
O que é o código de barras e quando surgiu no Brasil?
Em Portugal, o código de barras surgiu pela primeira vez em 1985. O código de país de origem para Portugal é "560" (lê-se no início do código). Já no Brasil, o código de barras teve início operacional implantado na década de 80.
Código de barras é uma representação gráfica de dados que podem ser numéricos ou alfanuméricos dependendo do tipo de código de barras utilizado. A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um equipamento chamado scanner que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura a luz é absorvida, e, onde a barra for clara (espaços) a luz é refletida novamente para o scanner reconhecendo os dados que ali estão representados. Os dados capturados nesta leitura são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.
O código EAN/UPC é um sistema internacional que auxilia na identificação inequívoca de um item a ser vendido, movimentado e armazenado, sendo o EAN-13 o mais conhecido e utilizado mundialmente. A estrutura numérica do código (que geralmente fica abaixo das barras) representa as seguintes informações (tomando como exemplo o código 7898357417892):
* os 3 primeiros dígitos representam a o prefixo da organização responsável por controlar e licenciar a numeração no país; 789 representam a GS1 BRASIL;
* os próximos dígitos, que podem variar de 4 a 7, representam a identificação da indústria dona da marca do produto; no exemplo é 835741 (6 dígitos);
* os dígitos 789 representam a identificação do produto determinado pela indústria;
* o último dígito 2 é chamado de dígito verificador, auxilia na segurança da leitura.
No total o código EAN-13 deve ter 13 dígitos. Vale ressaltar que os números da empresa variam de empresa para empresa, os números que identificam o item variam de item para item e o dígito verificador deve ser recalculado a cada variação na numeração. Existem outros tipos de códigos padrões para diversas aplicações.
4 Participações:
Adoreii, ótimo post realmente muit interessante a história do código de barras.
Parabéns
Alline Barbosa
http://uckzy.blogspot.com
opah.. legal essa postagem hein...
eh uma coisa que usamos sempre, mas nos passa despercebido...
O código de barras é tao importante que tem até um espaço no logo do PDV...
Abrazzz....
que bacana!
essas coisas a gente não aprende na faculdade....rs.
=]
Obrigado Aline ja fazia algum tempo que estava para fazer essa postagem que bom que gostou
Calango motoqueiro é isso aí, por isso mesmo que tinha vontade de postar...sem falar que eu tinha curiosidade de saber também...
Camille é uma matéria interessante para ser abordada na Faculdade vc não acha?...abrazz...e obrigado pelos comentários de todos..
Postar um comentário