22 de janeiro de 2009

70% da compra ainda é resolvida no PDV?

Por mais de uma década é frequentemente citado que 70% dos consumidores são impulsionados pela compra no ponto de venda, alguns até falam em 80%. Mas um estudo publicado nesta pela AdAge e realizado pela OgilvyAction, indica que esse percentual é menor. O estudo mostrou que o percentual dos americanos que realmente decidem que produto comprar no ponto de venda é de 39,4%. Apenas 10% dos consumidores trocam de marca e 29% acabam levando algo que não estava no planejamento. A OgilvyAction ainda aponta em seu estudo, que os dois fatores mais citados pelos consumidores como impulsionadores na hora da decisão da compra são, as amostras e as exposições dos produtos.

O estudo foi baseado em entrevista junto aos consumidores na entrada e na saída das lojas para poder comparar a intenção de compra com o que foi efetivamente adquirido. A pesquisa foi realizada com 6.800 americanos e mais 14 mil pessoas de diferentes países, abrangendo 13 categorias.

O POPAI (Point of Purchase Advertising Institute) continua defendendo os 70%, resultado de uma pesquisa realizada em 1995. Mas o In-Store Marketing Institute, uma espécie de rival do POPAI, acredita que esse número é um pouco elevado e que o estudo realizado pelo OgilvyAction está mais próximo da realidade atual.

De qualquer forma, os 39,4% ainda é um percentual elevado para concentração da atenção do consumidor se compararmos com a diversidade de comunicação que estamos vivendo. Essa não foi à primeira nem será a última pesquisa que difere dos resultados de 1995, resta sabermos qual número seguir daqui para frente.

By Delyse Braun

9 Participações:

Taís Matos disse...

Hum...Por experiência própria (quando vou fazer compras com o namorado ou com a família) que o impulso de compra no pdv é grande, principalmente se tiver amostras (gift packs, banded packs ou premium calgum), pela exibição dos produtos ou por causa do cross merchandising.

Não tem nenhuma pesquisa recente desse tipo voltada para o público brasileiro?

Ótimo post, Delyse.

Abraços e uma ótima sexta para vocês do PDV ativo!

Alline Barbosa disse...

Realmente muito interessante está pesquisa, eu não sabia destes ultimos dados, acho q isso denota mais consciência do consumidor quando está comprando, mas não está imune a displays e merchandising criativos e inovadores.
òtimo post como sempre

Abçs

Alline Barbosa
http://uckzy.blogspot.com

Natie disse...

De fato, o PDV é extremamente importante na hora da decisão de compa. Essa alteração no percentual descoberta pela Olgivy só demonstra que o consumidor tende a se informar melhor antes de sair às compras e denota mudanças no seu comportamento.
Mas, ainda conheço muitas pessoas que decidem sobre marcas no PDV. e sim, levam produtos que não estavam em sua lista.

[sim, eu observo as pessoas quando saio para fazer compras por favor não me julguem psicótica =]

Agora, só uma coisa de PDV que eu fiquei possessa.

A fruthos tem uma geladeira linda para PDV, para vender aquele suco maravilhoso na temperatura certa para beber na hora. em uma das lojas do compre bem aqui da minha cidade, colocaram essa geladeira na frente de caixa. Pensei: perfeito. Mas no outro dia, eis que a geladeira não tinha masi nenhum suco, ESTAVA CHEIA DE CERVEJA! Revolta total.

Nada mais a comentar.

Unknown disse...

eu acho q essa pesquisa nao tem valor.....todo mundo hj procura promoções....se vc entra no mercado vc qr achar aquelas "turbulencias" de promocoes..ahauhauha
t+ amigo abraçss

Jenneffer Keffer disse...

Pois é como medir um simples impulso?

Esses dados sempre me tiram o sono. Primeiro porque os compradores dependendo de uma serie de fatores externos e emocionais agem de forma bastante diversa no supermercado. Se estam de barriga vazia por exemplo tendem a comprar mais besteira...acredito que muitas decisões são trocadas no PDV.

As promoções são grandes responsáveis dessa mudança!

Parabéns pelo post!

Bjus

Juliano Santana disse...

Vale lembrar que essa pesquisa foi feita com americanos.
Será que nós temos os mesmos hábitos de consumo deles?
Creio eu que não.

Luciano Alves disse...

revendo uma matéria de um dos vááários cursos que eu jah administrei achei essa bem interessante:
NÚMEROS DO CONSUMIDOR IMPULSIVO:
35% dos consumidores acabam comprando mais itens do que planejam
15% se arrependem das suas aquisiçoes, atribuindo isso as compras por impulso
20% fazem uma lista detalhada do que planejam comprar
35% das pessoas nunca prepararam qualquer tipo de lista de compras prévia, o que dificulta a não impulsividade
13,5% dos consumidores afirmam que adquirem produtos enquanto aguardam na fila do caixa e destes, 65% fazem isso periodicamente

Calango, motoqueiro de plantao publicitário nas horas vagas....

FUIIIII

Natie disse...

Pode colocar o teste aqui sim.
Mas noossa 48 pontos? Vc tá viciado em trabalho hein...cuidado!
=**

Edson Souza disse...

Pessoal esses são números nos EUA mais que refletem que esta havendo mudanças não só lá mais aqui no Brasil também assim que eu tiver os dados aqui do Brasil farei uma nova postagem...abrazz