11 de agosto de 2009

Unilever sai da Gôndola

By Renato Santhinon

Incrível como algumas empresas acabam por dominar um habitat de tantos predadores, hoje num mundo tão globalizado onde muitos acreditavam a alguns anos atrás que não existiria mais latifúndios, tendo em vista a grande facilidade de criação e de divulgação de coisas novas, muitos achavam que as pequenas e médias empresas iriam dominar, mas isso não aconteceu, e muito pelo contrário, as grandes corporações se uniram em busca de redução de custos, troca de tecnologias, ampliação do canal de distribuição, dinamismo logístico e menor concorrência, esse último muito prejudicial ao consumidor.

Enfim não é só a união das empresas que podemos citar e também a incorporação de grandes marcas, pois hoje temos dois caminhos para tornar um negócio gigantesco, o primeiro é ser grande e comprar ou unir-se a outra empresa grande, outro caminho é a incorporação de grandes marcas no mercado, e este posso dizer, que é um grande jogo de xadrez na mão de mega empresários, ao qual usam seu expertize e inteligência para alavancar grandes cheques Mattes no mercado, podemos citar a compra da Matte Leão pela Coca-Cola, onde cada uma já era líder no seu seguimento antes da incorporação, portanto a grande sacada da Coca foi além de comprar a marca, receber todo o know-how centenário da Matte de fazer chás. Outra mega fusão que aconteceu a pouco foi da compra da Sadia pela Perdigão criando a Brasil Foods, a compra da Garoto pela Nestlé a assim vai.

Mas vim aqui hoje falar não só de compras e uniões, e sim do dinamismo de algumas empresas em criar espaço onde quase não existe mais espaço, praticamente desafiando as leis da física. Como já andei escrevendo no Twitter sobre o próximo projeto do CCR Group com o manual completo de Marketing, que de forma didática irá mostrar a trajetória de uma empresa nascendo, crescendo e consolidando no mercado, vista por especialistas, comecei o meu trabalho de pesquisa onde mais atuo: no Supermercado!
Como minha função é escrever sobre como o varejo anda expondo seus produtos fui a campo exatamente mostrar o que o mercado anda fazendo de mais moderno e gostei tanto do que vi que decidi citar e mostrar o quanto a Unilever vem se destacando na gôndola, praticamente saindo dela num festival de design, cross-merchandising e exposição out-line (fora da gôndola).

Marcas como Pomarola num incrível cross-merchandising na gôndola de massas, onde a poucos centímetros também tínhamos um clip-strip de caldos Knorr fazendo cross, outro exemplo de cross pude ver na gôndola de pães com Hellmans Deleite, acompanhando a onda da Campanha Nacional "Será que vai dar sanduba" e "Maionese tem baixa caloria", outro cross que gostei muito foi na gôndola de produtos masculinos de higiene e beleza, onde encontrei um display expositor saindo da gondola com shampo da marca Seda, outro display de desodorante feminino da marca Rexona saindo da gôndola fazendo cross com produtos femininos com absorventes e sabonetes íntimos, enfim como podemos ver essa prática inteligente de sair da gôndola em cross merchadising vem fazendo com que empresas possam explorar toda a sua gama de produtos com baixo investimento em displays com um resultado muito similar.

Por: Renato Santhinon, publicitário é consultor e especialista em Merchandising no Ponto de Venda, que atua na área de criação, produção e implantação de materiais para PDV.
renatosantinon@gmail.com
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