29 de setembro de 2010

O que faço para ter sucesso nos meses de experiência?

Edson Souza
"Estou iniciando como promotora de vendas e gostaria de saber o que posso fazer para ter sucesso nos meses de experiência"? Pergunta de nossa leitora Deisiane.

Essa pergunta me leva ao meus primeiros dias no emprego como promotor de vendas, a ansiedade tomava conta, sabia que a responsabilidade era grande, uma vez que no meu pensamento eu era mais do que alguém visitando uma loja para repor mercadoria.  Eu me via como um “embaixador” numa missão importantíssima que envolvia o bom posicionamento do produto pelo qual eu representava para que o mesmo tivesse o giro mais rápido possível.  Verificar a data de validade tanto na gôndola como no depósito fazendo perfeitamente o giro ou PEPS (Primeiro que entra primeiro que sai). Saber que tipo de produto eu representava também era muito importante, já que eu era o único especialista da minha empresa presente no local, por isso aproveitei ao máximo todas as informações que recebi da empresa.
Pena que na época não tínhamos tantas ferramentas as mãos como hoje, seria muito bom se eu pudesse sentar na frente do computador e digitar no Google as minhas dúvidas, mas não tinha, assim eu procurava sempre manter-me a par dos detalhes sobre os produtos que eu representava por perguntar aos vendedores, coordenadores, supervisores, gerente e até para o diretor se possível. Isso é era muito importante, eu tinha que saber que tipo de produto eu trabalhava. Imagine se alguém me perguntasse – “Qual a diferença de macarrão sêmola e semolado”? Eu tinha que saber afinal o produto era meu.
Outro fator importante é a comunicação, sem duvida é um aspecto fundamental nos meses de experiência. Manter um bom relacionamento com o vendedor, coordenador ou outros acima de nós é muito importante. E quando digo bom relacionamento me refiro a mantê-los sempre a par de tudo que acontece nas lojas as quais eu visito. 

- “Pedro tem 30 caixas daquele biscoito ainda no depósito e só falta 3 meses para vencer, não acha melhor fazermos uma ação, já conversei com o Gilberto encarregado da loja e ele me disse que se fizermos uma redução no preço posso montar um ponto extra”.
Percebe que nessa situação você não só identificou um futuro problema, mas já buscou meios de solucioná-lo e ao mesmo tempo está mantendo um bom relacionamento com os nossos superiores, bem como aos nossos parceiros no PDV?

Esses são apenas alguns aspectos que nos tornará ótimos profissionais de merchandising. Sucesso não só nos meses de experiência e sim por muitos anos na carreira de promotora Deisiane.

Por Edson Souza

3 Participações:

Deisiane disse...

MUITO OBRIGADA EDSON, ME AJUDOU E TRANQUILIZOU MUITO SUA RESPOSTA. OBGA E MUITO SUCESSO PRA VC TBM.

Jesse disse...

Olá Edson, estava lendo esssa materia ai e tambem lembrei de muito casos dentro de loja, quando estamos iniciando nesse mundo mágico da merchandising, Uma dica para a amiga Deisiane que esta começando , Quando for posicionar bem os seu produtos, Procure se informar com os gerentes, encarregados e repositores,sobre os espaços negociados na gõndola, como voce esta chegando agora, os teus concorrentes vão querer te tirar do caminho, usando varios argumentos,tais como: o seu produto não pode ficar nesse espaço ai porque esta negociado, vão te jogar pra baixo ou ate fora da CATEGORIA DO PRODUTO, Então nada de dircutir com ococorrente dentro de loja, procure se municiar de informações do seu produto, quanto a concorrencia. dai voce pode usar como arqumento para defender o seu espaço entre os lideres de vendas. grande abraço e Boa Sorte.

Edson Souza disse...

Oh meu amigo Jesse que satisfação ver o seu comentário aqui. Gostaria de parabeniza-lo pelos aspectos importantes que você trouxe atenção para contribuir com a nossa amiga que está iniciando as atividades nesse mundo mágico do merchandising. Obrigado e continue participando, isso é muito importante para nós...