9 de outubro de 2010

DIA Comunicação aposta em ferramentas "high tech" para comunicação no ponto de venda

Telas e mesas interativas, realidade aumentada e chão interativo estão entre as tendências do momento
Inspirada nas últimas tendências destacadas em feiras mundiais - como a NRF e a GlobalShop -,  a agência DIA Comunicação, especializada em Ponto de Venda e Branding, aposta em ferramentas tecnológicas para o relacionamento e a comunicação com os consumidores nos PDVs. A agência seleciona equipamentos e cria a comunicação para telas interativas "touch screen", mesa interativa, realidade aumentada e chão interativo.

"Atenta às novidades mundiais em PDVs, a DIA Comunicação possui expertise para colocar em prática o que há de mais moderno no mercado, de acordo com a necessidade de cada cliente", comenta Leonardo Lanzetta, sócio e diretor-executivo da agência.

Segundo Lanzetta, as telas interativas "touch screen" estão entre as tendências do momento. Com a ferramenta implementada no ponto de venda, o consumidor pode obter mais informações sobre o produto, decidir o tempo de demonstração e ter acesso às promoções.  Já a mesa interativa, cria uma identidade com o shopper. Por meio de um cartão pessoal, o cliente pode acessar, na tela da mesa, suas últimas pesquisas online, receber sugestões de produtos relacionados e até visualizar compras recentes.

"Se o consumidor adquiriu uma câmera digital, por exemplo, a mesa interativa oferece complementos como estojo, cartão de memória etc. Com o auxílio da ferramenta, o cliente ganha agilidade na busca de produtos. Já o PDV pode incrementar as vendas", revela o diretor da DIA.

Outra forma de impactar o consumidor no ponto de venda é o uso da Realidade Aumentada (RA), que reúne elementos reais aos virtuais, ou seja, o cliente pode interagir com imagens em 3D de um produto. "Alguns softwares de RA permitem a captura da imagem de uma pessoa, que é projetada na tela do computador. O cliente torna-se um modelo virtual. Em uma loja de roupas, por exemplo, o consumidor pode experimentar diversas peças virtualmente e ainda alterar cor e o modelo da roupa", explica Lanzetta.

No mesmo sentido, o chão interativo permite uma comunicação de alta eficiência com o shopper. O equipamento projeta imagens sobre o piso da loja, que reage conforme as pessoas pisam. "O chão interativo pode ser uma boa opção para criar um relacionamento entre a marca e o consumidor. As logomarcas podem ser transformadas em jogos como uma partida de futebol ou um quebra-cabeça animado", comenta.

De acordo com o diretor da DIA Comunicação, existem ainda softwares que identificam o consumidor. Ao entrar no ponto de venda, o cliente é "escaneado" automaticamente. A partir deste momento, o sistema compõe um mapa de tráfego, que acompanha as áreas quentes do PDV e o tempo de permanência do cliente em cada setor. Desta forma, é possível identificar rapidamente o desempenho da comunicação no PDV e adaptá-la para estar em linha com o comportamento do consumidor.

Sobre a DIA Comunicação

Fundada em 1974, a DIA Comunicação é uma agência de Branding, Ponto de Venda e Embalagens. A empresa possui unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de um núcleo de atendimento em Fortaleza. Com metodologias específicas e mais de 75 profissionais, a empresa reúne inteligência, criatividade e inovação. Entre os clientes atendidos, estão todas as marcas de refrigerantes da Coca-Cola Brasil, o Grupo Santander Brasil, a Drogaria São Paulo, Ampla, Coelce, Galderma, Infoglobo, Bunge, Mantecorp, Passarela, Granfino, Gazeta do Povo, entre outros. A agência foi ganhadora da etapa internacional do IDEA Awards 2010, com a campanha realizada para o Guaraná Jesus, do portfólio da Coca-Cola Brasil.

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