29 de fevereiro de 2012

Google+ será um elefante branco?




Dados divulgados nesta semana pela comScore indicam que os mais de 90 milhões de inscritos no Google+ quase não usam a rede social. Segundo a empresa, o tempo médio de permanência dos usuários, de setembro a janeiro, foi 3 minutos por mês, contra 7 horas por mês no Facebook. Esses números levaram o Wall Street Journal a chamar o Google+ de “cidade fantasma das redes sociais”.

Aberto em junho do ano passado, o Google+ angariou usuários mais rapidamente que qualquer outra rede social na história. O número mais recente divulgado pelo Google indica que eles já passam de 90 milhões. O Facebook levou anos para atingir essa marca. Se o ritmo atual de novas inscrições se mantiver, a rede social pode chegar a 400 milhões de usuários neste ano, o que seria um feito notável.

Mas os números da comScore contam outra história. Amplamente divulgado por meio dos vários serviços do Google na web, o Google+ certamente atrai as pessoas. Mas elas não veem motivos para adotá-lo em lugar do Facebook. Na maioria dos casos, feita a  inscrição, o perfil fica abandonado, sem atividade significativa. Esse cenário de cidade fantasma é péssimo, é claro, para qualquer tipo de negócio na rede.

Um dado que parece confirmar essa avaliação negativa do Google+ é o fato de a rede social quase não mandar visitantes para outros sites da web, produzindo o chamado tráfego de referência. O site NetMarketShare, que mantém estatísticas desse tráfego, aponta que a rede social campeã nesse quesito é, de longe, o Facebook.


Fonte: Exame

Philip Morris é condenada a pagar R$ 30 mil a ex-funcionário




A Philip Morris Brasil foi condenada pela Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho a pagar 30.000 reais a um ex-funcionário por danos morais.

A vítima alegou que em reuniões da empresa, na frente de vários colegas de trabalho, era chamado de incompetente e seu trabalho classificado como um lixo.

Diante de tais humilhações, o trabalhador começou a apresentar problemas psicológicos, o que fez com ele procurasse reparação junto à Justiça.

A princípio, a Philip Morris foi condenada a pagar indenização de 6.000 reais, mas o ex-funcionário recorreu e por unanimidade da Turma julgadora do processo, o valor passou a ser cinco vezes maior.

De acordo com a ministra Dora Maria da Costa, mesmo que as humilhações não fossem diárias, ocorriam de forma reiterada nas reuniões da empresa.

"Além disso, trata-se de uma empresa  de grande porte, que comporta um valor mais elevado de indenização", afirmou a ministra.

Fonte: Exame 
Foto: Walt Disney Pictures

Petrópolis vai patrocinar a equipe Ferrari na F1





A escuderia Ferrari de F-1 anunciou hoje um contrato de patrocínio com a brasileira Petrópolis, que fabrica a cerveja Itaipava. O acordo, no entanto, envolve uma das marcas de não alcoólicos do grupo, a TNT, de energéticos. O patrocínio tem vigência de três anos, de 2012 a 2014.

“Estamos orgulhosos em receber um novo parceiro no time dos fornecedores oficiais da escuderia”, disse em comunicado o chefe da equipe da Ferrari, Stefano Domenicali. “A marca TNT está crescendo rapidamente e já estabeleceu uma presença significativa no mundo dos esportes automotivos”, afirmou Domenicali.

O diretor de marketing e relações com o mercado da Petrópolis, Douglas Costa, deve dar mais detalhes em coletiva de imprensa agendada para o próximo dia 8, em São Paulo. No evento, está prevista a presença do brasileiro Felipe Massa que, ao lado do espanhol Fernando Alonso, integra o time de pilotos de F-1 da escuderia italiana.

A marca TNT Energy Drinks já patrocina equipes de fórmula Truck, Indy e Kart. Entre os pilotos que recebem o apoio da bebida da Itaipava, está Débora Rodrigues, que atualmente protagoniza o reality show “Mulheres ricas”, da Band.

Fonte: Valor Econômico

Boticário bateu até McDonald's em 2011




O Boticário foi a franquia que mais faturou no Brasil em 2011, ultrapassando o McDonald’s, segundo levantamento divulgado hoje pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A rede de cosméticos também terminou o ano com o maior número de lojas (3.252), bem acima da segunda franquia em unidades, a Colchões Ortobom, que tem 1.747 pontos de venda.

O Boticário abriu 177 lojas no ano passado. No mesmo período, a marca que mais inaugurou pontos de venda foi a franquia de reformas e construção Doutor Resolve, com 352 novos endereços.

Enquanto o segmento que inclui as franquias de beleza – no qual se insere o Boticário – avançou 24,3% no ano passado, o grupo de alimentação – cujo maior representante é o McDonald’s – cresceu 14,5% em faturamento.

A rede de supermercados Dia%, bandeira econômica do grupo Carrefour, passou a adotar o sistema de franquias no ano passado e registrou o terceiro maior faturamento entre todas as franquias em 2011.

Fonte: Valor Econômico

Valor da Apple supera meio trilhão de dólares




O valor de mercado da Apple superou US$ 500 bilhões pela primeira vez, consolidando sua liderança como o negócio mais valioso do mundo e alcançado alturas jamais vistas por qualquer companhia desde a última recessão econômica.

As ações da Apple valorizaram 1,3%, para US$ 542,44 às 9h30 no horário de Nova York, trazendo o seu valor de mercado para US$ 505,8 bilhões. As ações da Apple subiram 34% em 2012, seguindo os ganhos de cada um dos últimos três anos. A companhia vale US$ 93,4 bilhões mais do que o segundo negócio mais valioso do mundo, a Exxon Mobil Corp.

Os investidores da Apple estão antecipando um aumento nas vendas a partir do lançamento da nova versão do tablet iPad, no dia 7 de março. Os investidores também apostam na chegada de um novo iPhone no terceiro trimestre, e a possibilidade de a Apple oferecer um dividendo, o primeiro desde 1995, afirmou Howard Ward, gerente financeiro da Gamco Investors Inc., em Rye, Nova York. A demanda por produtos da Apple ajudou a aumentar o lucro da empresa mais rapidamente do que o preço das ações, tornando a relação preço-lucro mais favorável, disse ele.

“De forma impressionante, o seu valor de mercado aumentou para o nível de US$ 500 bilhões enquanto a relação preço/lucro é a realmente contratada”, afirmou Ward, que ajuda a supervisionar US$ 36 bilhões em ativos. “A relação entre preço da ação e a expectativa de lucro por ação é de 12 vezes e contrasta de forma gritante com a experiência da Cisco Systems, que vendeu ações em mais de 100 vezes o seu lucro por ação, quando se aproximou do nível de US$ 500 bilhões em 2000.”

Após a negociação, perto da marca de meio trilhão de dólares durante a era das pontocom, a Cisco Systems Inc. caiu para um valor de mercado de US$ 108,7 bilhões. A última empresa dos Estados Unidos avaliada em US$ 500 bilhões foi a Exxon, em abril de 2008, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. A petroleira baseada em Irving, Texas, é avaliada agora em US$ 412,3 bilhões.

Fonte: Valor Econômico

28 de fevereiro de 2012

Carrefour fará megaliquidação em mais de cem produtos de suas lojas





Inspirada no ano bissexto, a rede Carrefour fará amanhã (29) uma megaliquidação em mais de cem produtos de suas lojas, que vão desde televisores a ovos de Páscoa.

Os produtos para abastecimento, como sabão, café, creme de leite, margarina, fraldas, papel higiênico, entre outros, estarão com preços reduzidos, e com desconto de 50% na segunda unidade, para os clientes que comprarem dois produtos iguais participantes da ação.

As compras realizadas no Bazar, Eletro e no Têxtil poderão ser parceladas em até 18 vezes.

A ação também dá a largada nas vendas de produtos para Páscoa. Pela promoção, na compra de dois ovos de chocolate iguais, os clientes pagam 50% do valor na segunda unidade.

Nos postos de combustíveis Carrefour, a rede dará R$ 0,10 de descontos a cada litro de combustível abastecido.

Os clientes encontrarão um folheto gigante com as principais ofertas do dia na entrada dos hipermercados, que também será distribuído nas residências no entorno das lojas.

Com horário especial de funcionamento, das 6h às 24h, a rede espera receber mais de 500 mil clientes.

Fonte: Exame

L'Occitane venderá nova marca de cosméticos no Pão de Açúcar





O Grupo L’Occitane está lançando no Brasil a marca de cosméticos Le Couvent des Minimes, que será vendida apenas na rede de supermercados Pão de Açúcar, como parte de um acordo entre as empresas.

A linha, que já existe em outros países, chegará ao país com cerca de 30 produtos entre tamanhos tradicionais e viagem distribuídos em oito linhas: relaxante, nutritiva, suave, energizante, receita de fragrâncias, cuidados para os pés, cuidados para os cabelos e cuidados para as mãos.

Inspirada em um convento no Sul da França, a marca será comercializada a partir da segunda quinzena de abril em 24 lojas da rede Pão de Açúcar com maioria de consumidores das classes AB - 20 no estado de São Paulo, uma no Rio de Janeiro, uma em Fortaleza e uma em Brasília, e também pelo site do Pão de Açúcar Delivery. O objetivo é expandir a distribuição para outras regiões de atuação da rede nos próximos meses.

Com preços entre 12 reais e 88 reais e kits com embalagens especiais que devem ser distribuídas nos próprios supermercados, os produtos serão expostos em um mobiliário de madeira dentro das lojas.

As campanhas de marketing, tanto da L'Occitane, sobre o lançamento da linha, quanto do Grupo Pão de Açúcar, sobre a parceria com a empresa, ainda não estão definidas e devem ser veiculadas a partir de abril, quando começam as vendas. Dentro dos supermercados, a comunicação acontecerá por meio de promotores da marca.

Com uma nova estratégia de negócios, o Grupo L’Occitane passa a contar com duas marcas de consumo no Brasil, a primeira L’Occitane en Provence, que tem seus produtos representados em lojas físicas e virtuais em 90 países, além de farmácias e, agora, Le Couvent des Minimes.

“Temos projetos ambiciosos para o país e os canais de vendas fazem parte dessa crescente. Nos últimos três anos o Grupo L’Occitane realizou parcerias com grandes redes de farmácias, iniciamos a operação de ecommerce e lançamos a plataforma de F-Commerce, loja virtual presente no Facebook", afirma Anna Chaia, presidente do Grupo L’Occitane no Brasil.

"Agora consideramos que era o momento de levar uma marca exclusiva, como Le Couvent des Minimes, para um varejista muito representativo no Brasil."

Na Europa, a Le Couvent des Minimes é consolidada e está presente em cinco países. Fora da rota europeia, os produtos da marca podem ser encontrados na Austrália e agora no Brasil.

Fonte: Exame

Nextel cria game para estimular colaboradores





A Nextel criou um Alternate Reality Game (ARG) para estimular o engajamento dos colaboradores com as metas da companhia para 2012. Por meio de um jogo interativo, batizado de Projeto 5, os profissionais da empresa são desafiados a desvendar pistas.

A plataforma do game traz a personagem Albertine Marie Litvinenko, que recruta os colaboradores para se tornarem especialistas Nextel. Com objetivo de divulgar a ação, cinco códigos, necessários para desbloquear o conteúdo de cada etapa, são espalhados em lugares estratégicos e divulgados em peças de comunicação direta.

Para incentivar o projeto, na etapa inicial, a empresa montou uma ambientação com lasers e cortina de fumaça na entrada do edifício da Nextel.

A primeira fase do programa foi encerrada em uma hora, superando a previsão da companhia, que era no fim do dia. Quem assina a produção é a agência

Fonte: Exame

27 de fevereiro de 2012

O que é ruptura no Ponto de Venda?


Ruptura é uma venda que se perde e não se recupera nunca mais
Podemos definir a ruptura no PDV como:

A falta de um determinado item que regularmente é comercializado no PDV e que na hora da compra por parte do consumidor ele não se encontra na área de venda.

Na área de logística alguns definem ruptura como stockout ou quebra de estoque.

Independente da designação do termo, a ruptura é a percentagem do total de itens comercializados que deveriam estar a venda, mas que não são encontrados na gôndola. Um índice de 10% de ruptura significa por exemplo, que de um total de 5.000 itens cadastrados e comercializados por um supermercado, 500 não estariam disponíveis para compra imediata na gôndola para o consumidor final.

De modo que a ruptura é um problema mais frequente e mais grave do que se imagina. Estimativas de níveis de rupturas tem sempre passado de 8 % no varejo. O que mais impressiona é que as pesquisas mostram que esse percentual tem sido o mesmo a mais de 40 anos.

A ruptura no Brasil é uma ferida aberta pois a literatura brasileira é carente de informações sobre ruptura em seu mercado. O tema preocupa varejistas e fabricantes, atentos ao comportamento do consumidor frente à falta. Estima-se que em 45 % dos casos de rupturas os consumidores substituem seus produtos, em cerca de 31 % das vezes trocam de lojas e 14 % dos casos dificilmente retornam. A ruptura de gôndola foi e continuará sendo um importante problema gerencial.





Os promotores de venda são uma ferramenta importante para sanar esse problema, mas que na maioria das vezes ou  não cumprem esse papel, ou não recebem o treinamento ou ferramenta necessária para isso. Atualmente as empresas tem feito muitos investimentos no intuito de minimizar ao máximo o problema da ruptura.Uma delas são os gerenciamentos de profissionais de merchandising. Através de um simples celular o promotor pode transmitir em tempo real informações que possibilitam ao departamento de vendas um acompanhamento dos produtos em estoque e identificam antecipadamente qual produto terá uma possível ruptura na loja.

Mas infelizmente algumas empresas acham que essas ferramentas aumentam o seu custo e muitas vezes não fazem o investimento necessário para evitar a ruptura. Se dispõem em colocar um promotor de vendas para executar o serviço nas lojas e ainda trabalham com relatórios do tempo da pedra que não servem para nada.

Um pouco sobre o autor:


São quase 20 anos de experiência no PDV. Boa parte desse tempo me dediquei e 
me especializei no varejo, assessorando e realizando ações desde o pequeno até hipermercado. Atuei em empresas como Mabel, Selmi e Santa Helena.  




Sony realiza ação com taxistas para promover DVD player






A Sony fechou uma parceria com uma frota de 100 taxistas em São Paulo para promover o DVD player automotivo MEX-V30. Desde novembro de 2011, táxis circulam pela cidade equipados com o aparelho, adesivos e material informativo sobre o produto para divulgá-lo entre os passageiros. Até agora, a ação, que terá continuidade até maio, já colaborou para um aumento de 50% das vendas do produto.

Também foi disponibilizado para os veículos um display contendo QR Code, que ao ser escaneado direciona o usuário do smartphone para a página da Sony Store, em que é possível adquirir o DVD player com um desconto promocional. Ainda em 2012, intenção da Sony é levar a iniciativa para outras cidades do Brasil.



Fonte e créditos pela foto: Exame

Facebook divulgou hoje os vencedores da primeira edição do Studio Awards





O Facebook divulgou hoje os vencedores da primeira edição do Studio Awards, prêmio mundial que reconhece as principais campanhas de marketing baseadas em conexões sociais.

Entraram na lista 11 campanhas, de 10 agências, representando 7 países. Os prêmios foram distribuídos em quatro categorias: azul, ouro, prata e bronze.

Na principal categoria, a azul, a vencedora foi a American Express, dos Estados Unidos, com uma campanha para incentivar o comércio em cerca de 500 mil pequenos estabelecimentos comerciais. A estratégia gerou 2,7 milhões de fãs, que clicaram no botão "Curtir".

A ação da Nike sobre a Corrida Rio-SP, de outubro de 2011, foi a única da América Latina a ser reconhecida. Produzida pela agência LiveAd, a ação foi premiada na categoria bronze, ao lado de campanhas de países como Estados Unidos e Austrália.

Em parceria com a agência, a Nike usou a tecnologia RFID (sigla em inglês para identificação por rádio-freqüência) numa câmera que registrava a passagem do atleta em um tapete. Imediatamente a foto era postada em seu perfil no Facebook.

Em apenas três dias, a página "Nike Corre" no Facebook teve um aproximadamente 20 mil novos fãs. Todo o conteúdo sobre a corrida foi curtido mais de 20 mil vezes e obteve 600 compartilhamentos. Ao todo, a página recebeu  4,7 mil comentários.

Para a escolha das campanhas vencedoras, o Facebook considerou o impacto social da ação, o tipo de interação com o público, o uso dos produtos de marketing do Facebook, integração com outras mídias e a escala para compartilhar conteúdo.

O Facebook Studio Awards é uma forma de influenciar as agências como fonte de inspiração, nova forma de compartilhar ideias, principalmente entre os produtos do Facebook, e promover o engajamento de forma social”, segundo Jennifer Kattula, gerente de marketing do Facebook.

Desde a abertura das inscrições, em outubro, mais de mil candidatos submeteram seus trabalhos.

Entre os temas das campanhas vencedoras estiveram democratização da filantropia, aproximação dos mundos online e offline por meio do uso da tecnologia RFID para publicação de posts, uso de dados para visualização e engajamento via páginas e publicações.

Entre os jurados para o prêmio estiveram Mark D'Arcy, do Facebook, e integrantes de grandes agências, como David Sable, da Y&R, Susan Credle, da Leo Burnett; Stephen Goldblatt, da EVB. Também participaram Jeff Benjamin, da JWT e Nick Law, da R/GA.

Todos os vencedores podem ser vistos no Facebook Studio.


Fonte: Exame

Que tal um smartphone com um projetor embutido?





Que tal um smartphone com um projetor embutido? A Samsung deve começar a vender um em breve, o Galaxy Beam. O aparelho é capaz de projetar fotos, filmes e apresentações numa parede ou outra superfície lisa. É uma das principais novidades da empresa no Mobile World Congress, que acontece nesta semana em Barcelona, na Espanha.

O Galaxy Beam tem o tamanho de um smartphone comum, com tela de 4 polegadas. Com 12,5 milímetros de espessura, ele é fino para um celular com projetor embutido. Instalado na borda superior, o minúsculo projetor tem fluxo luminoso de 15 lumens, superior ao de outros celulares equipados com esse dispositivo. A Samsung diz que ele pode ser usado para projetar um quadro de até 50 polegadas de largura.

Ninguém deve, é claro, esperar fazer uma apresentação para um auditório com um projetor tão pequeno. Mas o dispositivo pode ser útil para mostrar fotos aos amigos, assistir a algum vídeo ou até quebrar um galho numa apresentação de negócios para algumas poucas pessoas. O smartphone roda o sistema Android 2.3, a versão conhecida como Gingerbread.

A Samsung vem trabalhando nesse projeto há anos. A primeira vez que ela apresentou um Galaxy Beam foi em 2009. Mas, ao que parece, aquela primeira versão do aparelho não chegou a ser comercializada. Um protótipo do Galaxy Beam atual chegou a ser exibido durante o Consumer Electronics Show, em janeiro, em Las Vegas.

No Mobile World Congress, a divulgação mais insistente e o fato de a Samsung estar fornecendo detalhes técnicos sugerem que o aparelho vai, finalmente, virar realidade. Mas a empresa não disse quando ele estará à venda e nem quanto vai custar.

Galaxy Note gigante

A Samsung parece acreditar que o caminho para dominar o mundo é oferecer a máxima variedade possível de aparelhos ao usuário. É uma estratégia oposta à da Apple, que procura se concentrar em alguns poucos produtos vencedores. Outro lançamento incomum da empresa coreana durante o Mobile World Congress é uma versão ampliada do seu Galaxy Note. O aparelho é um tablet com funções de celular e uma canetinha para anotações e desenhos.


O Galaxy Beam tem o tamanho de um smartphone comum, com tela de 4 polegadas. Com 12,5 milímetros de espessura, ele é fino para um celular com projetor embutido. Instalado na borda superior, o minúsculo projetor tem fluxo luminoso de 15 lumens, superior ao de outros celulares equipados com esse dispositivo. A Samsung diz que ele pode ser usado para projetar um quadro de até 50 polegadas de largura.

Ninguém deve, é claro, esperar fazer uma apresentação para um auditório com um projetor tão pequeno. Mas o dispositivo pode ser útil para mostrar fotos aos amigos, assistir a algum vídeo ou até quebrar um galho numa apresentação de negócios para algumas poucas pessoas. O smartphone roda o sistema Android 2.3, a versão conhecida como Gingerbread.



A Samsung vem trabalhando nesse projeto há anos. A primeira vez que ela apresentou um Galaxy Beam foi em 2009. Mas, ao que parece, aquela primeira versão do aparelho não chegou a ser comercializada. Um protótipo do Galaxy Beam atual chegou a ser exibido durante o Consumer Electronics Show, em janeiro, em Las Vegas.

No Mobile World Congress, a divulgação mais insistente e o fato de a Samsung estar fornecendo detalhes técnicos sugerem que o aparelho vai, finalmente, virar realidade. Mas a empresa não disse quando ele estará à venda e nem quanto vai custar.

Galaxy Note gigante

A Samsung parece acreditar que o caminho para dominar o mundo é oferecer a máxima variedade possível de aparelhos ao usuário. É uma estratégia oposta à da Apple, que procura se concentrar em alguns poucos produtos vencedores. Outro lançamento incomum da empresa coreana durante o Mobile World Congress é uma versão ampliada do seu Galaxy Note. O aparelho é um tablet com funções de celular e uma canetinha para anotações e desenhos.


Fonte: Exame

Marfrig anuncia nova estrutura de gestão





A Marfrig anunciou hoje sua nova estrutura de gestão, com a criação da Seara Foods, nova unidade operacional que vai integrar as operações de aves, suínos e alimentos processados das três empresas da companhia — Seara, Moy Park e Keystone Foods —,  que continuarão operando com identidades próprias.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Marfrig informou que o objetivo da Seara Foods “é garantir uma maior integração e, consequentemente, a criação de mais sinergias operacionais no segmento de aves, suínos e alimentos processados”.

Ao criar a Seara Foods, a Marfrig espera atingir de ganhos de sinergia entre R$ 230 milhões e R$ 330 milhões. “Tivemos um pouco de dificuldade na obtenção de sinergias. Com essa simplificação, buscamos sinergias mais eficientes”, explicou o CEO do Grupo Marfrig, Marcos Molina, em conferência com analistas. “Essas sinergias vão se materializar dentro dos próximos dois a três anos, no mínimo”, acrescentou Ricardo Florence, diretor de relações com investidores.

Fonte: Valor Econômico

Roche estende prazo de oferta pela Illumina




A farmacêutica Roche estendeu até 23 de março o prazo da oferta hostil lançada pela companhia americana de diagnósticos Illumina, sem alteração do valor proposto de US$ 44,50 por ação. A oferta, inicialmente, era válida até 24 de fevereiro, porém havia expectativa de que o prazo fosse prorrogado.

“Todos os outros termos e condições estão mantido”, afirma o laboratório suíço em comunicado. Considerando-se o valor proposto por papel, o negócio pode chegar a US$ 5,7 bilhões.

A Roche informa ainda que, até sexta-feira, havia garantia de compra de cerca de 102 mil ações da Illumina. A operação está sendo liderada pelo Citigroup Global Markets, Greenhill & Co. e LLC.

A oferta foi lançada pela farmacêutica em 27 de janeiro e, conforme a Roche, embute prêmio de 64% ante o preço do papel da Illumina em 21 de dezembro, dia anterior ao início dos rumores sobre a potencial operação.

Fonte: Valor Econômico

26 de fevereiro de 2012

Redes Sociais terão mais destaque na cerimônia do Oscar 2012




Com uma leva de pequenos filmes independentes na disputa e a aposta em um apresentador que inspira mais confiança do que expectativa, a transmissão da cerimônia de entrega do Oscar deste ano talvez não vá bater recordes de audiência. Pode, no entanto, acabar registrando outro feito: ser o maior evento televisivo para mídias sociais da história.

A organização do espetáculo está empenhada em ter ainda mais presença em sites de redes sociais, para tirar proveito de um crescente fenômeno: em vez de meramente assistir a um programa favorito na TV, cada vez mais espectadores estão complementando a experiência com a participação simultânea em discussões no Twitter e no Facebook.

A emissora americana ABC, que vai transmitir a cerimônia no domingo, terá pelo menos duas pessoas enviando 'tweets' sobre a movimentação nos bastidores, entre elas Shira Lazar, que ficou conhecida nos EUA por sua cobertura excluivamente na web de temas ligados à mídia. Antes do evento, ainda no tapete vermelho, apresentadores estarão fazendo perguntas a celebridades postadas por telespectadores no Twitter. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que entrega o prêmio, também tem um novo recurso no Facebook para que usuários indiquem que filmes e atores esperam que vençam e dividam a informação com os amigos.

Além das câmeras oficiais focadas no palco e na plateia, outras 20 serão instaladas na área do tapete vermelho e em todo o teatro, incluindo uma no bar do saguão e outra na local que recebe os vencedores para um discurso de agradecimento mais extenso. Imagens dessas câmeras não serão transmitidas pela TV, mas só no site Oscar.com e num aplicativo gratuito de celular, o Oscars. Um aviso no site e no aplicativo permitirão que seguidores saibam em tempo real quem está aparecendo em qual câmera. A ideia é dar ao público maior acesso a imagens ao vivo de celebridades e, com isso, animar a discussão online.

Durante a transmissão, tweets de espectadores usando os hashtags "# Oscar", "# redcarpetqa" e "# bestdressed" aparecerão no Oscar.com e no aplicativo Oscars. Segundo Karin Gilford, vice-presidente sênior de mídia digital da ABC, uma empresa externa foi contratada para monitorar tweets que aparecerão no site do Oscar para eliminar spam e comentários ofensivos.

Para a emissora, até comentários mordazes de telespectadores podem ser úteis. "Se todo mundo estiver falando de algum fato ou momento específico da transmissão pela TV, vamos saber que trechos de vídeo postar no site", explica Gilford.

No ano passado, a transmissão do Oscar recebeu 966 mil comentários em sites de redes sociais e o tom da discussão, em geral, foi positivo, segundo a Bluefin Labs, especializada na análise de mídias sociais. Durante a transmissão, 87% de todos os comentários em mídias sociais eram sobre a premiação da Academia; o terceiro termo mais empregado foi "love" (depois de "#oscars" e "Oscar"). "Dress" (vestido) foi o quinto. A grande maioria das "menções em redes sociais" mensuráveis vem do Twitter, pois — diferentemente de atualizações de status do Facebook, que normalmente só são visíveis para amigos de um usuário —, a maioria dos tweets é de caráter público.

Executivos do setor de mídia dizem que ainda não possuem dados para medir diretamente a correlação entre o volume de menções em mídias sociais e a audiência real de um programa. "Mas sabemos que mídias sociais promovem a participação e podem ajudar a sustentar o interesse do telespectador naquilo que está assistindo", diz Albert Cheng, vice-presidente executivo de mídias digitais da Disney-ABC Television Group.

Até o espetáculo glamouroso das festas pós-premiação vai ser socialmente explorado. A revista "Vanity Fair", que organiza uma famosa festa pós-Oscar, terá alguém enviando tweets in loco. Vídeos da celebração serão postados de hora em hora durante toda a festa, diz Chris Rovzar, editor digital da revista.

Segundo Rovzar, essas imagens e tweets permitirão que os leitores da revista acompanhem a festa sem comprometer totalmente a privacidade da seleta lista de convidados. "É um equilíbrio delicado entre mostrar ao público o que está acontecendo e não atrapalhar a diversão de ninguém", diz.

The Wall Street Journal


O poneis malditos da Nissan estão de volta




Depois de virarem hit no ano passado - e grudarem o jingle na cabeça de muita gente -, os coloridos Pôneis Malditos da Nissan voltam ao ar a partir de hoje em um novo comercial da marca para promover o modelo Frontier 2013.

No filme de 30 segundos, os pôneis aparecem em um ambiente baseado nas antigas batalhas épicas. Embalados pela “Cavalgada das Valquírias”, os personagens lançam flechas em formato de coração, que resultam em uma explosão de purpurina sobre o motorista da picape atolada.

“Os Pôneis Malditos foram o grande sucesso de 2011. E, como todo sucesso, merecem continuação: Pôneis Malditos 2”, declara Manir Fadel, vice-presidente de criação da Lew’Lara\TBWA, agência de publicidade que detém a conta da Nissan.

A segunda maldição

Além da versão para TV, a montadora criou, assim como da outra vez, uma versão extendida do comercial para internet. Assim que o filme termina, é possível ver na tela um botão escrito “não clique”.

De acordo com o texto, caso o internauta não siga os conselhos, será atingido por mais uma maldição lançada por um pônei diabólico, que “hipnotizará” quem estiver do outro lado da tela. Na última cena do comercial, um link direciona o usuário para um aplicativo no Facebook, que gera “memes” na página dos amigos selecionados na rede social.

Carnaval

A "aparição" mais recente dos pôneis, uma ação que preparou o público para o retorno dos personagens, havia sido durante o carnaval deste ano, quando a montadora lançou versões do jingle em ritmos de samba, marchinha, axé e frevo para download.

Lançada em julho do ano passado, a primeira campanha "Pôneis Malditos" foi apontada pela Nissan como uma das mais comentadas em blogs e redes sociais desde a metade do ano passado (veja os números), quando deu início a uma agressiva estratégia de marketing.

O furor dos vídeos não se limitou ao branding. Quando o mês de agosto terminou, a picape Frontier promovida pelo filme já havia batido recorde de vendas no Brasil. Foram comercializadas 5.375 unidades, 81% a mais que o mesmo período de 2010.

Fonte: Exame


25 de fevereiro de 2012

Marilan não será mais vendida




A fabricante de biscoitos Marilan, de Marília (SP), não vai ser mais vendida. O presidente da companhia, José Rubis Garla, distribuiu um comunicado no fim da tarde de hoje aos funcionários, informando sobre a desistência do negócio.

De acordo com o comunicado, a família Garla procurava parceiros no mercado para uma fusão ou uma venda. Mas, diante das propostas apresentadas, a empresa permanece sob a gestão dos Garla. A família pedia entre R$ 600 milhões e R$ 800 milhões pelo negócio.

Quatro empresas se interessaram pelos ativos: as multinacionais PepsiCo, Bunge e Campbell e a brasileira M. Dias Branco. Essa última, líder do mercado de massas e biscoitos no país, ofereceu R$ 495 milhões pela companhia, oferta que foi prontamente rejeitada.

As quatro concorrentes realizaram “due diligence” na Marilan em novembro. A PepsiCo foi a que mais se dedicou a estudar os ativos, mas a Bunge foi a que mais chegou perto do que estava sendo pretendido pelos Garla.

“Agora a empresa fica em uma situação delicada, porque alguns dos seus principais concorrentes, como a M. Dias Branco [dona da Adria] e a PepsiCo [que comprou a Mabel] conhecem detalhes do seu negócio”, diz uma fonte. A Marilan é a quarta maior fabricante de biscoitos do país, depois de M. Dias Branco, Kraft e Nestlé. Em 2010, a empresa registrou vendas líquidas de R$ 380,9 milhões, com prejuízo de R$ 12,8 milhões. Os números de 2011 ainda não foram divulgados, mas estima-se que o prejuízo da fabricante deve aumentar para R$ 16 milhões no exercício.

Segundo informado em reportagem de 9 de fevereiro, a família Garla buscava um plano B para a Marilan. Se não conseguisse pelo menos R$ 600 milhões pelo negócio, os Garla iriam renegociar as dívidas, que estão entre R$ 80 milhões e R$ 90 milhões, além de levantar capital de giro para continuar tocando os projetos.

Fonte: Valor Econômico

TIM pretende investir R$ 9 Bilhões no Brasil até 2014




A TIM planeja investir R$ 9 bilhões no Brasil entre 2012 e 2014, afirmou hoje o presidente da operadora, Luca Luciani, em teleconferência a investidores.

A média anual vai repetir os R$ 3 bilhões investidos pela companhia em 2011. O montante se refere apenas ao crescimento orgânico da operadora – não inclui eventuais aquisições nem a compra de licenças para a quarta geração da telefonia móvel (4G).

Segundo Luciani, os recursos serão destinados à ampliação da capacidade da rede de telefonia móvel, à expansão da cobertura de terceira geração (3G) e ao lançamento dos serviços de banda larga fixa por meio de fibra óptica. O anúncio foi feito durante a apresentação do plano da Telecom Italia para o próximo triênio.

A companhia divulgou uma projeção de crescimento de pelo menos 10% para a receita líquida da TIM Brasil neste ano em comparação aos R$ 17,1 bilhões obtidos em 2011. Também é esperado um aumento dessa mesma proporção para o lucro operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês), que foi de R$ 4,6 bilhões no último exercício.

“Com isso, a TIM está um ano à frente de sua estimativa anterior em termos de receita”, destacou Luciani. “E vamos nos beneficiar dos ganhos de sinergia relacionados à compra da Atimus [empresa de infraestrutura de telecomunicações].”

De acordo com ele, a operadora tem grandes oportunidades no mercado brasileiro por causa do processo de substituição dos telefones fixos pelos celulares e pela forte demanda por acesso à internet.

A avaliação do executivo é de que os serviços de dados nas redes de telefonia móvel vão movimentar R$ 28 bilhões no mercado brasileiro em 2016.

Ao mesmo tempo, a TIM se prepara para fazer um “ataque seletivo” ao mercado de banda larga fixa residencial e empresarial do Rio de Janeiro e de São Paulo, a partir de julho, quando lançar os serviços baseados na rede de fibra óptica oriunda da antiga Atimus. Segundo Luciani, a operadora poderá ter 1 milhão de potenciais clientes residenciais do serviço até 2015.

O anúncio foi bem recebido no mercado. As ações da TIM subiram hoje 2,7% e fecharam o pregão cotadas a R$ 10,44.

Em Milão, os papéis da Telecom Italia avançaram 6,8% depois que a operadora anunciou metas de redução de sua dívida num ritmo superior ao esperado pelos investidores. A companhia projetou que sua dívida líquida cairá para 27,5 bilhões de euros neste ano, contra 30,4 bilhões de euros no fim de 2011.

A Telecom Italia vai reduzir a remuneração dos acionistas numa tentativa de economizar recursos para o pagamento de compromissos financeiros. A Telecom Italia informou que vai pagar 900 milhões de euros em dividendos relativos ao exercício de 2011, menos que a distribuição de 1,2 bilhão de euros feita no ano anterior. A queda já era esperada pelo mercado.

Fonte: Valor Econômico

Varejistas americanos apostam em serviços para melhorar resultados





O varejo dos Estados Unidos tem utilizado a oferta de serviços para atrair mais consumidores e melhorar seus resultados em meio às turbulências na economia norte-americana.

A gama de ofertas é extensa e passa por áreas como saúde, finanças, beleza e gastronomia. Os serviços de saúde são oferecidos principalmente nas grandes redes varejistas, como a gigante supermercadista Walmart e a rede de descontos Target, enquanto as farmácias se destacam pelos serviços alternativos.

O Walmart conta com clínicas médicas em 27 estados americanos, tendo como principal diferencial a política de preços. Enquanto uma clinica cobra cerca de US$ 300 por consulta, o cliente que utiliza o serviço médico em uma das lojas do Walmart paga, em média, US$ 50. Outras atrativos são a facilidade do atendimento, sem necessidade de agendar horário. A varejista ainda conta com o plano de saúde próprio, com o custo de US$ 11.

Fonte: Folha de S. Paulo

24 de fevereiro de 2012

Confiança da indústria fica estável em fevereiro





Segundo informações da FGV, o Índice de Confiança da Indústria marcou 102,3 pontos neste mês, inalterado quando comparado com o número final do mês anterior.

Dentre os componentes, o Índice da Situação Atual (ISA) expandiu 0,6%, pelo terceiro mês seguido, para 103,6 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 0,6% para 101,1 pontos.

Enquanto isso, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) ficou estável em 83,7% na prévia de fevereiro, patamar superior à média histórica desde 2003, de 83,3%.

Para a prévia dos resultados da Sondagem da Indústria foram consultadas 805 empresas entre os dias 1º. e 17 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado no dia 29 de fevereiro.

Fonte: Brasil Econômico

Modelo de farmácia no Brasil passa por processo de mudança




O varejo de medicamentos no Brasil está em franca transição, inclusive o modelo das farmácias, foco de cerca de 300 projetos de lei em tramitação no Congresso. Como no resto do mundo, as farmácias vão se juntar cada vez mais em grandes redes. Aqui, das 12.110 lojas que fazem 75% do mercado, duas mil faturam acima de R$ 4 milhões ao ano, ressalta o presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, em entrevista ao DCI.

Em um mercado que já atingiu R$ 46 bilhões ao ano, as grandes redes de revenda de medicamentos brigam inclusive na Justiça para ampliar o leque de itens comercializados nas farmácias. Ao contrário de décadas atrás, esses estabelecimentos oferecem hoje autosserviço e uma série de mercadorias de conveniência. Mas o emaranhado de leis criou uma situação confusa e ainda à espera de decisão final do Judiciário.

"A população quer, sim, uma farmácia que venda produtos de conveniência, que recarregue seu celular", afirma o presidente da Abrafarma, que reúne 29 grandes redes de farmácias no País. Mena Barreto explica ainda os motivos pelos quais a entidade pleiteia a permissão para que supermercados vendam medicamento.

Fonte: DCI

23 de fevereiro de 2012

Tema da Coca-Cola para Olimpíadas de Londres






Para criar o tema da Coca-Cola para as Olimpíadas de Londres a empresa chamou o badalado produtor musical Mark Ronson, que resolveu usar sons de atletas enquanto vão mais rápido, mais alto e mais forte.

Nas mãos de qualquer um estes sons podiam virar só um funk dos mulek, mas o som de Ronson e as imagens do diretor de videoclipes e ex-criativo da Mother Kim Gehrig a música vira quase uma sinfonia, com direito a apresentação ao vivo dos atletas realizando seu sampling. Nunca esquecendo, claro, as cinco notinhas musicais da Coca que grudam mais que “Ai se eu te pego” na sua cabeça.

O making of do processo de trabalho, pelo que deu para ver no Vimeo da produtora, deve virar algum tipo de documentário.

Veja o vídeo...




Fonte: Exame

Comercial do Itaú incomoda indústria gráfica





A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF Nacional) manifestou hoje seu descontentamento com a nova campanha publicitária do Itaú, em que o bebê Micah aparece rindo histericamente ao ver seu pai rasgando uma folha de papel.

Em um comunicado divulgado à imprensa, a entidade argumenta que o discurso do comercial, de que a suspensão dos extratos impressos pelos clientes contribuiria para “um mundo mais sustentável”, não condiz com as características da produção de papel e celulose nacional.

“Não podemos aceitar que uma instituição do porte do Itaú preste esse desserviço à sociedade, transformando o papel de imprimir em vilão. Principalmente quando sabemos que o principal objetivo dessa campanha é a busca da redução de custos operacionais”, argumenta o presidente da Abigraf, Fabio Arruda Mortara.

Segundo a entidade, no Brasil, nenhuma árvore nativa é derrubada para a produção de papel, uma vez que 100% desse insumo tem como origem florestas plantadas.

Pelo menos dez entidades ligadas à cadeia da comunicação impressa, juntamente com a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) e as federações das indústrias dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais (Firjan e FIEMG) encaminharam cartas aos diretores do banco solicitando uma revisão conceitual da campanha.

De acordo com o Itaú, a campanha levantou discussões importantes relacionadas ao uso consciente do papel, e o diálogo com a Abigraf tem sido saudável.

Assista o vídeo




Fonte: Exame

Twitter atinge 500 milhões de usuários





O Twitter, serviço de microblog, atingiu a marca de 500,8 milhões de usuários registrados, de acordo com o site Twopcharts, especializado em análise de dados sobre o microblog. Nas últimas 24 horas, foram criadas 967,3 mil contas.

Em outubro do ano passado, segundo o Twopcharts, o Twitter possuía 400 milhões de usuários cadastrados. Um estudo feito com 100 mil contas indica que 12% foram encerradas após três meses. Os perfis que se mantiveram em operação enviaram 3,8 milhões de mensagens no microblog, com uma média de 1 postagem a cada dois dias por pessoa.

Fonte: Valor Econômico

Vendas da Herbalife no Brasil crescem 42,5% em 2011



A Herbalife, multinacional americana de venda direta de produtos de nutrição, registrou aumento de 42,5% no faturamento no Brasil em 2011 em comparação ao ano anterior, chegando a US$ 306,1 milhões.

No mundo, a empresa fechou o ano com resultado líquido de US$ 412,5 milhões, em alta de 37,8%. As vendas líquidas cresceram 26% no mesmo período, atingindo o valor recorde de US$ 3,5 bilhões.

No último trimestre de 2011, o lucro líquido da Herbalife cresceu 22,1%, para US$ 105,3 milhões. A receita líquida aumentou 19,8% nesses três meses, fechando em US$ 884,5 milhões.

Fundada nos Estados Unidos em 1980, a Herbalife está presente no Brasil desde 1995, atuando na fabricação e distribuição de seus produtos.

Fonte: Valor Econômico

Pepsi deve lançar novo refrigerante light





Uma nova versão com menos açúcar da Pepsi Cola deve chegar às prateleiras dos Estados Unidos até o fim de março. No ano passado, a bebida foi lançada em fase de teste em alguns supermercados dos estados de Iowa e Wisconsin. As informações são da Associated Press.

Com gosto similar e 60 calorias por lata – metade do refrigerante tradicional -, a Pepsi Next é a nova aposta da PepsiCo, que nos últimos anos tem enfrentado dificuldades para ganhar espaço ao redor do mundo.

Agora, uma das metas da CEO Indra Nooyi é triplicar as vendas dos produtos saudáveis, como Gatorade, Tropicana e Quaker e alcançar US$ 30 bilhões ao final da década ao redor do mundo.

Mesmo as bebidas menos calóricas enfrentam dificuldades para conquistar mercado, destaca a Associated Press, citando dois casos de produtos light que não fizeram sucesso e alguns anos depois do lançamento foram retirados das prateleiras: o C2, da Coca-Cola, em 2001, e a Pepsi Edge, de 2004.

Em 8 de novembro de 2011, a PepsiCo informou o mercado de que iria rever os planos para 2012 por causa do aumento dos custos e a estagnação da venda de bebidas na América do Norte.

No dia 9 de fevereiro, quando divulgou os resultados do quarto trimestre de 2011, a companhia fez um anúncio sobre o aumento de US$ 500 milhões a US$ 600 milhões em investimentos na área de marketing da Pepsi Cola. Neste dia, a empresa avisou que planeja demitir 8.700 funcionários em 30 países, ação que faz parte de uma estratégia de corte de gastos para economizar US$ 1,5 bilhão até 2014.

De acordo com a Bloomberg, nos últimos cinco anos – durante a gestão de Indra - as ações da PepsiCo caíram 2%, enquanto as da Coca-Cola subiram mais de 50%.

A PepsiCo possui 22 linhas diferentes de produtos, que geram mais de US$ 1 bilhão em vendas no varejo cada. A receita líquida da empresa supera os US$ 65 bilhões. Algumas marcas do portfólio da empresa são Quaker, Tropicana, Gatorade, Frito-Lay e Pepsi Cola.

Não há informações sobre a chegada da Pepsi Next ao Brasil.

Fonte: Valor Econômico

Sony Brasil faz acordo com NetMovies


Daniel Topel, diretor-presidente da NetMovies - Divulgação

A Sony Brasil anunciou hoje um acordo com a locadora on-line NetMovies para ofertar conteúdos no serviço Bravia Internet Vídeo, disponível para consumidores com aparelhos de TV, Blu-ray e home theater com a marca premium Bravia.

Os usuários dos aparelhos da Sony terão acesso a um catálogo de 8 mil títulos nacionais e internacionais da NetMovies, entre filmes, seriados e desenhos animados. Pelo acordo, os consumidores da Sony terão acesso ao serviço gratuitamente por dois meses. Após esse prazo, será cobrada uma mensalidade de R$ 14,99. Os usuários que assinarem terão acesso aos 35 mil títulos que a NetMovies possui atualmente.

“A oferta de vídeos sob demanda da NetMovies, com a venda de assinatura mensal, representa uma quebra de paradigma em relação ao que a Sony já vinha oferecendo”, afirma Luciano Bottura, gerente da linha Bravia da Sony. A empresa oferece 40 aplicativos, desenvolvidos por parceiros como Skype, Facebook, Twitter, Esporte Interativo, SBT, TV Bandeirantes, Climatempo, IG, UOL e YouTube (do Google). O conteúdo, no entanto, é sempre distribuído de forma gratuita.

Para Bottura, o acordo fortalecerá a oferta de conteúdos on-line e pode estimular novas vendas de TVs com conexão à internet. O executivo observa que as vendas da fabricante desses aparelhos dobraram no ano passado, enquanto o mercado de TVs conectadas cresceu 35% no mesmo período. Entre os 26 modelos de TVs que a Sony oferece, 22 são conectadas.

Para a NetMovies, o acordo proporciona a criação de um novo canal de vendas de assinaturas. A empresa brasileira, que atua desde 2009 com vídeos on-line, procura se manter na liderança do segmento, em meio aos esforços de concorrentes como a americana Netflix e o serviço Saraiva Digital, da Livraria Saraiva.

“A expectativa é atrair novos usuários com a parceria”, diz Daniel Topel, diretor-presidente da NetMovies. A empresa não divulga o número de usuários do serviço on-line de locação de vídeos. Além da parceria com a Sony, a NetMovies mantém acordos com os fabricantes Samsung e LG Electronics há mais de um ano. A empresa também oferece aplicativos para iPhone e iPad, da Apple, e para smartphones e tablets com o sistema operacional Android, do Google. “Outras parcerias serão anunciadas em breve”, afirma o executivo.

Fonte: Valor Econômico
Créditos pela foto: Exame

DIA Comunicação cria cartão de crédito para parceria entre Santander e Raízen







Card destaca valores como inovação e transparência, em material translúcido

A agência DIA Comunicação, especializada em branding, pontos de venda e embalagens, assina o novo cartão Shell Santander. O cartão é uma parceria do banco Santander com o grupo Raízen, formado por Cosan e Shell. O cartão dá desconto instantâneo no abastecimento de veículos, produtos e serviços nos postos Shell.

A agência desenvolveu layout diferenciado com simulação de gasolina no material, em alusão ao uso para pagamento de combustíveis. “O cartão também reforça a parceria  entre as marcas e a transparência, por meio de elementos visuais comuns, e o material utilizado no cartão, um plástico translúcido”, afirma Gilberto Strunck, sócio-diretor da agência DIA Comunicação.

A joint venture entre Cosan e Shell produz mais 2.2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e possui 900 MW de capacidade instalada para produção de energia a partir do bagaço de cana.

Ficha Técnica:

Criação: Rodrigo Rabello, Marcel Morgado e Patricia Camara

Atendimento: Sandra Pimentel e Anita Schwarzwalder
Produção: Robson Lima
Aprovação do cliente: Lívia Vieira

Sobre a DIA Comunicação
Fundada em 1974, a DIA Comunicação é uma agência de Branding, Ponto de Venda e Embalagens. A empresa possui unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de um núcleo de atendimento em Fortaleza. Com metodologias específicas e mais de 75 profissionais, a empresa reúne inteligência, criatividade e inovação. Entre os clientes atendidos, estão todas as marcas de refrigerantes da Coca-Cola Brasil, Santander, a Drogaria São Paulo, Infoglobo, Affero, Ocka e Supermercados Extra, entre outros. A agência possui mais de 60 prêmios nacionais e internacionais conquistados ao longo de sua história.

22 de fevereiro de 2012

Criador do Megaupload ganha liberdade condicional




Kim Dotcom, fundador do site de compartilhamento de arquivos Megaupload 

Detido desde 20 de janeiro a pedido dos Estados Unidos, Kim Dotcom, fundador do site de compartilhamento de arquivos Megaupload, foi solto hoje na Nova Zelândia, após o pagamento de uma fiança, cujo valor não foi revelado.

Nevin Dawson, juiz do distrito neozelandês de North Shore, concedeu liberdade condicional à Dotcom por entender que ele não oferece risco de fuga do país, pois não tem recursos para tanto, já que todos os seus bens foram apreendidos pelas autoridades locais.

Com um pedido de extradição por parte das autoridades americanas, Dotcom é acusado de liderar um esquema de pirataria de obras com direitos autorais em todo o mundo, envolvendo o compartilhamento ilegal de filmes, músicas, livros e softwares. Com as operações, os integrantes do Megaupload teriam arrecadado mais de US$ 175 milhões.

Fonte: Valor Econômico

Johnson & Johnson está com novo comando




Novo CEO Johnson & Johnson Alex Gorsky
A Johnson & Johnson anunciou na terça-feira que Bill Weldon deixará o comando da companhia e será substituído por Alex Gorsky, atual vice-presidente do conselho de administração. A mudança deve ocorrer no dia 26 de abril, data prevista para a reunião anual de acionistas da companhia.

Weldon, de 63 anos, era CEO da Johnson & Johnson desde 2002 e deixa o cargo após uma onda de “recalls”. Foram mais de vinte episódios desde setembro de 2009, incluindo o recolhimento de medicamentos como Tylenol e Benadryl.

Em nota, Jim Cullen, diretor do conselho, afirmou que a mudança se dá em decorrência de “uma aposta no desenvolvimento de lideranças e no processo de sucessão da Johnson & Johnson”.

Weldon vai auxiliar a transição de Gorsky e dar apoio durante o começo de sua administração, informou a companhia em comunicado. Por enquanto, o executivo mantém o cargo de presidente do conselho.

Fonte: Valor Econômico

AB Inbev disputa compra de cervejaria tcheca





O grupo Anheuser-Busch InBev, controlador da brasileira AmBev, e outras cervejarias estão avaliando uma oferta pela cervejaria tcheca StarBev, dona da cerveja Staropramen, segundo o jornal americano The Wall Street Journal.

Segundo a publicação, a aquisição da StarBev custaria à multinacional cerca de US$ 3 bilhões.

O fundo de investimentos CVC Capital Partners possui a cervejaria tcheca desde 2009 - quando a comprou da AB Inbev - e não quis comentar os rumores de que estaria interessado em vender a marca.

Outros grupos também estariam interessados na StarBev, como SABMiller, Carlsberg, Heineken, o americano Molson Coors Brewing e o japonês Asahi, além de firmas de private equity. Companhias como SABMiller e Heineken poderiam enfrentar ações antitruste, diz o jornal americano.

Fonte: Valor Econômico
Foto: UOL

21 de fevereiro de 2012

Diet Coke recebe design de Diane Von Furstenberg




 Garrafinhas de Diet Coke criadas por Diane Von Furstenberg. 
Depois de já ter feito parcerias badaladas com estilistas e grifes luxuosas como Karl Lagerfeld e Gianfranco Ferrè, a Coca-Cola lança agora uma edição especial com garrafinhas de Diet Coke criadas por Diane Von Furstenberg.

São quatro embalagens com estampas icônicas das linhas DVF nas cores branco, preto e vermelho.

A coleção estará à venda apenas durante o mês de fevereiro, e 100% da renda arrecadada com as vendas será doado ao National Institutes of Health.

Cada box com quatro unidades custa 30 dólares e pode ser comprado pelo site da DVF.

http://www.dvf.com

Fonte: Exame

Samsung apresenta sua nova linha de smartphones da família Galaxy


Aparelhos virão com sistema operacional Android 2.3, 4GB de memória interna 

A Samsung afirmou que irá apresentar na próxima semana sua nova linha de smartphones da família Galaxy.

A empresa fará os anúncios durante a feira Mobile World Congress (MWC), que ocorrerá em Barcelona a partir do dia 27 de fevereiro.

Os dois novos modelos será o Galaxy Ace 2, com tela de 3,8 polegadas e o Galaxy Mini 2, com tela de 3,3 polegadas. O primeiro seria lançado em abril e o segundo chegará ao mercado em março.

Segundo a Samsung, os dois aparelhos virão com sistema operacional Android 2.3 (Gimgerbread), 4GB de memória interna, com opção de entrada para cartões micros até 32GB.

O Galaxy Ace 2 substituirá o primeiro modelo, com uma câmera de 5 megapixels traseira e uma dianteira VGA. O Galaxy Mini 2 também substituirá o modelo anterior, mas com apenas uma câmera traseira de 3 megapixels.

No entanto, a Samsung não comentou sobre os rumores do lançamento do Galaxy S III, Galaxy Note de 10 polegadas e um novo tablet de 11,6 polegadas. Os aparelhos surgiram em vazamentos nas últimas semanas, mas a empresa não quis fornecer detalhes sobre sua participação na MWC deste ano.

Fonte: Exame

Jaguar Land Rover também quer atacar o mercado chinês



As vendas mundiais da Jaguar Land Rover subiram 25% em 2011


A Tata Motors Ltd. informou terça-feira que sua filial britânica, a Jaguar Land Rover, escolheu um sócio para montar seus carros na China, uma investida que provavelmente permitirá a ela vender veículos a preços competitivos, naquele que desponta como o maior mercado fora da Europa para suas marcas de luxo.

"Estamos aguardando as autorizações exigidas pelas autoridades reguladoras" para a fábrica chinesa, disse a jornalistas o diretor financeiro da Tata Motors, C. Ramakrishnan.

Ele não quis dar detalhes sobre o sócio chinês, mas disse que a Tata Motors vai dobrar o investimento na Jaguar Land Rover em comparação ao ano passado, para 1,5 bilhão de libras por ano (US$ 2,4 bilhões), visando desenvolver novos produtos e tecnologias.

A Jaguar Land Rover está de olho na China para compensar o enfraquecimento da demanda em seus grandes mercados tradicionais, os Estados Unidos e a Europa, onde o consumo tem sido prejudicado pela crise econômica.

A maioria dos mercados emergentes, como a China, cobra impostos maiores dos carros importados para estimular a indústria doméstica. As montadoras, assim, procuram por sócios para fabricar seus veículos localmente.

Ralf Speth, diretor-presidente da Jaguar Land Rover, disse em janeiro que a empresa pode gastar até 100 milhões de libras na nova fábrica chinesa.

A fabricante de carros de passeio e utilitários esportivos de luxo também estuda construir uma linha de montagem parecida no Brasil, disse Speth no mês passado.

A Jaguar Land Rover, que a Tata Motors comprou da Ford Motor Co. em 2008 por US$ 2,3 bilhões, abriu uma fábrica ano passado na cidade de Pune, na Índia, onde ela monta o utilitário esportivo Land Rover Freelander.

As vendas mundiais da Jaguar Land Rover, no período de abril de 2011 a janeiro de 2012, subiram 25% em relação a um ano antes, para 245.705 veículos. A Jaguar Land Rover tem atualmente três fábricas em Castle, no Reino Unido.

The Wall Street Journal

Novos brinquedos interagem com tablets e smartphones


Nova versão do clássico 'Jogo da Vida', da Hasbro, agora incorpora uma roleta virtual acionada em iPads



A indústria de brinquedos, num esforço para tirar proveito da fascinação das crianças por smartphones e tablets, está lançando produtos que se conectam com as telas sensíveis ao toque que esses aparelhos têm.

Na Toy Fair 2012, uma das maiores feiras de brinquedos do mundo, que reúne os fabricantes em Nova York esta semana, a Hasbro Inc. está promovendo uma nova versão do seu clássico "Jogo da Vida" que permite que os participantes girem a roleta numa reprodução virtual do jogo num iPad.

Ao mesmo tempo, a Mattel Inc. anunciou uma nova linha de brinquedos chamada Apptivity que permite que as crianças utilizem bonecas Barbie e carrinhos Hot Wheel equipados com condutores especiais para controlar o movimento de jogos em um computador tablet.

"É uma categoria totalmente nova de brinquedos", diz Tim Kilpin, um diretor da Mattel.

Nem todos estão convencidos de que a tática de se vincular a tablets e smartphones vai funcionar para a indústria de brinquedos, que tem tido queda ou estagnação das vendas em mercados importantes nos últimos anos. Nos Estados Unidos, por exemplo, as vendas de 2011 caíram 2%, para US $ 21,2 bilhões.

"Tablets e smartphones são eletrônicos quase perfeitos, então por que abarrotá-los com peças desajeitadas e acessórios que os tornam menos elegantes?", pergunta Eric Levin, diretor de operações da Techno Source, fabricante de brinquedos do conglomerado Li & Fung Ltd. de Hong Kong.

Enquanto os veteranos da indústria culpam o aumento da concorrência de outras opções de entretenimento pela queda nas vendas de brinquedos tradicionais, outros experts citam um problema mais básico: a falta de criatividade dos fabricantes, que vêm fazendo as mesmas bonecas, carrinhos e armas de brinquedo, ano após ano.

"Mais inovação poderia permitir que os brinquedos mantivessem seus parâmetros de preços, porque o modelo atual não é sustentável", disse Soren Torp Laursen, diretor de operações da Lego Company Ltd.

Embora a concorrência de preços de brinquedos tradicionais seja hoje intensa, os fabricantes perceberam que ainda podem obter margens mais altas com produtos originais. O LeapPad Explorer, um tablet para crianças da LeapFrog Enterprises Inc., foi esgotado na maioria das lojas nesta temporada de Natal e é revendido no site de leilões eBay por valores bem acima do preço de varejo sugerido, de US$ 99, nos EUA.

Os fabricantes de brinquedos têm lançado versões mais focadas na tecnologia de suas marcas já estabelecidas há anos, com variados níveis de sucesso. Eles tentaram transformar seus brinquedos em videogames e criaram sites correspondentes. Mais recentemente, começaram a licenciar os direitos para criar versões físicas de alguns sucessos digitais — a Mattel, por exemplo, foi bem-sucedida com uma versão de tabuleiro do fenômeno dos games para smartphones e tablets "Angry Birds", da Rovio Entertainment Ltd.

Os novos brinquedos levam a aliança um pouco mais além. Uma nova versão do popular "Banco Imobiliário", da Hasbro, vendida nos EUA por US$ 25, o dobro do preço normal do jogo, usa um iPad, iPhone ou iPod Touch para lançar débito ou crédito em contas virtuais com um cartão de banco. Os jogadores também podem disputar minigames virtuais quando obtêm cartas especiais no jogo de tabuleiro.

