17 de fevereiro de 2011

Ingredientes Básicos da Liderança


Líderes são pessoas comuns com grande sede de realização, que desenvolvem características incomuns. Têm a capacidade de respeitar os seus liderados, entendê-los não apenas no âmbito profissional, mas também nos aspectos psicológicos e emocionais.

As características do líder, que mais se sobressaem, são:

Visão

Ter uma idéia clara do que deseja alcançar. Construir sua causa e sua equipe. Envolver as pessoas através dos valores compartilhados. A essência da liderança é a visão. 

Paixão

Adorar o que faz e comunicar a sua paixão de forma que inspire aos demais. O grande segredo da liderança é estar motivado para que os resultados apareçam.

Integridade

Atuar de acordo com os seus princípios. Fazer o que diz. Cumprir suas promessas.

Confiança

Contar com a confiança das pessoas é primordial. Credibilidade é uma qualidade que não se pode comprar, tem de ser conquistada. O líder do futuro não tem pessoas atrás de si, mas ao seu redor. É um facilitador que atua como “coutch” ou mentor. Cria sucessores para alcançar sustentabilidade a longo prazo.

Curiosidade

Se questionar a todo tempo. Procurar ampliar os seus conhecimentos ao máximo possível. O líder vai tão longe quanto os seus conhecimentos e informações.

Ousadia

Não se acovardar diante dos obstáculos e seguir em frente. Não ter medo de correr riscos calculados. Estar sempre disposto a mudar e a experimentar novos métodos e novas coisas.

AUTODISCIPLINA

O líder em primeiro lugar tem que liderar a si mesmo de forma a ter os comportamentos adequados. Grandes líderes são pessoas comuns, com grande capacidade de fazer o que deve ser feito para alcançar os seus objetivos.

Aprender a liderar é uma questão de tempo e de vontade. Quem deseja ser um líder de verdade, deve internalizar esses princípios, pondo-os em prática, para que passem a fazer parte da sua personalidade. Isso vai fazer uma grande diferença na condução das pessoas. Para aprender alguns necessitam de um modelo, seja você este modelo.

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação, e-mail soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS

0 Participações: