4 de março de 2011

Bebidas para o café da manhã ganham apelo saudável

Frutas, cereais e nozes são as novas razões para se escolher um café da manhã líquido.

Do ponto de vista nutricional, os especialistas concordam que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Um café da manhã balanceado ativa o metabolismo; um café da manhã contendo os ingredientes corretos garante o mix perfeito de energia e nutrientes para a mente e para o corpo. E para as pessoas que não têm muito tempo, uma alternativa é o café da manhã líquido.

Como parte de uma tendência global, o mercado de bebidas para o café da manhã cresce continuamente. A variedade de novos produtos é grande: do leite contendo especiarias poderosas, nozes, grãos de arroz ou outros cereais, às bebidas à base de suco contendo cereais, pétalas de tapioca e pedaços de frutas.

Estas bebidas, uma alternativa para as pessoas que “não podem tomar o café da manhã”, são sucesso no mercado internacional. “Esta tendência é fortalecida por novidades no comportamento de consumo como “Alimentação Saudável” e “Mobilidade e Conveniência” e pela tendência da maioria das indústrias de oferecer conceitos criativos de produtos que misturam segmentos tradicionais”, explica Diana Bechtold, Gerente do Segmento de Lácteos Líquidos da SIG Combibloc.

Globalmente a empresa tem assistido ao crescimento de produtos com conceito criativo para as bebidas nutritivas para o café da manhã. Normalmente estes produtos são oferecidos em embalagens cartonadas de 1 litro, para o consumo em família, e em embalagens menores que possibilitam o consumo em movimento. “Enquanto as ideias para bebidas de café da manhã são extremamente variadas, há também algumas similaridades entre os produtos ofertados. Além de um mix complexo de nutrientes, minerais e vitaminas, as bebidas normalmente contêm uma proporção saudável de fibra, que garante um prazer extra, um toque suave na boca”, completa Bechtold.

Sobre como esta tendência se desenvolverá, Bechtold antecipa uma expansão significativa da categoria de “Bebidas para o café da manhã”, especialmente pelo conteúdo nutritivo extra. “A variedade de texturas crescerá. Os consumidores querem realmente ter uma experiência com atributos saudáveis extras, e a indústria está se mexendo para atendê-los. As bebidas de café da manhã devem tornar-se o substituto para uma refeição nutritiva graças a, por exemplo, um alto conteúdo de muesli. Isso permitirá à indústria agregar alto valor à categoria mais uma vez”.

Por conta de sua experiência, a SIG Combibloc está trabalhando com empresas como a Agrana, líder em preparados de fruta para a indústria láctea e líder no fornecimento de concentrado de frutas na Europa. A ideia é desenvolver conceitos de produtos inovadores que possam se tornar realidade a partir da tecnologia flexível de envase da SIG Combibloc em embalagens cartonadas assépticas. “A base do desenvolvimento destes produtos é o conceito da embalagem drinksplus, que possibilita envasar bebidas assepticamente contendo mais de 10% de conteúdo em partículas a partir da tecnologia padrão da SIG Combibloc.

“A partir do lançamento do sistema drinksplus e do lançamento dos primeiros conceitos de produto em 2009, fizemos muitos avanços no sistema. Hoje a facilidade de instalar o “kit de partículas” possibilita envasar produtos com ingredientes que podem ter mais de seis milímetros de largura e comprimento. E agora também é possível envasar pedaços de maior consistência”, diz Bechtold.

Um bom exemplo são os snacks de iogurte de frutas com pedaços de frutas que criam um produto que leva o conceito de smoothie um passo adiante. Estes produtos contêm uma grande proporção de pedaços de fruta nutritivos e “que criam uma experiência”. Além deles, as bebidas com muesli têm um papel importante entre as tendências desse mercado. De acordo com as estatísticas, em 2009 mais de 1.000 inovações em produtos no segmento de lácteos foram registradas na Europa e na América do Norte com o objetivo claro de garantir melhor digestão.

O primeiro conceito de novo produto da Agrana, baseia-se em uma bebida à base de iogurte com cereais e pedaços de maçã que já está sendo envasado em embalagens SIG Combibloc. Vale lembrar que estes conceitos inovadores também podem ser adaptados às preferências regionais dos consumidores.

0 Participações: