23 de março de 2012

Facebook compra 750 patentes da IBM




O Facebook adquiriu 750 patentes da IBM, adicionando um portfólio de propriedade intelectual que pode ajudar a empresa em acusações de violação de patentes, disse uma pessoa com conhecimento da transação. As patentes cobrem diversas tecnologias, como software e redes, afirmou a pessoa, que pediu para não ser identificada porque o acordo ainda não foi divulgado publicamente.

A aquisição vai ampliar o portfólio do Facebook, que inclui pelo menos 56 patentes registradas e 503 pedidos de patentes em curso nos Estados Unidos.

O Facebook está ampliando suas defesas legais na medida em que crescem as disputas com rivais por mais propriedade intelectual. O Yahoo entrou com uma ação contra a rede social no início desse mês, acusando a companhia de infringir patentes de funções críticas para websites. De acordo com a LegalMetric.com, em 2010, o Facebook tinha 22 processos nos quais era acusado de violar patentes.

“Eles precisam ter algumas armas em seu próprio arsenal”, disse Thomas Scott, um advogado da Goodwin Procter LLP, em Washington, em entrevista concedida na semana passada.

A IBM, por sua vez, vem oferecendo partes de seu portfólio de patentes para companhias de internet.  A empresa estabeleceu uma série de acordos de propriedade intelectual com o Google no ano passado. No período, a IBM continuou a ampliar seu portfólio, registrando 6.180 novas patentes. A companhia atingiu o topo da lista de destinatários de patentes nos Estados Unidos por 19 anos consecutivos.

Fonte: Valor Econômico

0 Participações: