tigela de batedeira feitas com PP clarificado é que por serem bonitas visualmente, as peças podem ter um segundo uso. Por exemplo, a tigela pode ir à mesa como uma saladeira.

O aditivo Millad® NX8000 é o resultado de extensas pesquisas e de um longo desenvolvimento da Milliken que tem como foco a expansão da performance do polipropileno. “Ele representa um novo benchmark em termos das propriedades estéticas do polipropileno, levando este versátil material a novos mercados e aplicações”, avalia Sevo.

Sobre a Milliken Chemical

Com sede em Spartanburg, Carolina do Sul, EUA, a Milliken & Company é uma das maiores empresas privadas das áreas de produtos têxteis e químicos. A Milliken Chemical, uma Divisão da Milliken & Company, é especializada no desenvolvimento e produção de aditivos para plásticos, corantes poliméricos, agentes antimicrobianos e outras especialidades químicas. A Milliken Chemical mantém centros de aplicação e de desenvolvimento em todo o mundo para garantir suporte total aos seus clientes.

Na América Latina, a empresa fornece aditivos especializados para as principais petroquímicas. No Brasil, onde atua desde 1996, os principais clientes são Braskem e Nova Petroquímica. Mais informações www.millikenchemical.com.

0 Participações: