A NewStyle assina a campanha e a estratégia de ativações nos pontos-de-venda
A AmBev apresenta a 4ª edição do Brasil Master Chopp, campeonato profissional que seleciona os melhores tiradores de chope do país. A NewStyle é responsável pelo desenvolvimento do plano de ações que envolvem o consumidor por meio de promoções, blitz e materiais de PDVs.
Para 2009, a AmBev amplia a competição, que passa a contar com seletivas regionais, além de realizar ativações em bares e ações na internet. O evento, promovido pela Real Academia do Chopp, é uma das etapas do campeonato mundial da categoria, o Stella Artois World Draught Master, que ocorrerá este ano em Nova York, EUA, e tem como objetivo incentivar a cultura cervejeira.
Para reforçar a importância do campeonato ao promover a excelência e qualidade do Chopp Brahma e do Chopp Stella Artois, uma série de ações será realizada. Quinze dias antes da seletiva, um casal de promotores percorrerá os bares do Rio de Janeiro e São Paulo abordando os consumidores que pedirem Chopp Brahma ou Chopp Stella Artois a tirarem seu próprio chope com a ajuda de um profissional.
A estratégia inclui ainda uma ação de ativação nos bares que irá informar, de forma divertida, os passos corretos para se ter um chope com qualidade. Dois casais de promotores irão entregar aos clientes oito bolachas de chope. No verso de cada, haverá um dos passos do processo ideal para a retirada de Chopp Brahma e do Chopp Stella Artois e o cliente terá um tempo para colocá-las na ordem correta. Se acertar, o consumidor ganhará um brinde.
Um hotsite com todas as informações do campeonato também estará disponível para o público. O site (www.brasilmasterchopp2009.com.br) conterá a lista de bares participantes, os sete passos do ritual para tirar chope, além das datas e fotos dos participantes.
Sobre o Brasil Master Chopp
Com mais de 400 bares participantes de todo o país, a competição terá início em agosto com seletivas regionais. O Brasil Master Chopp será realizado em seis capitais - Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo - e contará com tiradores de chope de 22 cidades. Cada uma das seletivas escolherá três participantes para a grande final brasileira, que será realizada em São Paulo, dia 25 de setembro.
O campeonato será disputado em duas categorias: Chopp Brahma Master e Stella Artois Challenge. Ao todo 40 profissionais classificados para a final brasileira serão avaliados nas categorias: Respeito ao ritual, Qualidade no serviço, Habilidade e destreza e Simpatia. Os três primeiros colocados na categoria Chopp Brahma Master ganham prêmio em dinheiro. Já o vencedor da Stella Artois Challenge representará o Brasil no campeonato mundial da categoria - Stella Artois World Draught Master, uma das principais competições de tiradores de chope do mundo, que este ano passa a acontecer em Nova York, EUA. As edições anteriores aconteceram em Leuven, na Bélgica. A final será realizada no dia 29 de outubro.
Em 2008, a bartender Vivian Salmeron da Silvia, do bar paulistano Charles Edward´s, foi a grande vencedora do Brasil Master Chopp e representou o Brasil na Bélgica ficando em 11° lugar de 29 adversários.
A disputa internacional - World Draught Master
Realizado desde 1997, o campeonato Stella Artois World Draught Master reúne, anualmente, os melhores tiradores de Chopp Stella Artois dos cinco continentes. A competição conta com um júri de seis especialistas de diferentes países. O objetivo é escolher o tirador de Chopp Stella Artois que segue todas as etapas do ritual de maneira perfeita. O campeão da disputa ganha uma viagem para o destino que escolher, em qualquer lugar do mundo. Para os segundo e terceiro lugares, o prêmio é uma viagem para qualquer lugar da Europa. O campeonato, que sempre aconteceu em Leuven, na Bélgica, passa a acontecer, a partir deste ano, em Nova York, EUA.
Calendário Brasil Master Chopp (www.brasilmasterchopp2009.com.br)
Seletivas regionais: Entre 31/8 e 25/9
Rio de Janeiro - 31 de agosto
Belo Horizonte - 4 de setembro
Brasília - 9 de setembro
Salvador - 14 de setembro
Porto Alegre - 21 de setembro
São Paulo - 25 de setembro
Sobre o Chopp Brahma
O Chopp Brahma é tradicional entre os apreciadores da bebida. Quando a cerveja chegou ao Brasil, há mais de 150 anos, era produzida e vendida em barris. Só 46 anos depois, passou a ser engarrafada e a utilizar a assinatura Brahma Chopp, para levar consigo a fama que o chope já havia conquistado. Lançado em 1888, o Chopp Brahma é o único chope que não é pasteurizado e não contém aditivos, por isso é conhecido como o chope de verdade. Atualmente, o Chopp Brahma é líder de mercado em mais de 95% das cidades no Brasil.
Sobre Stella Artois
Sinônimo de sofisticação, é uma cerveja de valor inestimável. Nascida em 1366 na Bélgica, berço dos melhores mestres cervejeiros, é uma cerveja super premium, produzida com ingredientes de primeiríssima qualidade para paladares exigentes.
Sobre a NewStyle
A NewStyle é uma agência com mais de 15 anos de experiência no mercado promocional, que faz parte do grupo ABC, a maior holding nacional de agências de comunicação. Com o know-how de 130 profissionais, distribuídos nas áreas de Atendimento, Criação, Planejamento, Operações, RH e Financeira/Administrativa, atende de forma ágil, gerando resultados positivos, com campanhas estrategicamente elaboradas para atingir os objetivos propostos. Tem como principais clientes: Amanco, AmBev, Docol, Kraft Foods, Marfrig, P&G, Sadia, Telhanorte e Tetra Pak.
Sete passos para tirar o Chopp Brahma
1. A Caldereta
A caldereta é o copo ideal para se servir o Chopp Brahma. Seu formato é perfeito por valorizar todo o aroma e sabor da bebida. Além disso, a limpeza é fundamental para manter as características excelentes da bebida, como a quantidade de gás carbônico e a duração do colarinho.
O profissional do chope deve sempre lavar a caldereta com detergente neutro e enxaguá-la em água corrente. Esse procedimento garante a total limpeza do copo, para que não haja gordura ou algum tipo de resíduo. É muito importante observar a caldereta contra a luz e verificar se ela está, de fato, sem resíduos ou sujeira de qualquer natureza.
2. O Preparo
Quem gosta de saborear um bom Chopp Brahma sabe que a temperatura certa é ponto fundamental. Para isso, é necessário resfriar a caldereta imediatamente antes da tiragem do Chopp. Deste modo, quando o cliente o levar à boca terá desde o primeiro momento a sensação deliciosa da bebida.
O tirador de chope deve resfriar a caldereta com gelo e água ou somente com água gelada. Mas, muito importante: nunca deixar as mãos entrarem em contato com o líquido. Esse erro grave contamina a água com gordura e sujeira.
3. O Segredo
O primeiro jato do chope deve ser dispensado, para que cada gota Chopp Brahma servido ao cliente esteja fresca. Num país repleto de superstições, podemos dizer que: "o primeiro é pro santo", mas a verdade é que este procedimento evita a espuma em excesso e garante que a bebida seja servida gelada.
4. A Refrescância
Ao servir o Chopp Brahma é fundamental que o chopeiro segure a caldereta com a ponta dos dedos, na sua parte inferior. O método impede que o calor das mãos seja transferido para o copo, deixando-o fresquinho para o chope.
A caldereta deve ser mantida a um ângulo de 45º graus, enquanto a torneira é aberta. Deixe o líquido escorrer suavemente sem formação de espuma e preencha dois terços do copo com a bebida límpida, clara e brilhante.
