8 de fevereiro de 2011

Lider

Soeli de Oliveira

Líder é alguém que tem seguidores, cuja a missão é obter resultados através das pessoas. A liderança é a capacidade de influenciar pessoas, o que só consegue quem tem uma visão. 

A visão pode ser definida como a capacidade de enxergar possibilidades quando outros enxergam apenas as dificuldades.

Liderar é transformar visão em realidade. Para atingir os objetivos o líder compartilha a sua visão e a sua experiência.

O líder não se contenta com as glórias passadas, pois sabe que o sucesso no passado, não garante o sucesso no futuro.

Grandes líderes são pessoas comuns com grande capacidade de realizar. Para o líder não existe impedimentos, conflitos, problemas ou limitantes, ele encara estas circunstâncias como desafios a superar.

O líder como todos, é um ser imperfeito que aprende com os seus erros, enriquecendo a sua sabedoria e aperfeiçoando as suas qualidades. Quem não ouve não aprende, quem não aprende não cresce, e quem não cresce se torna escravo da sua mediocridade.

É mais importante como o líder se comporta do que como fala. A sua autoridade diz respeito como ele é como pessoa. Quem exerce poder pode ser muito duro em seus relacionamentos, mas quem exerce autoridade conquista seguidores.

Somos seres interdependentes. Chefes fazem parte do passado. Líderes desenvolvem a capacidade de trabalhar em equipe.

O líder mais eficiente é motivador, treinador e acompanhador. O líder forma outros líderes, incentiva o autodescobrimento.

O líder jamais prejulga a nada e a ninguém, conta com a virtude de ouvir a todas as opiniões, avalia e toma decisões.

O líder constrói com a equipe a sua causa. Quem quer liderar deve antes de tudo saber servir. O líder procura conhecer afundo a cada pessoa ao seu redor, buscando e descobrindo em cada um os talentos específicos que possuem, com foco no objetivo principal. O líder não é o que sabe mais do que todos. O líder é o facilitador que sabe tirar o melhor de cada um dos seus liderados.

O líder sabe delegar. Ele não é necessariamente quem realiza o melhor trabalho, mas é quem sabe perfeitamente quem é o melhor para cada tarefa. Ao delegar compreende que o mais importante é o resultado final.  Delega as atividades, mas assume as responsabilidades. O líder que centraliza as tarefas acaba sobrecarregado.

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de marketing, vendas, motivação e atendimento – e-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.

0 Participações: