30 de janeiro de 2012
Prédio no lugar das Torres Gêmeas já é mais caro do mundo
O One World Trade Center está se tornando o novo edifício de escritórios mais caro do mundo, segundo pessoas a par do assunto.
O preço de construção do icônico arranha-céu em Nova York, na área onde os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 derrubaram as Torres Gêmeas e outros prédios e que ficou conhecida como "Ground Zero", subiu para mais de US $ 3,8 bilhões.
A nova estimativa, US$ 700 milhões acima da mais recente divulgada ao público, marca outra reviravolta na reconstrução do local dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. O processo tem sido marcado por espinhosas dificuldades políticas e atrasos cada vez maiores na construção.
O One World Trade Center está sendo construído pela Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, a agência regional de transportes que é proprietária do terreno do World Trade Center, de 64.000 metros quadrados. Uma série de aumentos de custos no local, somando bilhões de dólares ao longo dos anos, tem afetado a economia da região nova-iorquina, sob a forma de pedágios mais caros em pontes e túneis e corte de gastos na infraestrutura de transportes.
Atrasos contínuos também fizeram com que o local ficasse fechado com tabiques por mais de dez anos.
A causa do aumento mais recente: custos de construção que excedem o orçamento previsto, e a decisão da Autoridade Portuária de começar a incluir as despesas de arrendamento em suas estimativas públicas. Os custos de arrendamento são mais altos do que a Autoridade Portuária havia previsto em suas estimativas privadas, segundo as pessoas a par do assunto. A nova estimativa mais elevada deve ser divulgada ainda esta semana, em uma auditoria feita por essa agência.
A construção do One World Trade Center é muito mais cara do que a de uma torre de escritórios tradicional, em grande parte devido aos custos de segurança associados à construção do edifício mais alto da América do Norte, em um local que já foi alvo de dois atentados terroristas separados (o local também sofreu um atentado a bomba em 1993). Antes conhecida como "Freedom Tower", ou "Torre da Liberdade", o arranha-céu tem 541 metros de altura e fica sobre uma base fortemente reforçada, sem janelas. Tem também uma grossa camada de concreto e aço em volta dos poços dos elevadores.
Embora batalhas políticas tenham freado a reurbanização do local durante a maior parte da década passada, os trabalhos de construção continuam.
Uma praça, com um memorial às vítimas, foi inaugurada no aniversário de 10 anos dos ataques de 11 de setembro. A construção do One World Trade Center já atingiu 90 dos seus 104 andares, e o 4 World Trade Center, edifício de escritórios de 72 andares que está sendo construído pelo incorporador privado Larry Silverstein, já subiu 61 andares. Ambas as construção devem terminar no final de 2013.
Fonte: The Wall Street Journal
Foto: Associated Press
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Participações:
Postar um comentário