28 de dezembro de 2012

Clip Strip - Vilão ou mocinho do Ponto de Venda?


Você entra no supermercado para comprar detergente e algo te faz levar não só o detergente, mas também aquela esponja de lavar louças. Sim os chamados Clip Strip’s são realmente muito funcionais, práticos e sem duvida um ótimo meio para aumentar as vendas.

Exemplo de Clip Strip
Clip Strip, tira de merchandising ou como costumamos chamar, fita Cross, nasceu nos Estados Unidos por incrível que pareça em 1979 e foi inventado por Edward Spitaletta.

Essa técnica de pendurar produtos nas gôndolas com Clip Strip tem por objetivo fazer o cliente levar outro produto que vai “casar” com aquele que ele encontrou na gôndola, como no exemplo que citei no inicio. É claro que na maioria das vezes os promotores de venda são peças fundamentais para a colocação e posicionamento dessas fitas, pois se colocarmos essas fitas com produtos que não são compatíveis, a venda não vai acontecer, ou será muito aquém do esperado. Mas falando como consumidor, gosto dessa ferramenta de venda, quando bem utilizada facilita e muito a nossa vida. Quem já não foi comprar aquele espaguete pra fazer no domingo e não agradeceu pelo queijo ralado estar ali pendurado naquele Clip Strip abençoado.

O mocinho passa a ser bandido

Vou confessar que no começo eu não era muito fã do Clip Strip. Na verdade eu não entedia muito bem a função dessa fita. Bom, no começo não era só eu que não entendia a função do Clip Strip, o varejista ou gerente de loja também não entendia, assim éramos cobrados para colocar a “tal fita” por nossos supervisores, mas na loja enfrentávamos uma resistência muito grande, todo mundo olhava o Clip Strip como um vilão e não como um mocinho. Isso por que tinha muitos promotores que abusavam, excediam ou exageravam colocando muito produto em uma fita só, colocando fitas em qualquer lugar sem autorização o que causava grande atrito, pois aquilo dava uma visão horrível na loja, sem dizer que escondia os produtos da gôndola e qualquer toque que o cliente dava ia tudo para o chão.
Clip Strip - Cuidado para não exagerar 
Com o tempo foi se entendendo melhor a função do Clip Strip e também a maneira correta de utiliza-la, foram estabelecidas regras e se pôde constatar que realmente é uma ótima ferramenta de venda.

É claro que nem todos são adeptos ao Clip Strip, ainda há um grande preconceito a respeito dessa ferramenta de venda. E posso dizer que os motivos são os mesmos que impediram o seu uso lá no começo. Mas como já disse, sou a favor dessa fantástica ferramenta que facilita a vida do cliente e alavanca e muito a venda se bem utilizada. Afinal estamos falando de um dos mais conhecidos e usados métodos de Cross-Merchandising.

Por Edson Souza
Reações:

2 Participações:

Edson Luiz disse...

Muito Bom o Artigo, Essa Sinergia bem usada é sucesso na certa, além do produto correto a quantidade de fitas não podem ser exagerados. #PoluiçãoVisual

PDV Ativo Souza disse...

Obrigado Edson Luiz... realmente se usarmos de maneira adequada é uma excelente estratégia de venda