15 de outubro de 2010

EMBALAGEM PARA VACINA ANIMAL, CRIADA PELA 3D MODELING, VENCE DOIS IMPORTANTES PRÊMIOS


A embalagem secundária da vacina animal (para controle parasitário bovino) Treo Ace, da Pfizer Saúde Animal, venceu dois importantes prêmios nacionais: o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira e o Prêmio Embalagem Marca 2010 Grandes Cases de Embalagem. Todo o projeto da embalagem, incluindo o mock up físico usado nos testes, foi idealizado pela 3D Modeling, agência paulistana especializada em desenvolvimentos técnicos e mock ups de embalagem.

Como explica Reginaldo Miranda, gerente técnico da 3D, a Pfizer buscava uma embalagem secundária para o Treo Ace, que protegesse o frasco de vidro em que o produto é acondicionado. “O desafio era usar a engenharia de embalagem para otimizar o processo produtivo e consumir o mínimo necessário de matéria-prima. A solução inicial requeria um pote extrudado/soprado em polietileno de alta densidade (PEAD) e um inserto injetado em polipropileno (PP).”

A grande inventividade do projeto da 3D está no aproveitamento de uma parte do pote, que seria removida no processo produtivo, para fazer as vezes do inserto de travamento do frasco de vidro. Com isso, foi possível dispensar o inserto injetado e os custos associados a ele. Inicialmente, a tampa não fazia parte do projeto,mas em virtude da grande economia gerada, foi possível adicioná-la à embalagem, valorizando ainda mais o conjunto.

Reginaldo Miranda explica ainda que ao eliminar a necessidade do processo de injeção, o tempo de fabricação do ferramental e o uso da mão-de-obra foram reduzidos. “O aproveitamento da parte removida da embalagem como inserto possibilitou, ainda, menor consumo de matéria-prima”, completa. O projeto contou ainda com a participação da Engratech.

Sobre a 3D

Com uma experiência de 6 anos no desenvolvimento de soluções e projetos de embalagem, a 3D Modeling é hoje uma referência do setor. Suas principais áreas de atuação são:

·        engenharia e desenvolvimento de estruturas e shapes;

·        confecção de mock ups físicos e digitais;

·        análise de testes de maquinabilidade;

·        produção de equipamentos customizados para controle de qualidade e testes analíticos.

Em sua carteira de clientes figuram empresas importantes como: Grupo Pão de Açúcar, Danone, Nestlé, Kimberly Clark, Pepsico (Toddy), Coca-Cola (água Cristal), Ipanema Bebidas (água Via Natural), Pernaud Ricard (rum Montilla e vodca Orlof) e Diageo (vodca Smirnoff), Hypermarcas, Unilever, entre outras. A 3D também trabalha em estreita parceria com agências de design e de promoção e com empresas de pesquisa de mercado.

0 Participações: