Em épocas econômicas difíceis, torna-se ainda mais importante não perder a estratégia de vista; é o que diz Michael Porter, da Harvard Business School.
Aqui estão alguns conselhos para enfrentar a recessão:
Aqui estão alguns conselhos para enfrentar a recessão:
1) Estabeleça um programa de trabalho positivo. É importante que as pessoas tenham um foco positivo, voltado para o futuro. Enfatize as metas e objetivos que devem ser atingidos, não aquilo que deixará de ser feito.
2) Foque na estratégia.É mais fácil experimentar em períodos de crescimento. Agora é hora de redobrar o foco na estratégia e ignorar as distrações.
3) Não perca de vista os fundamentos econômicos.Deixe bem claras e faça com que todos saibam quais são as fontes de dinheiro e as áreas de maior sucesso. Devido a inconsistências contábeis, muitas empresas não sabem onde estão ganhando ou perdendo dinheiro.
4) Não tome atitudes exageradas; mantenha prudência.Não mude a maneira de tratar os clientes, pelo contrário, preserve aquilo que distingue a sua empresa e a torna única.
5) Reduza os custos, mas não em detrimento da estratégia. Haverá cortes e controles de custos, mas tudo deve ser feito em função da estratégia. Esclareça quais áreas devem ser fortalecidas e quais não devem. Fazer cortes iguais em todas as áreas pode até parecer justo, mas será um erro.
6) Posicione-se para o desempenho econômico de longo prazo.No momento, os preços das ações são irrelevantes, pois não têm a menor relação com o desempenho ou sucesso real de sua empresa no longo prazo. Agora é a hora de focar aquilo que a empresa realmente deveria fazer, não de agir de acordo com a movimentação do mercado de ações.
7) Avalie as oportunidades disponíveis.Aquisições ou parcerias que antes pareciam improváveis talvez agora sejam viáveis. A situação atual irá gerar muitas oportunidades de ruptura que não seriam possíveis em tempos “normais”.
2 Participações:
Em terra de crise, quem tem dois tem um... kakaka...
sao conselhos valiosos, q podem ser colocados em pratica, nao soh na vida profissional mas tbm na vida pessoal. eh, naquela empresa chamada "Sua Vida"...
abraços a todos...
Palavras sabias heim Luciano...será o mais novo pensador do nosso século?kkkkk...obrigado pelas suas palavras...abraços
Postar um comentário