26 de novembro de 2010

Dicas para Aumentar a Produtividade

Soeli de Oliveira

Qualidade sempre foi um grande diferencial competitivo, e hoje, é uma exigência de mercado e uma obrigação das empresas. É o fator-chave para sobrevivência dos empreendimentos.  Por estarem relacionadas, qualidade e produtividade são parceiras inseparáveis que possibilitam reduções de custos e maiores margens de lucro, garantindo a competitividade dos negócios.

Mas, o que é competitividade? Competitividade é produzir mais e melhor, em menos tempo e gastando menos, com foco no lucro e na satisfação dos clientes.

E quais são os seus benefícios? Para os clientes a produtividade gera mais satisfação, resultados, qualidade, produtos, lucros. Em contrapartida, para os fornecedores, gera menos prejuízos, retrabalhos, reclamações, desperdícios e esforços.

Dicas para obter maior Produtividade e agregar valor aos produtos e serviços:

Combata os desperdícios. Aparentes como os de energia, água, lixo, sucata e ocultos que passam muitas vezes despercebidos, como o excesso de horas extras, perda de tempo em reuniões sem pauta ou desnecessárias. 

Estabeleça metas e controle resultados. Crie procedimentos e indicadores visuais do uso dos recursos e equipamentos.  Controle o absenteísmo, atrasos de produção, atrasos na entrega, desperdícios, ociosidade, paradas de máquinas, etc.

Planeje e Organize o trabalho.  Mantenha máquinas e equipamentos em perfeitas condições de uso.
Melhore continuamente os produtos e processos. Diminua o tempo de preparação das atividades. Diminua as distâncias entre equipamentos e recursos. Automatize as tarefas cansativas e promova rotatividade no trabalho.

Preocupe-se com o ambiente de trabalho. Mantenha o ambiente limpo, seguro, arejado, num clima de amizade e confiança.
Explore a criatividade dos colaboradores. Sempre existe uma nova forma de melhorar a execução de uma tarefa. Pergunte-se sempre: “Por que fazemos assim?” e “Como podemos fazer melhor?” Observe os detalhes.

Proporcione aprendizado contínuo. Possibilite a realização de cursos e eventos de atualização tecnológica. Divulgue e favoreça a participação em palestras, seminários, workshops e trabalhos em grupo.
Mantenha o foco no/do cliente. A perpetuação do negócio depende desta sintonia.
Proporcione um eficaz atendimento aos clientes. Solucione rapidamente os problemas.
Estabeleça e cumpra padrões. Faça certo na primeira vez.

Acompanhe e melhore o desempenho através da Gestão da Qualidade com foco nas pessoas. Lembre-se que colaboradores motivados pelo prazer da auto-realização superam todas as expectativas.
Soeli de Oliveira é consultora e palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios – Novo Hamburgo – RS - e-mail soeli@sinos.net

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