8 de abril de 2011

Dicas - Promotora de vendas para celular

A nossa amiga Mayra acaba de ser contratada como promotora de vendas e o produto que ela vai trabalhar é celular. É a primeira experiência da Mayra na área de merchandising e fez o seguinte pedido ao PDV Ativo:

"Olá meu nome e Mayra, moro em Castro interior do Paraná e vou começar a trabalhar como promotora de vendas de celulares e queria que dessem algumas dicas de como posso me sair bem, afinal não tenho experiência nesse ramo...Obrigada"

Primeiro gostaria de parabenizá-la pela sua conquista Mayra.

A área que acaba de iniciar atividade é uma área de merchandising um pouco diferente da que estamos acostumados a destacar aqui no PDV Ativo. Mas não menos importante, uma vez que você vai lidar com a venda diretamente, algo que o promotor de vendas geralmente não faz. (isso não quer dizer que não deveria fazer)

De modo que vou alistar algumas sugestões que poderão ser úteis.

1º Conhecimento do Produto.

Não é por acaso que esse é o primeiro item. Não tem coisa mais irritante para o cliente do que a
não saber as funções e caracteristicas do(s) produto(s) pelo qual está oferecendo.

2º Pesquisa e Informação

Mantenha-se atualizado, acompanhe a transformação do mercado.

3º Abordagem

Venda não só o produto, venda também a Mayra, deixe o cliente a vontade crie um clima amistoso
e de simpatia.

4° Fixe as Necessidades

Identifique a real necessidade do cliente, não imponha sua própria opnião quando não solicitada

5º Apresentação

Desperte o desejo no cliente em possuir o seu produto.

6º O fechamento da Venda

Esse é o objetivo final com certeza, por isso siga as dicas anteriores e procure ser altentica e natural.

7º O pós venda

Uma garantia de que seu cliente será não apenas o cliente de uma compra mas sim de muitas outras é o
acompanhamento para que tudo corra bem depois da venda, não pense simplesmente - "Bom já fiz a venda,
agora deixe os demais departamentos cuidarem do resto". Isso é que fará a diferença da fidelização
do cliente ou não.

Uma palavra de cautela: As objeções poderão surgir a qualquer momento, portanto saiba ouvir
para poder eliminar estas objeções.


As vezes fazemos de tudo para conquistar um cliente, gastamos tempo e investimento para conquista-lo.
Em alguns casos mesmo depois de conquistado acabamos perdendo uma venda ou pior o cliente quando:

* Não entregamos o produto no prazo combinado
* O valor não está de acordo com a negociação
* Não damos uma assistencia quando o mesmo tem problemas

Follow-up

Ultimo passo no processo de vendas é onde o vendedor deseja assegurar satisfação do cliente e
da continuação dos negócios.


Espero ter ajudado e desejo sucesso a você e todos aqueles que estão ingressando na área de promoção e vendas.

Artigo por Edson Souza
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