24 de setembro de 2010

Grupo Pão de Açucar promete novas aquisições

O Grupo Pão de Açúcar, depois de efetuar a compra das redes Casas Bahia e o Ponto Frio, afirmou que estuda realizar aquisições ou associações com empresas dos setores de têxtil, esportes, material de escritório e bazar, segundo o CEO do grupo, Enéas Pestana em evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (Ibef SP). "Isso é uma questão de oportunidade que pode acontecer no curto prazo", disse. A rede, de acordo com o executivo, procura alavancar as vendas de não-alimentos nos hipermercados.

Paralelamente, o presidente do Grupo Pão de Açúcar, informou que as ofertas públicas de ações da Nova Globex, empresa resultante da associação com a Casas Bahia, e da operação de comércio eletrônico, por meio de abertura de capital (IPO, na sigla em inglês), podem acontecer em 2012. Segundo ele, o foco da companhia em 2011 será capturar sinergias, integrar as plataformas e obter níveis de governança corporativa. "O mercado está muito interessado em saber quando faremos o IPO, mas não será em 2011. Estamos muito preocupados em capturar as sinergias. Não vemos necessidade de IPO neste momento. Pode ser em 2012", explicou. Pestana ressaltou que as duas operações - oferta de ações da Globex e da empresa de e-commerce - não precisam acontecer ao mesmo tempo. Sobre a operação de comércio eletrônico, o executivo disse que ainda há espaço para aumentar as vendas antes do IPO. "Estamos numa curva ascendente de resultados e não faz sentido ir a mercado agora. Temos que elevar o patamar das vendas antes", disse.

Em relação às operações de hipermercados, Pestana ressaltou que a companhia pretende ampliar a participação da venda de móveis nas lojas. "Vamos aproveitar a expertise da Casas Bahia, que tem a Bartira [fábrica de móveis]." Ele disse prever um incremento da venda de outros bens duráveis dentro dos hipermercados, aproveitando-se dos ganhos de escala na negociação com a indústria, resultante da associação com a Casas Bahia. "Hoje temos ótimas condições de preços com a indústria", disse.

Divulgação de resultados

Segundo dados do ano anterior da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), citados pelo porta voz, o Pão de Açúcar possui o maior market share do varejo de alimentação (14,8%). Em segundo lugar vem o Carrefour com 14,5%, seguido pelo Walmart, com 11,1%, pelo GBarbosa, com 1,4% e pelo Zaffari com 1,2%.

Fonte: DCI

0 Participações: