17 de fevereiro de 2009

O Brasil lança mais de 600 produtos por dia


Lançamento é o que não falta, não é mesmo? Nós que trabalhamos no mercado podemos sentir isso a pele. Para comportar tantos lançamentos as gôndolas teriam de ser de borracha então poderíamos esticá-la. Mais já que isso não é possível, temos que fazer "milagre" para coloca-los no ponto de venda.

O Brasil é o segundo país do mundo em número de lançamentos de produtos para supermercados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2008 foram 231,2 mil produtos lançados contra 242,7 mil em 2007. A média foi de 19,272 lançamentos por mês. Em Janeiro de 2009 foram lançados 18,338 produtos contra 22,484 no mesmo período do ano passado, representando uma queda de 18,5%.

Fazendo uma continha rápida concluímos que são lançados mais de 600 produtos por dia.

Entre os países que mais lançaram produtos no ano passado, o destaque fica para o Brasil, que passou do sétimo lugar em número de lançamentos em 2007 para o sexto lugar no acumulado do ano, por conta da queda sofrida pelos países norte-americanos e europeus. A China também está entre os cinco primeiros na quinta posição. Dos dois outros países emergentes do chamado grupo BRIC, a Índia não entra ainda na lista por não ter um varejo concentrado em supermercados, tipo de ponto-de-venda onde é realizada a pesquisa. Já a Rússia
encontra-se em dificuldade por conta da recessão económica que enfrenta no momento.

Os cosméticos lideram a lista dos produtos mais lançados no Brasil. Nem precisa dizer que as mulheres são as responsáveis por isso. "Noto isso facilmente quando abro a porta do meu banheiro"

Os números são do Laboratório de Monitoramento Global de Embalagem da ESPM com a ferramenta Global New Product Database do instituto de pesquisa americano Mintel, que cataloga 80% dos lançamentos nos supermercados em todo mundo.

4 Participações:

Taís Matos disse...

Adoro o PDV!Parada obrigatória de leitura para ficar bem informada. Só para constar, também coloquei o banner do PDV lá no Abóboras! Com toda correria, havia me esquecido. Perdão.


Com certeza, brasileiras são bastante vaidosas. Querem estar sempre cheirosas, com a pele em dia, cabelo sedoso... Percebi que meninas observam o comportamento da mãe e levam isso pra si mesmas também.

Beijos!

Alline Barbosa disse...

Ficou bem legal seu novo layout, Parabéns...imagino o trabalho que deve ter dado (eu n entendo muito desse códigos).
Já quanto à matéria nem imaginava a qtdade de produtos lançados.
E o pior é que nós (mulheres) temos culpa mesmo, como comprar é uma terapia, confesso que já comprei produtos ou pq tem uma caixa ou necessaire que vem junto ou pela cor que achei legal.. loko isso né!!

Bjs

Alline Barbosa
http://uckzy.blogspot.com/

Juliano Santana disse...

Não é a toa que vira e mexe nasce mais outra agência de publicidade por aí.

Anônimo disse...

Caramba!

Quantos desses a gente toma conhecimento? De que adianta lançar um produto pra ser só mais um no mercado? Alguém me diz o que esses empresários têm a cabeça?