Outro brinquedo novo na linha Mattel Apptivity permite que as crianças usem os carrinhos Hot Wheels para controlar uma corrida virtual no iPad.

Alguns pais dizem que a ideia de deixar as crianças correrem por aí com seus eletrônicos caros não é das mais felizes.

"Tenho problemas com esse despejo de tecnologia nas crianças", diz Jill Simonian, uma mãe blogueira que vive em Los Angeles. "IPad não é um brinquedo".

A Spin Master Ltd., fabricante canadense mais conhecida por seus brinquedos Bakugan, foi pioneira no mercado híbrido, lançando na temporada natalina a Appfinity AppBlaster, uma longa espingarda de plástico que utiliza a tela do iPhone como o alvo da arma. A empresa também lançará em brve a AppDrive, um volante que permite que crianças controlem jogos em aparelhos da Apple Inc. ou smartphones e tablets que usam Android, o sistema operacional da Google Inc.

Embora muitos dos grandes fabricantes estejam abraçando a nova tendência, alguns preferem tomar um caminho diferente para lucrar com o amor das crianças pela tecnologia.

Em vez de encontrar formas de vender brinquedos ligados aos tablets e smartphones dos pais, a Techno Source está apostando no tablet infantil Kurio. Vendido nos EUA por um preço inicial de US$ 199, ele tem 4.000 jogos disponíveis, não vende merchandise virtual associado ao computador e permite que os pais bloqueiem sites inadequados.

Fonte e créditos pela foto: The Wall Street Journal

Adidas aposta na moda para se tornar líder na China




A Adidas AG vai mirar em nichos como a alta moda e as roupas infantis, buscando superar a Nike Inc. na China e tornar-se a maior marca de roupas esportivas no país.

A empresa alemã de artigos esportivos disse na segunda-feira que espera este ano ultrapassar sua receita estimada de 1 bilhão de euros (US$ 1,3 bilhão) na China, Hong Kong e Taiwan em 2011. Para alcançar essa meta, a segunda maior fabricante mundial de artigos esportivos em receita, depois da Nike, planeja focar-se em segmentos que as rivais ainda não dominam.

"A China já mostrou que está mais interessada em lazer e moda do que qualquer outro país" onde a Adidas opera, disse o diretor-presidente da Adidas, Herbert Hainer.

A disputa pelos consumidores chineses de roupa esportiva vem esquentando. A Nike se tornou a marca esportiva número um da China, segundo a pesquisadora de mercado Euromonitor, com 7.500 pontos de venda em todo o país. A Adidas tem 6.700 pontos de venda em toda a China, e não quis dizer quantos pretende abrir este ano.

Embora os conjuntos tipo training e calças de moletom sejam comuns na China, a participação nos esportes é baixa. Assim, há menos chances de que os consumidores comprem os artigos de luxo que as fabricantes de roupas esportivas ocidentais vendem para os aspirantes a atletas de outros países.

Tanto a Adidas como a americana Nike querem impulsionar as vendas de roupas esportivas de primeira linha. Mas a Adidas também vê potencial de crescimento em outras áreas. Hainer disse que este ano a empresa vai aumentar o marketing para a NEO, uma linha de roupa informal da Adidas dirigida aos adolescentes, que inclui jaquetas com capuz listadas de cerca de US$ 60, e tem preços em torno de 40% menores do que outras marcas da Adidas.

A linha NEO visa ser uma porta de entrada para os consumidores com orçamento mais apertado ou que moram em cidades com menor poder aquisitivo, onde Heiner acredita que estão dois terços das oportunidades da empresa. À medida que o orçamento dos consumidores aumenta, eles terão mais acesso aos produtos mais sofisticados da Adidas, disse ele. A Y-3, linha de alto padrão da empresa, vende casacos de couro com acabamentos em pele por cerca de US$ 3.100 e casacos de tweed de manga três quartos por cerca de US$ 2.650.

A Adidas também planeja expandir-se em vestuário para crianças, um mercado incipiente na China, onde os pais desejam comprar o melhor para o único filho na família. A Adidas tem 500 lojas de roupas infantis em toda a China, e vende produtos de luxo como sapatinhos de couro para bebês por cerca de US$ 215 o par.

Os observadores do mercado dizem que a Adidas pode enfrentar grandes desafios ao tentar entrar nesses nichos. Marcas de moda jovem como a Zara, da empresa espanhola Inditex SA, e outros fabricantes de roupas estão se expandindo rapidamente em todo o país.

"As empresas esportivas precisam manter raízes convincentes no atletismo para continuarem diferenciadas de suas concorrentes que são puramente grifes de moda ", disse Torsten Stocker, sócio da consultoria americana Monitor Group.

A Adidas também está consciente de que precisa entrar mais fundo nos equipamentos esportivos, e vai investir em mais lojas ao ar livre para vender roupas resistentes e roupas especiais para caminhadas aos consumidores chineses mais aventureiros.

As vendas da Adidas na China saltaram para 900 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2011, um aumento de 28% ante o ano anterior, disse Hainer.

Fonte: The Wall Street Journal

Samsung deixa de investir em LCD para focar nova tecnologia OLED




A Samsung Electronics Co. planeja desmembrar sua divisão de telas de cristal líquido, ou LCD, numa empresa separada, em um esforço para reavivar seus negócios deficitários com as telas planas, e disse que está estudando uma fusão entre a nova entidade e firmas afiliadas ao grupo Samsung.

A reestruturação da maior fornecedora mundial de LCDs em volume de vendas ocorre agora que a empresa sul-coreana está promovendo uma tecnologia mais avançada chamada Oled - a sigla em inglês para "diodo orgânico emissor de luz"-, depois que fortes quedas de preço nos monitores convencionais deixaram seus negócios com telas LCD no vermelho durante o ano passado.

A divisão de LCD será desmembrada em uma nova empresa chamada Samsung Display Co., que será lançada em 1 de abril com capital de 750 bilhões de wons (US$ 668 milhões), informou a empresa. A Samsung Electronics disse ainda que será a proprietária de todas as ações da nova firma.

A entidade está considerando diversas modificações na estrutura dos negócios, tais quais a fusão com outras afiliadas, como a Samsung Mobile Display ou a S-LCD, para conseguir competitividade não só em LCD, mas também na tecnologia avançada de displays Oled, disse a Samsung em comunicado aos órgãos reguladores.

No ano passado, a Samsung Electronics e a japonesa Sony Corp. concordaram em encerrar sua joint venture S-LCD Co., que fabricava telas LCD para televisores, uma colaboração de sete anos na qual as duas empresas despejaram vários bilhões de dólares para construir fábricas, obtendo pouco retorno. A Samsung disse na época que iria incorporar a firma em sua divisão de LCDs.

A Samsung Mobile Display, uma joint venture entre a Samsung Electronics e a filiada Samsung SDI Co., domina o mercado mundial de Oleds, com uma fatia de mais de 95%.

Analistas disseram que a cisão já era esperada, pois a empresa agora está concentrada em produzir os lucrativos Oleds para produtos com Santelas maiores, como tablets e TVs, sendo o mercado de TVs especialmente lucrativo.

Mudar para Oled "é agora uma tendência inevitável. Não há motivo para a Samsung investir mais no negócio de LCD; ela prefere focar em melhorar sua tecnologia Oled", disse Song Myung-sub, analista da HI Investment & Securities, acrescentando que "com a oferta de LCDs encolhendo no geral, alguns fabricantes coreanos verão uma reviravolta em seus negócios a partir do terceiro trimestre."

A divisão de telas de LCD da Samsung Electronics teve um prejuízo operacional de 750 bilhões de wons em 2011.

As telas Oled têm uma fina camada de material orgânico que brilha, criando a luz de fundo da tela. Essas telas consomem menos energia, têm melhor nitidez de imagem e um tempo de resposta mais rápido do que as de LCD convencional.

Fonte: The Wall Street Journal

19 de fevereiro de 2012

Novos Produtos M. Dias Branco



Para oferecer mais opções aos clientes que passam o dia fora de casa, a Fortaleza, marca do grupo M. Dias Branco, investe em produtos que agregam praticidade. 

As novidades, segundo a empresa, são os novos sabores dos biscoitos cream cracker, que estão disponíveis nas versões fibras, amanteigado e gergelim. 

Além do lançamento de duas linhas: Rosquinhas e Pani, biscoito que possui formato de pão francês. “Estamos ampliando o portfólio da marca para atender às expectativas do consumidor, que sempre busca novidades”, diz Adriany Paiva, gerente de marketing da M. Dias Branco.

Fonte e crédito pela imagem: Giro News