Você entra no supermercado para comprar detergente e algo te faz levar não só o detergente, mas também aquela esponja de lavar louças. Sim os chamados Clip Strip’s são realmente muito funcionais, práticos e sem duvida um ótimo meio para aumentar as vendas.
Exemplo de Clip Strip |
Essa técnica de pendurar produtos nas gôndolas com Clip Strip tem por objetivo fazer o cliente levar outro produto que vai “casar” com aquele que ele encontrou na gôndola, como no exemplo que citei no inicio. É claro que na maioria das vezes os promotores de venda são peças fundamentais para a colocação e posicionamento dessas fitas, pois se colocarmos essas fitas com produtos que não são compatíveis, a venda não vai acontecer, ou será muito aquém do esperado. Mas falando como consumidor, gosto dessa ferramenta de venda, quando bem utilizada facilita e muito a nossa vida. Quem já não foi comprar aquele espaguete pra fazer no domingo e não agradeceu pelo queijo ralado estar ali pendurado naquele Clip Strip abençoado.
O mocinho passa a ser bandido
Vou confessar que no começo eu não era muito fã do Clip Strip. Na verdade eu não entedia muito bem a função dessa fita. Bom, no começo não era só eu que não entendia a função do Clip Strip, o varejista ou gerente de loja também não entendia, assim éramos cobrados para colocar a “tal fita” por nossos supervisores, mas na loja enfrentávamos uma resistência muito grande, todo mundo olhava o Clip Strip como um vilão e não como um mocinho. Isso por que tinha muitos promotores que abusavam, excediam ou exageravam colocando muito produto em uma fita só, colocando fitas em qualquer lugar sem autorização o que causava grande atrito, pois aquilo dava uma visão horrível na loja, sem dizer que escondia os produtos da gôndola e qualquer toque que o cliente dava ia tudo para o chão.
Clip Strip - Cuidado para não exagerar |
É claro que nem todos são adeptos ao Clip Strip, ainda há um grande preconceito a respeito dessa ferramenta de venda. E posso dizer que os motivos são os mesmos que impediram o seu uso lá no começo. Mas como já disse, sou a favor dessa fantástica ferramenta que facilita a vida do cliente e alavanca e muito a venda se bem utilizada. Afinal estamos falando de um dos mais conhecidos e usados métodos de Cross-Merchandising.
Por Edson Souza
2 Participações:
Muito Bom o Artigo, Essa Sinergia bem usada é sucesso na certa, além do produto correto a quantidade de fitas não podem ser exagerados. #PoluiçãoVisual
Obrigado Edson Luiz... realmente se usarmos de maneira adequada é uma excelente estratégia de venda
Postar um comentário