15 de setembro de 2010

POPAI Brasil apresenta resultados da pesquisa de comportamento do consumidor "Super e Hiper 2010"

Evento será realizado no próximo dia 21, das 8h às 13h

No próximo dia 21 de setembro, o POPAI Brasil, associação dedicada ao desenvolvimento e valorização do marketing no ponto de venda, apresenta aos profissionais de marketing, varejo, indústria e fornecedores os resultados da terceira edição da pesquisa "O Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados". As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo telefone (11) 3016-9777. O valor para participação é de R$ 580,00 para associados ao POPAI e de R$ 970,00 para não-associados.

A pesquisa, anteriormente realizada em 1998 e em 2004, avalia o perfil e o comportamento do shopper que realiza as suas compras em super e hipermercados. "Nos estudos anteriores, identificamos que o shopper passa cada vez menos tempo no ponto de venda. Por ser um dos pontos mais importantes do comportamento de compra, e que norteia a relação entre o canal e o shopper, acreditamos que a divulgação desse número em 2010 seja um dos destaques da apresentação", avalia Chan Wook Min, presidente do POPAI Brasil.

O levantamento analisou o grau de influência das ações de merchandising e do material promocional de ponto de venda, o índice de decisões de compra que acontecem dentro da loja e levantou o material promocional implementado neste canal.

O estudo tem como base pesquisas realizadas junto ao consumidor em dois momentos: 1) ao chegar ao ponto de venda, ou seja, antes da compra; e 2) no momento de saída, já com a compra concluída. Na primeira abordagem, foram avaliados o perfil socioeconômico do shopper, sua relação com o canal, o tipo de compra que realiza, se usa lista de compras, as categorias que pretende comprar e o valor planejado para a compra. Após a compra, foram avaliados itens como os produtos e categorias compradas, o valor gasto, a forma de pagamento, a avaliação do shopper com relação ao material promocional exposto e os critérios de avaliação da compra, como marca x preço etc.

Ao todo, foram realizadas 1.860 entrevistas em 62 lojas das principais capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador e Belo Horizonte, e ainda em cidades expressivas do interior de São Paulo, como Campinas e Ribeirão Preto. O público entrevistado inclui homens e mulheres, com idades entre 18 e 70 anos, de classes socioeconômicas variadas, que têm relação com o canal de compras e com a intenção de comprar algo para consumo próprio ou da família.

"Os principais resultados da pesquisa serão apresentados durante o evento do próximo dia 21. Posteriormente, a pesquisa completa poderá ser adquirida junto ao POPAI", ressalta o presidente da entidade.
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