24 de novembro de 2012

Designer Afegão Cria detector de Minas Terrestres


Este projeto é a prova que a criatividade é um factor muito importante em fazer o bem. É um projeto de Massoud Hassani, um designer que nasceu em Cabul, no Afeganistão e que agora vive na Holanda.


Massoud conta que quando era criança costumava brincar com seus amigos com um brinquedo que ele criou e sempre perdia seus brinquedos pois o vento muitas vezes os levavam a lugares em que haviam minas e isso os impossibilitava de apanha-los.

Quase 20 anos depois ele voltou a Cabul Massoud retornou a Cabul e fez esses brinquedos novamente, mas agora isso não era uma simples brincadeira. Isso fazia parte de um projeto da Design Academy Eindhoven faculdade a qual ele se formou. O "brinquedo" de Massoud se chama Mina Kafon. É um objeto feito com varas de bambu e plástico biodegradável e tem um chip e GPS integrado. Com o chip é possível acompanhar o movimento do Kafon e descobrir qual seria o caminho mais seguro para caminhar.

Durante as filmagens vemos o quanto esse simples equipamento é eficiente. Agora Hassani tem a dura tarefa de encontrar alguém que possa patrocinar esse genialidade para possa reduzir o numero de vitimas que são atingidas por minas terrestres no mundo todo.



Visite o site de Massoud Hassani http://migre.me/c39kl

0 Participações: