4 de novembro de 2008

A importância de um ponto extra

Hoje em dia é comum um promotor de vendas conversar com o encarregado de uma loja para fazer um ponto extra e ele responder "-Aqui na minha loja é difícil não tem espaço". Bom, sabemos que conseguir espaço extra hoje em certas lojas está complicado. Mais algo muito importante é a visão do profissional na hora de falar a respeito de um ponto extra. Podemos na verdade em vez de dizer ao encarregado da loja a respeito de um ponto extra devemos sugerir um ponto extra. Como assim? Vou explicar melhor exemplificando: Essa semana trabalhando com um amigo que é vendedor e que também já trabalhou como promotor de vendas, pude notar que ele viu um "pequeno espaço " ao lado de uma terminal ou ponta de gôndola. E ele teve a visão de que ali seria um bom lugar para se fazer um ponto extra de espaguete. Detalhe, ali já tinha um "pilha de Leite Ninho". Mais ele não se refreou, falou com o repositor e se colocou a disposição de tirar o leite ninho, arrumou um espaço para colocar aquele produto e já em seguida montou o ponto extra, como vemos aqui nas fotos que se segue. Então ele não só pediu um ponto extra, mais foi com a ideia pronta de todo o processo que ele mesmo iria realizar, sem acarretar nenhum trabalho do repositor ou de qualquer funcionário do supermercado, que no fim agradeceu por ele ter "desovado" a mercadoria do depósito, e é claro proporcionando o giro mais rápido daquele produto sem que este estivesse na promoção. Parabéns Luizinho...pode ter certeza que levamos uma lição importante dessa sua iniciativa.


31 Participações:

Anônimo disse...

nossaaaaaaa que lindo ponto extra. parabéns!
eu também sou promotora rsrsrsrsr.

Anônimo disse...

jogou duro!,vou pegar essa ideia!

Anônimo disse...

jogou duro!,vou pegar essa ideia!

Jesse disse...

Otimo mesmo, mas gostaria que voçe nos mostrase como foi montado, se possivel fezer o passo a passo, do inicio da base e como inicia a montagem dessa amarração ok, Bacana e bem diferenciado...

gilvando disse...

parabéns pela a iniciativa vc teve criatividade para conseguiu o espaço
e bom promotor sempre tem bons argumento para montar um trabalho especial.

Anônimo disse...

ficou massa seu ponto extra cara,isso da uma mão de obra,felizmente descobri esse site,porém,já q também sou promotor e gosto muito do q faço.

Rodrigo disse...

O trabalho ficou bom, mas a forma no qual o ponto extra foi montado, não da pega para os clientes, no entanto inibe a venda e assim como o giro do produto.

Edson Souza disse...

Rodrigo respeito o seu ponto de vista. Mas infelizmente vou discordar de você. Realizei muitos trabalhos como esse e sempre foi um sucesso. Você disse que não tem "pega". Observe o espaguete em pé, está totalmente solto, sem falar que depois que todos eles forem apanhados pelo consumidor a lógica é que os espaguetes serão pegos de cima para baixo. Note que a "pilha não é muito alta de modo que impossibilite do cliente pegar o produto.

Digo mais, um erro que eu aponto nesse trabalho é o de não tirar a foto com o precificador. (não que deixamos sem preço) o problema é que tiramos a foto antes..

Abraços

Fernando disse...

com certeza ficou muito bonito e criativo, mas acho que deveria ter uma base solida mais alta,por que ta na cara que alguem vai toca o carrinho em cima( sem querer claro) e derruba tudo.hehe.
mas isso é uma hipótese,de resto você ta de Parabéns amigo!!

JAISON LOURENCO disse...

O trabalho é bonito e sem duvida chama muito a atenção, também sou promotor de vendas, e já fiz alguns trabalhos como este, o fato é que ficou praticamente no chão e isso possibilita que algum carrinho desgovernado possa bater na exposição, e isso pode ser constrangedor para o cliente. a dica na minha opinião é que se monte uma plataforma mais alta para evitar esse tipo de problema, no mais o trabalho merece ser reconhecido e aplaudido, porem é importante ter em mente que por mais belo ou bem feito sempre podemos melhorar.

valeu um abraço.

Edson Souza disse...

RSRS...Isso que é muito legal nos comentários...os ângulos que cada um enxerga a ação... Não vou discordar de vocês Fernando e Jaison Lourenço, já aconteceu várias vezes de infelizmente alguém bater o carrinho, mas em nenhuma vez chegaram a derrubar a "pilha" já que o espaguete é pesado e como é trançado só uma porrada a 120 Km por hora derrubaria...rsrs..

Sempre que aconteceu isso o maximo que tive de fazer foi substituir algum pacote que foi rasgado ou endireitar a pilha já que as vezes entortava.

Outro detalhe é que o corredor aqui nessa loja passava 2 carrinhos com folga, algo que não se pode ver na foto.

O objetivo de se fazer a "pilha" tão baixa assim, é o de "zerar o estoque". Pode ter certeza que se puséssemos uma base mais alta deixariamos de colocar no caso do espagueta no minimo uns 6 fardos...

Mas concordo que devemos sempre houvir conselhos e entender que sempre há campo para melhoras.

Abraços a todos e obrigado pelos comentários.

Karina disse...

Meus parabéns pela visão, criatividade e iniciativa.

Anônimo disse...

gostei da iniciativa , porem qualquer um derruba a pilha de espaguete.

julius disse...

muito boa a ideia !!!
fis uma semelhante na minha loja mas com uma ideia de cross.
coloquei extrato de tomate elefante em volta, mas utilizei uma base maior no outro dia tivemos ki retirar pq vendeu tudo .
Parabens excelente trabalho

Amanda disse...

Arrazou amigo, parabéns.

Anônimo disse...

oi 'julius'do penultimo comentário se vc aparecer por aqui de novo eu gostaria de saber em qual produto vc fez seu cross de extrato do tomate e como foi sua criação também... Se puder responder obriga, fiqiei curiosa!
E sobre o merchan da massa ali achei d+++... tchau

abel disse...

ola bom dia tudo bem sou abel de londrina paraná também trabalho na selmi desde 04 de janeiro de 2011 e achei muito legal sua criatividade meus parabéns.

Anônimo disse...

gostei vc e bom mesmo .
eu tam bem ja feis a sim do qe com
sabô omo .
eu vou posta no pdv a tivo .
eu nao conhesia o blog gostei muito
parabes

Queli Maurente (PROMOTORA DE VENDAS DA LANGUIRU) disse...

NOSSA AMIGO SEU TRABALHO FICOU MUITO LEGAL PARABENS

Queli Maurente disse...

PARABENS SEU TRABALHO FICOU MUITO BONITO E CRIATIVO EU TB SOU PROMOTORA AQUI EM BAGÉ R/S DA LANGUIRU LATICINIOS

roger disse...

parabens pelo trabalho cara muito legal!!

roger disse...

parabens pelo trabalho cara ficou muito legal!!

flaviano disse...

parabens,seu trabalho ta o maximo cara ,
continui sempre inovando...
tbm sou promotor de vendas ...
conheço esse site ha pouco tempo mas estou adorando participar, abraço a todos!!!

Anônimo disse...

oi sou um promotor de campina grande paraiba, gostei muito do seu trabalho ver se bota mais dicas.vou ficar sempre passando pra ver mais novidades.valeu

rafael felipe disse...

PARABÉNS!!!

rafael felipe disse...

PARABÉNS!!!

rafael felipe disse...

parabéns!!!

Daniel disse...

parabens cara pelo trabalho,sou promotor da marilan em minas e gostei do seu empenho, parabens cara

Edson Souza disse...

Muito legal receber o apoio dessa galera... tenho certeza que muitos tem histórias iguais ou similares a essa... abraços a todos

Anônimo disse...

Bro, eu trabalho com comércio e queria expor a seguinte opinião: ponto extra não é uma má idéia. Mas acho que é algo que precisa ser muito bem pensado. Aonde eu trabalho por exemplo adoram montá-lo levando em consideração apenas o quanto uma marca pode pagar por ele, e não o potencial de venda do produto. A lógica é você ganha digamos, R$5.000 para expor um produto que nã vende pouco, e perde R$10.000 por não expor um outro que dê uma maior margem de lucro. Poderia citar muitas marcas que tem esse problema. Mas, isso não viria ao caso.

Edson Souza disse...

Concordo com você. Muitas vezes o varejista ou empresário vende um ponto extra por 5 mil (como no seu exemplo) com um produto que não irá dar rentabilidade. Ele só pensa nos 5 mil e se esquece dos 10 mil que ganharia se colocasse no mesmo lugar um produto muito mais rentável... abraços