Estou eu bem tranquilo na noite de 15 de Dezembro, quando recebo um email do nosso amigo Caio Camargo do Falando de Varejo, dando os parabéns ao PDV Ativo por estar entre os 30 melhores sites, os que mais contribuem para o desenvolvimento das empresas e dos profissionais do setor. Imaginem a minha alegria, afinal o PDV Ativo tem um pouco mais que um ano, mais isso é resultado do nosso trabalho e esperamos continuar mostrando o que há de melhor nos pdv's desse Brasil maravilhoso.
Gostaria de externar meus sinceros agradecimentos a Srª Mercedes Mosquera uma das sócias da loja independente Madrid na capital paulista e que acessa nosso site regularmente para se manter informada do que rola no mundo do merchandising e no varejo brasileiro e mundial.
Aqui vai parte da matéria publicada na revista Supermercado Moderno:
Se preferir faça o Download clicando AQUI (Arquivo em PDF. Para baixar o PDF é necessário o programa Acrobat Reader. Caso você não tenha, clique aqui para instalar em seu computador).
30 sites que vão mudar a sua empresa
Descubra tendências, fique por dentro das inovações e acompanhe o desempenho de redes varejistas. Direto da web, você obtém informações e conhecimento para melhorar seu negócio e crescer profissionalmente.
Por Alessandra Morita | amorita@lund.com.br
A internet é um mundo de informações.Pela web, você pode acompanhar tendências, conhecer novos mercados, identificar conceitos inovadores. Ou seja, pode ampliar seu conhecimento, o que ajuda a tomar decisões mais assertivas. O difícil é descobrir
onde estão os sites relevantes para o seu negócio. Para desvendar esse mundo, SM procurou profi ssionais do autosserviço e da indústria, além de consultores de varejo, e pediu indicações dos sites que mais contribuem para o desenvolvimento das empresas e dos profissionais do setor. O resultado são 30 endereços eletrônicos, que você encontra a partir da próxima página. Eles podem ser consultados regularmente. As indicações foram feitas por Alexandre Ribeiro e Eduardo Adrião (Pão de Açúcar), Márcio Vale e Celso Furtado (Coop), Bruno Abrantes (Floresta Supermarket), Gabriel Habka Pedroso (Futurama), Mercedes Mosquera
(Madrid), Thulio Fernandes Martins (ABC), Afonso Mielli (Bombril), Hugues Godefroy (Sara Lee), Antônio Sá (Faap), Gustavo Carrer (Sebrae-SP), Márcia Auriani (Anhembi Morumbi), Marco Quintarelli (Grupo Azo), Renato Muller (GS&MD), Sílvio Laban (Insper)
Internacionais
» www.nrf.com
Com mais de 1,6 milhão de estabelecimentos associados, o NRF (National Retail Federation) traz
em seu site notícias sobre o varejo norte-americano, tendências do setor, eventos e ações para incentivar o desenvolvimento do mercado, como campanhas de prevenção de perdas. Antônio Sá,
coordenador de pós-graduação de varejo da Faap, recomenda assinar a newsletter diária, pois ajuda o varejista a se informar rapidamente sobre as inovações do setor.
» www.ilacadworldretail.com
Afonso Mielli, diretor comercial da Bombril, indica o site pelas informações de mercado que traz
do varejo brasileiro e da América Latina. É possível se cadastrar para receber semanalmente novidades sobre as principais redes do setor no continente. O ILACAD World Retail oferece ainda serviços pagos, como estudos de comportamento do shopper e perfi l de
alguns tipos de varejo, como alimentício e farmacêutico.
» www.ecrnet.org
Downloads gratuitos de estudos sobre a cadeia de abastecimento e comportamento do consumidor, além de um guia de sustentabilidade que ajuda na tomada de decisões. Esse é um dos serviços oferecidos pela ECR Europa na web. “O site traz ainda metodologias de gestão de varejo, abordando temas como sortimento, pricing, exposição, promoção e abastecimento de
lojas”, recomenda Th iago Burgers, consultor da Integration.
» www.springwise.com
O Springwise reúne mais de 8 mil colaboradores voluntários espalhados por 70 países. Esses profissionais compartilham tendências e inovações publicando-as no site. “Isso é interessante porque mostra conceitos aplicáveis aos indivíduos e às organizações a partir de exemplos reais”,
comenta Sílvio Laban, coordenador geral de programas de MBA do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa). Para ele, o sucesso do site é mais uma prova do poder das redes sociais. Para se ter uma ideia, a newsletter é recebida por mais de 100 mil profissionais de 120 países.
» www.kamcity.com
Conteúdo técnico sobre o setor. É isso o que o Kamcity, de origem britânica, oferece na opinião de Hugues Godefroy, diretor comercial da Sara Lee. No KamLibrary, por exemplo, é possível acompanhar uma pesquisa mensal sobre preços e promoção. Nessa área, o supermercadista também encontra artigos e relatórios sobre temas técnicos, como estratégia de preço, desempenho global das empresas de varejo, gestão de categorias, entre outros assuntos.
» www.planetretail.net
Com escritórios em Londres, Frankfurt e Tóquio, o Planet Retail oferece notícias do varejo internacional, relatórios sobre o autosserviço de alguns países e estudos sobre empresas e inovação. Boa parte do conteúdo, no entanto, é paga. Eduardo Adrião, membro do conselho editorial de SM e executivo do Pão de Açúcar, conta que recentemente viajou à Venezuela para conhecer a operação de algumas empresas. Antes, baixou no site o perfil do varejo venezuelano, a fim de se informar e aproveitar melhor os contatos. “O Planet Retail tem ainda blogs de especialistas”, acrescenta.
» http://cci.som.yale.edu
“Esse é um site especializado em estudos do comportamento do consumidor, ligado à tradicional
Universidade de Yale.” Quem indica é Renato Muller, gerente de publicação da GS&MD – Gouvêa de Souza. O endereço traz pesquisas, relatórios e artigos sobre o assunto. As pesquisas podem ser consultadas por tema, autor ou ano de produção. Há uma área destinada a estudos sobre a China e a Índia.
» www.emarketer.com
Neste endereço, é possível conhecer inovações e estatísticas sobre a web: e-business, marketing online, tecnologias, entre outros temas. “Em sites como este fico sabendo das tendências mundiais em diversos segmentos”, afirma Márcia Auriani, coordenadora de MBA em gestão de Marketing em Serviços e Varejo da Anhembi Morumbi. Convém lembrar que o conteúdo completo das pesquisas e estudos é cobrado.
ESPECIALIZADOS/TÉCNICOS
» www.pdvativo.com.br
Mercedes Mosquera, uma das sócias da loja independente Madrid, na capital paulista, se informa sobre as ações de merchandising dos fabricantes por meio deste endereço. Também é possível conhecer lançamentos e notícias da indústria.
» www.varejista.com.br
Artigos de especialistas, notícias e dicas para vender mais e motivar a equipe são temas que podem ser encontrados no Portal Varejista, que pertence ao Grupo Friedman. “O site traz eventos importantes para os supermercadistas. Também gosto da linguagem simples e direta”, afirma Marco Quintarelli, consultor de varejo do Grupo Azo.
» www.acnielsen.com.br
Alguns dados de pesquisa são disponibilizados pela Nielsen em seu site. Por essa razão, Bruno Abrantes, gerente de produtos da rede Floresta Supermarket, frequenta o endereço. “Como sou responsável pelo gerenciamento por categorias, estou sempre atrás de dados que me auxiliem na aplicação dessa ferramenta”, explica. Com 16 lojas, a rede atua em Volta Redonda e outras cidades do Rio de Janeiro.
» www.umv.com.br
Ligada ao grupo Martins, a Universidade Martins do Varejo traz uma série de informações para os pequenos varejistas. Na área de serviços, por exemplo, é possível baixar projetos de layout de supermercados. “O site também disponibiliza manuais de merchandising para o varejista fazer download”, explica Gustavo Carrer, consultor do Sebrae- SP. Quem quiser ir às compras, pode adquirir vídeos em DVD e cursos em CD-ROM.
» www.anvisa.com.br
A Agência de Vigilância Sanitária é responsável pela regulamentação dos produtos comercializados no País. Recentemente, por exemplo, publicou parâmetros técnicos detalhados para definir o que é água sanitária e alvejante. “Ao consultar sites como esse, acesso informações antes do mercado”, explica Alexandre Ribeiro, membro do conselho editorial de SM e executivo do Pão de Açúcar.
» www.stf.jus.br
No portal do Supremo Tribunal Federal, é possível acompanhar ações e legislações que afetam o autosserviço. “Esse site também informa sobre o andamento de processos”, explica Márcio Vale, vice-presidente da Coop, 29 lojas no Estado de São Paulo. Outro site consultado pelo executivo é o do Supremo Tribunal de Justiça.
» www.mundodomarketing.com.br
Todo tipo de iniciativa relacionada ao marketing nos mais diferentes segmentos – do varejo à tecnologia – é o que os profissionais encontram neste site. Para Antônio Sá, coordenador de pós-graduação em varejo da Faap, visitas semanais ajudam a conhecer novos conceitos e ações nos pontos de venda. Renato Muller, da GS&MD, sugere acompanhar a coluna de Beth Furtado.
» www.endeavor.org.br
Para o gerente de marketing da Coop, Celso Furtado, o site se destaca pelo conteúdo, pois oferece palestras e artigos de profi ssionais reconhecidos em sua área de atuação. “É só fazer um cadastro para ter acesso gratuito”, lembra. A proposta do instituto é promover o empreendedorismo nos países em desenvolvimento.
» www.serasa.com.br
Os indicadores econômicos pesquisados pelo Serasa Experian estão disponíveis na home. Entre as informações que podem ser acessadas, você encontra o nível de atividade do comércio, demanda por crédito, inadimplência e vendas em datas sazonais.
» www.coreconsp.org.br
O site é um dos consultados por Afonso Mielli, da Bombril, para obter informações econômicas. O Conselho Regional de Economia de São Paulo publica um informe semanal com projeções para o ano dos principais indicadores econômicos: risco país, dólar, inflação, taxa de juros, entre outros. Esses e outros dados estão disponíveis na área Indicadores e Pesquisas.
» www.ibge.gov.br
Como o instituto fornece os dados estatísticos ofi ciais do País, é possível encontrar uma série de indicadores econômicos. O acompanhamento frequente ajuda a entender o consumidor. No site estão disponíveis pesquisas sobre o comércio (há dados específcos sobre super e hipermercados),
PIB, emprego e desemprego e perfi l da população.
» http://planetasustentavel.abril.com.br
Como o próprio nome diz, o site reúne informações sobre sustentabilidade. É possível assistir a vídeos, acessar infográficos, blogs e entrevistas. Há muitas dicas que podem ser transmitidas aos consumidores dos super e hipermercados.
» www.sosmatatlantica.org.br
A ONG SOS Mata Atlântica mantém informações sobre seus projetos de preservação da mata atlântica na internet, além de publicar notícias. “Acompanho sempre o site porque mantemos projetos voltados para o meio ambiente”, esclarece Bruno Abrantes, do Floresta Supermarket.
» www.mundoverde.com.br
O site da franquia de lojas Mundo Verde é uma fonte para conhecer as novidades em produto com apelo à saúde e ao bem estar. A rede oferece 27 mil itens que vão desde alimentos (diet, light, integrais, sem glúten, etc.) até CDs. A indicação é de Mercedes, do Madrid.
Confira a matéria completa no site www.sm.com.br
» www.planetretail.net
Com escritórios em Londres, Frankfurt e Tóquio, o Planet Retail oferece notícias do varejo internacional, relatórios sobre o autosserviço de alguns países e estudos sobre empresas e inovação. Boa parte do conteúdo, no entanto, é paga. Eduardo Adrião, membro do conselho editorial de SM e executivo do Pão de Açúcar, conta que recentemente viajou à Venezuela para conhecer a operação de algumas empresas. Antes, baixou no site o perfil do varejo venezuelano, a fim de se informar e aproveitar melhor os contatos. “O Planet Retail tem ainda blogs de especialistas”, acrescenta.
» http://cci.som.yale.edu
“Esse é um site especializado em estudos do comportamento do consumidor, ligado à tradicional
Universidade de Yale.” Quem indica é Renato Muller, gerente de publicação da GS&MD – Gouvêa de Souza. O endereço traz pesquisas, relatórios e artigos sobre o assunto. As pesquisas podem ser consultadas por tema, autor ou ano de produção. Há uma área destinada a estudos sobre a China e a Índia.
» www.emarketer.com
Neste endereço, é possível conhecer inovações e estatísticas sobre a web: e-business, marketing online, tecnologias, entre outros temas. “Em sites como este fico sabendo das tendências mundiais em diversos segmentos”, afirma Márcia Auriani, coordenadora de MBA em gestão de Marketing em Serviços e Varejo da Anhembi Morumbi. Convém lembrar que o conteúdo completo das pesquisas e estudos é cobrado.
ESPECIALIZADOS/TÉCNICOS
» www.pdvativo.com.br
Mercedes Mosquera, uma das sócias da loja independente Madrid, na capital paulista, se informa sobre as ações de merchandising dos fabricantes por meio deste endereço. Também é possível conhecer lançamentos e notícias da indústria.
» www.varejista.com.br
Artigos de especialistas, notícias e dicas para vender mais e motivar a equipe são temas que podem ser encontrados no Portal Varejista, que pertence ao Grupo Friedman. “O site traz eventos importantes para os supermercadistas. Também gosto da linguagem simples e direta”, afirma Marco Quintarelli, consultor de varejo do Grupo Azo.
» www.acnielsen.com.br
Alguns dados de pesquisa são disponibilizados pela Nielsen em seu site. Por essa razão, Bruno Abrantes, gerente de produtos da rede Floresta Supermarket, frequenta o endereço. “Como sou responsável pelo gerenciamento por categorias, estou sempre atrás de dados que me auxiliem na aplicação dessa ferramenta”, explica. Com 16 lojas, a rede atua em Volta Redonda e outras cidades do Rio de Janeiro.
» www.umv.com.br
Ligada ao grupo Martins, a Universidade Martins do Varejo traz uma série de informações para os pequenos varejistas. Na área de serviços, por exemplo, é possível baixar projetos de layout de supermercados. “O site também disponibiliza manuais de merchandising para o varejista fazer download”, explica Gustavo Carrer, consultor do Sebrae- SP. Quem quiser ir às compras, pode adquirir vídeos em DVD e cursos em CD-ROM.
» www.anvisa.com.br
A Agência de Vigilância Sanitária é responsável pela regulamentação dos produtos comercializados no País. Recentemente, por exemplo, publicou parâmetros técnicos detalhados para definir o que é água sanitária e alvejante. “Ao consultar sites como esse, acesso informações antes do mercado”, explica Alexandre Ribeiro, membro do conselho editorial de SM e executivo do Pão de Açúcar.
» www.stf.jus.br
No portal do Supremo Tribunal Federal, é possível acompanhar ações e legislações que afetam o autosserviço. “Esse site também informa sobre o andamento de processos”, explica Márcio Vale, vice-presidente da Coop, 29 lojas no Estado de São Paulo. Outro site consultado pelo executivo é o do Supremo Tribunal de Justiça.
» www.mundodomarketing.com.br
Todo tipo de iniciativa relacionada ao marketing nos mais diferentes segmentos – do varejo à tecnologia – é o que os profissionais encontram neste site. Para Antônio Sá, coordenador de pós-graduação em varejo da Faap, visitas semanais ajudam a conhecer novos conceitos e ações nos pontos de venda. Renato Muller, da GS&MD, sugere acompanhar a coluna de Beth Furtado.
» www.endeavor.org.br
Para o gerente de marketing da Coop, Celso Furtado, o site se destaca pelo conteúdo, pois oferece palestras e artigos de profi ssionais reconhecidos em sua área de atuação. “É só fazer um cadastro para ter acesso gratuito”, lembra. A proposta do instituto é promover o empreendedorismo nos países em desenvolvimento.
» www.serasa.com.br
Os indicadores econômicos pesquisados pelo Serasa Experian estão disponíveis na home. Entre as informações que podem ser acessadas, você encontra o nível de atividade do comércio, demanda por crédito, inadimplência e vendas em datas sazonais.
» www.coreconsp.org.br
O site é um dos consultados por Afonso Mielli, da Bombril, para obter informações econômicas. O Conselho Regional de Economia de São Paulo publica um informe semanal com projeções para o ano dos principais indicadores econômicos: risco país, dólar, inflação, taxa de juros, entre outros. Esses e outros dados estão disponíveis na área Indicadores e Pesquisas.
» www.ibge.gov.br
Como o instituto fornece os dados estatísticos ofi ciais do País, é possível encontrar uma série de indicadores econômicos. O acompanhamento frequente ajuda a entender o consumidor. No site estão disponíveis pesquisas sobre o comércio (há dados específcos sobre super e hipermercados),
PIB, emprego e desemprego e perfi l da população.
» http://planetasustentavel.abril.com.br
Como o próprio nome diz, o site reúne informações sobre sustentabilidade. É possível assistir a vídeos, acessar infográficos, blogs e entrevistas. Há muitas dicas que podem ser transmitidas aos consumidores dos super e hipermercados.
» www.sosmatatlantica.org.br
A ONG SOS Mata Atlântica mantém informações sobre seus projetos de preservação da mata atlântica na internet, além de publicar notícias. “Acompanho sempre o site porque mantemos projetos voltados para o meio ambiente”, esclarece Bruno Abrantes, do Floresta Supermarket.
» www.mundoverde.com.br
O site da franquia de lojas Mundo Verde é uma fonte para conhecer as novidades em produto com apelo à saúde e ao bem estar. A rede oferece 27 mil itens que vão desde alimentos (diet, light, integrais, sem glúten, etc.) até CDs. A indicação é de Mercedes, do Madrid.
Confira a matéria completa no site www.sm.com.br
1 Participações:
Parabens PDV Ativo por esse reconhecimento. Eu tive o privilegio de acompanhar o crescimento desse site, e posso afirmar que é tudo feito com muito amor, trabalho e dedicaçao. A tendencia é alcançar novos patamares, podemos ter certeza que isso vai acontecer naturalmente. Parabéns Edson e Paula pelo excelente trabalho e pelo reconhecimento merecido...
2010 nos espera com muitos desafios, superaçao e conquistas a todos nós!!!
Abrazzzz...
Postar um comentário