5. O Creme
No Chopp Brahma bem servido, um colarinho cremoso é fundamental. Quem realmente entende de chope sabe que o colarinho serve pra deixá-lo com aparência irresistível e, principalmente, para manter o aroma, a temperatura e o sabor característicos da bebida.
Para formação de um perfeito colarinho, após a tiragem do líquido, coloque a caldereta em posição de 45º graus e, gradativamente, volte à posição vertical. Para saber se o colarinho está perfeito, verifique se está com, no mínimo 2 dedos de espessura, cerca de 2,5 cm, e se tem a aparência bem cremosa e espessa.
6. O Choro
Aqui está todo o charme do chope. Ao cremar, deixe que parte do colarinho transborde e escorra pela caldereta até eliminar as bolhas grandes, e assim permaneça somente o creme. Este procedimento evita que o colarinho desapareça rapidamente, sendo a garantia de um chope cremoso por muito mais tempo. Mas lembre-se: o bico da chopeira jamais deve entrar em contato com o líquido ou com o colarinho.
7. O Reconhecimento
Todo cuidado com a aparência do chope é fundamental nesta etapa. Por isso, antes de servi-lo, limpe a base da caldereta para que o cliente não a receba pingando. Sirva o Chopp Brahma sobre uma bolacha limpa e com a logomarca da caldereta virada para o cliente. Um produto de altíssima qualidade e reconhecido como o melhor chope do Brasil, merece ser servido com um vigoroso "Saúde!".
Nove passos para tirar o Chopp Stella Artois
1. O Cálice
O cálice foi criado para garantir a qualidade de Stella Artois em todos os detalhes: sabor, cor, aroma e espuma. Representa o requinte e a tradição de Stella Artois em todo o mundo.
2. A Purificação
É preciso ter certeza de que o cálice está limpo, livre de qualquer resíduo, inclusive de marca de dedos. Por isto, é importante usar um ótimo detergente neutro e deixar o cálice secar naturalmente. Antes de receber o líquido, o cálice de Stella Artois deve ser colocado em água gelada, para ficar na mesma temperatura do chope.
3. O Sacrifício
O primeiro jato da chopeira não deve ser servido para garantir que Stella Artois esteja fresca para o consumidor desde a primeira gota.
4. A Alquimia
Quando for servir Stella Artois, o chopeiro deve inclinar o cálice á um ângulo de 45°. Quando o chope atinge o cálice e começa a circular é criada a proporção ideal entre a espuma e líquido.
5. A Coroação
Um chope de qualidade de Stella Artois merece muito mais que um colarinho. Merece uma coroa, que é formada com o retorno do cálice para a posição vertical, quando este estiver com a metade do seu volume preenchido. A coroa evita que o líquido entre em contato com o ar, preservando seu sabor, aroma e temperatura.
6. A Reverência
O chopeiro deve fechar rapidamente a torneira e retirar o cálice, sem deixar que caiam respingos. O líquido e o cálice jamais devem tocar a torneira. Isso garante o frescor da Stella Artois.
7. A Guilhotina
Nesta etapa, o chopeiro deve retirar o excesso de espuma. Para isto, deve usar espátula especial de Stella Artois, inclinada num ângulo á 45°, passando-a sobre o cálice bem apoiado no balcão para retirar as bolhas maiores. Isso garante que a espuma dure mais tempo. Depois a espátula deve ser colocada num outro copo, com água limpa.
8. A Regra Inviolável
É fundamental para garantir o sabor e o aroma de Stellla Artois. Além disto, ajuda a manter a sua temperatura. A altura ideal é de dois dedos: mais ou menos 3 cm.
9. A Premiação
Vire a marca do cálice para o cliente, segurando pela base e com a logomarca voltada para o consumidor. Enquanto ele se delicia com a sua obra prima, deseje "Saúde!".
0 Participações:
Postar um comentário