18 de janeiro de 2012

Como se destacar no Ponto de Venda?


Promoções da indústria nos pontos finais de venda não podem ser apenas eventuais. O varejo precisa exigir da setor industrial maiores investimentos para ampliar divulgação e promoção. A sugestão é de Jonathan Dagues, membro da diretoria da Associação de Marketing Promocional (Ampro) e um dos organizadores da pesquisa "Melhores Práticas em Trade Marketing".


"O objetivo principal da indústria no ponto de venda é gerar o sell-in (venda para o varejo). Antes, a indústria vendia para o varejo e não se preocupava para o sell-out (venda do varejo para o consumidor). Mas o maior cuidado com o ponto de venda vai acabar por aumentar a demanda dos produtos. Com isso, a cadeia vai se alimentar mais, pedindo por mais produtos da indústria”, explica.

Segundo Dagues, não é “sustentável” acreditar que a venda da indústria para o varejo seja suficiente. Principalmente em períodos especiais e datas comemorativas — Páscoa, festa junina, Natal, Dia das Mães e até a volta às aulas — é preciso ajuda especializada da indústria para o varejo ampliar as vendas.

De acordo com o dirigente, o setor da indústria que tem mostrado mais interesse em investir na melhoria das táticas promocionais nos pontos de venda é o de alimentos, em que 87% dos industriais mostram preocupações nesse sentido. Em seguida, aparece eletroeletrônicos, com 47% de interesse.

A pesquisa realizada pela Ampro tem como objetivo entender melhor os critérios que norteiam a implantação, acompanhamento e os resultados das ações de promoção dos produtos nos pontos de venda. Segundo Dagues, os resultados mostram que cada segmento da indústria mostra necessidades diferentes nos pontos de venda.

"O promotor que trabalha no setor de alimentos, por exemplo, está preocupado em validade, limpeza e em manter as gôndolas abastecidas. Para produtos esportivos, o conhecimento é mais importante. Já em uma loja com eletrônicos, a abordagem é muito mais técnica”, ressalta.

Para chegar a essa conclusão, o levantamento da Ampro foi baseado em práticas comerciais como atendimento, treinamento, conhecimento técnico e amostras dos produtos e exposição, limpeza e abastecimento de estoques, além de união e estratégia da indústria com o varejo.

Veículo: Diário do Comércio - SP

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