A SIG Combibloc do Brasil tem mais um excelente motivo para comemorar. A empresa acaba de conquistar seu primeiro cliente na área de bebidas não carbonatadas (NCSD, na sigla em inglês) na América do Sul. Trata-se do Grupo Schincariol, detentor de um dos maiores parques de produção da América do Sul, com 14 unidades fabris, em 12 estados, que produzem 5 bilhões de litros de bebidas por ano. Dentre as indústrias de bebidas instaladas no país, ela é a maior empresa com capital 100% nacional.
Os produtos das marcas Skinka e Fruthos agora são envasados nas embalagens cartonadas combiblocMidi de 1 litro. Os néctares da marca Fruthos estão disponíveis em seis sabores: laranja, uva, pêssego, manga, goiaba, maracujá. Os produtos da marca Skinka são encontrados nas variedades Citrus, Frutas Vermelhas, Limonada e Abacaxi com Hortelã.
A decisão da Schincariol de adotar as embalagens SIG Combibloc foi impulsionada principalmente pelo caráter inovação. “O formato combibloc com a exclusiva tampa de rosca combiSwift garante uma alta performance na produção e oferece grande conveniência para o consumidor final”, destaca Luiz Taya, Diretor de Marketing da Schincariol. A combiSwift é uma das mais novas soluções em tampa de rosca da empresa. Ela se diferencia por possuir um flange integrado a um anel cortante que, ao ser girado pela primeira vez, rompe as lâminas internas de alumínio e polietileno de forma fácil e segura.
A flexibilidade das máquinas de envase e a qualidade das embalagens cartonadas assépticas da SIG influenciaram na escolha da Schincariol. A máquina de envase CFA 810, com capacidade para produzir 10 mil embalagens por hora, pode envasar produtos nos volumes de 500 ml, 750 ml e 1.000 ml. “A alta eficiência da linha, sua confiabilidade e baixo nível de perdas foram outros fatores decisivos para a nossa escolha. Além disso, o processo de rotogravura garante altíssima qualidade de impressão nas embalagens, que ganham maior destaque na gôndola, aponta o Diretor de Marketing.”
Os planos da Schincariol para o segmento de bebidas não carbonatadas (NCSD) estão alinhados à tendência mundial de crescimento desta categoria. Segundo dados Nielsen, em 2009 o mercado de sucos prontos cresceu 4% no Brasil. Para Luciana Galvão, Gerente de Marketing da SIG Combibloc para a América do Sul, a categoria de sucos prontos para beber, incluindo os com soja, é a principal protagonista. “O mercado de chás gelados e bebidas à base de café também registram importantes taxas de crescimento, sobretudo na China. Vemos ainda um grande número de lançamentos de produtos funcionais, como os com adição de vitaminas e fibras.”
Os principais drivers para lançamentos nesta categoria são saúde, bem-estar, praticidade e prazer. Neste cenário, as bebidas sem açúcar e com baixos níveis de gás carbônico são cada vez mais procuradas e cresce a demanda, especialmente entre os idosos, por bebidas enriquecidas que tragam benefícios para a saúde. Outra tendência verificada nas pesquisas da SIG é a oferta de sabores exóticos, entre eles os de frutas tropicais.
Para acompanhar e traduzir estes atributos, as embalagens devem garantir, essencialmente, conveniência e praticidade, além de diferenciação e atratividade no ponto de venda e segurança no consumo. “A diversidade de formatos e a alta barreira de proteção são outros requisitos que ganham força na categoria NCSD”, completa Luciana. Segundo ela, a embalagem deve garantir que seu conteúdo não será afetado pela exposição à luz, que oxida os pigmentos naturais das frutas e escurece o produto. Além disso, deve impedir a entrada de oxigênio, que acelera a degradação das vitaminas. Soluções que facilitem a abertura/fechamento da embalagem são bem-vindas, assim como as embalagens pequenas para consumo individual (single use) e em movimento (on-the-go).
Sobre a SIG Combibloc
A SIG Combibloc é um dos principais fornecedores mundiais de embalagens cartonadas e máquinas de envase para alimentos e bebidas. Em 2009 a empresa alcançou um faturamento de €1,26 bilhão, com cerca de 4.100 funcionários em 40 países. A SIG Combibloc integra o Grupo Rank, com sede na Nova Zelândia.
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