
30 de março de 2012
Vendas dos supermercados sobem 11,6%
As vendas reais do setor supermercadista em fevereiro avançaram 11,58% em relação ao mesmo mês de 2011, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Os índices foram deflacionados pelo IPCA.
Segundo superintendente da Abras, Tiaraju Pires, a alta mostra que “o setor conseguiu atrair parcela significativa do aumento da renda do trabalhador ocorrida no período, incluindo-se aí o aumento de 14,1% no salário mínimo.”
No acumulado do primeiro bimestre, as vendas do setor supermercadista alcançaram alta de 7,57%, na comparação com igual período de 2011.
Em relação a janeiro deste ano, houve uma queda real de 0,18%. Segundo Pires, a queda era esperada por conta do efeito calendário.
Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou crescimento de 18,10% em fevereiro em relação a fevereiro de 2011 e alta de 0,27% sobre janeiro deste ano.
No bimestre, o avanço nominal foi de 14,07%, na comparação ao mesmo período do ano passado.
O valor cesta de 35 produtos de largo consumo (AbrasMercado), analisada pela GfK, apresentou queda de -0,25%, em relação a janeiro deste ano.
Já na comparação com fevereiro de 2011, avançou 5,83%, passando de R$ 298,68 para R$ 316,10.
Os produtos com as maiores altas em fevereiro, na comparação com janeiro, foram feijão (11,52%), seguido pela cebola (8,75%) e o café (4,06%). As maiores quedas foram registradas no tomate (-21,34%), farinha de trigo (-4,23%) e farinha de mandioca (-3,83%%).
Fonte: Valor Econômico
Foto: Diario do Nordeste
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