
31 de outubro de 2009
29 de outubro de 2009
Trabalho de merchandising com Ração Bomguy
Projeto "Nestlé até Você".

Na região de Heliópolis, na capital paulista, um microdistribuidor é responsável pelo recebimento dos produtos, desenvolvimento de catálogos de venda, promoção de convenções e outras atividades de suporte com os revendedores. O objetivo é vender diretamente ao consumidor, reduzindo custos exigidos por supermercados. Segundo a companhia, a venda de produtos da marca é feita por seis revendedoras que obtêm, em média, R$ 600 mensalmente, conforme o tempo de dedicação à atividade. Segundo a Nestlé, são vendidos cerca de 10 mil potes de iogurte e 2 mil pacotes de biscoitos por mês. A diferença de preço pago na porta de casa pelo consumidor em comparação com o da mercadoria adquirida no mercado é inferior a 10%.
Segundo a empresa, o modelo de negócio é desenvolvido praticamente em todas as áreas da cidade de São Paulo, abrangendo zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, com microdistribuidores que atuam nos bairros das classes C, D e E e em outros municípios das regiões Sul e Sudeste, com a participação de 150 microdistribuidores e 6 mil revendedores. A Nestlé já levou o projeto para Alagoas, Ceará, Pará, Paraíba e Pernambuco. Os planos são de expandir para o Centro-Oeste em 2010.
A multinacional tentou lançar o projeto na favela de Paraisópolis, que tem 80 mil habitantes, mas não encontrou interessados. Segundo o ex-vereador José Rolim, líder comunitário local, há muitas exigências para ser um distribuidor. "A Nestlé é muito rigorosa e está correta pois a venda direta é um meio de acabar com o monopólio dos grandes supermercados. Os revendedores não queriam garantir a inadimplência", diz.
Na região, em um raio de 7 km, há 13 mercados e hipermercados de bandeiras como Extra, Pão de Açúcar, CompreBem, Assai, Carrefour, Walmart e Makro. Rolim afirma que não há mais mercados pequenos. "Foram engolidos pelos grandes."
O distribuidor ganharia uma comissão sobre as vendas, mas teria que abrir uma pequena empresa, alugar um galpão e garantir o pagamento das mercadorias. E ninguém se interessou. Para Rolim, o consumidor perdeu a chance de comprar os produtos a um preço mais acessível. Mas ele mantém esperança de o projeto ainda decolar em Paraisópolis.
Fonte: Diário do Comércio - SP
Trabalho de merchandising da Nestlé
Trabalho de merchandising com Café Maratá

"OLA!!! MEU NOME É MARCUS MIRANDA, SOU PROMOTOR DE VENDAS DA MARATÁ E MORO EM BELÉM (PA).....
ENCONTREI POR ACASO A PAGINA DO PDV ATIVO NA INTERNET E ADOREI !!!!! E APESAR DE SER NOVO NO RAMO DE PROMOTOR, ESTOU ENVIANDO O MEU TRABALHO E ESPERO QUE SEJA O 1º DE MUITOS.... OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE.
ESSE TRABALHO FOI FEITO POR MARCUS E FLÁVIO."
Ficamos felizes de ver seu trabalho Marcus e Flávio e também esperamos que seja o primeiro de muitos tanto seu, como de outros profissionais de Belém. Abraços e parabéns.
Trabalho de merchandising Purina
28 de outubro de 2009
Barco a velas com produtos Triunfo.
Ação de merchandising da Nutrimental em Minas.
Ação de merchandising Ypê Premium
27 de outubro de 2009
REX DESIGN GANHA MAIS PRÊMIOS

Para uma linha de sabonetes que traz em sua composição o chantilly — como principal ingrediente —, sempre misturado com outro item culinário (pêssego, morango ou macadâmia), a proposta da REX foi integrar o universo cosmético, que se comunica de uma maneira majoritariamente subjetiva, com o culinário, que prioriza a imagem dos ingredientes gerando “appetite appeal”, e traduzi-los numa linguagem visual que foge do padrão da categoria ao mesmo tempo se destaca dentro das demais plataformas LUX.
REX DESIGN GANHA MAIS PRÊMIOS

As embalagens premiadas estão expostas na Luxepack em Monaco e em 2010 serão exibidas na DesignPack Gallery em Paris e na Luxepack em Shanghai.
Confira no link a seguir o projeto premiado da REX: http://blog.pentawards.org/?p=2237
REX DESIGN GANHA MAIS PRÊMIOS

Sobre a REX Design:
Há 12 anos no mercado, a REX Design é uma das maiores agências de design do país. Recentemente, também passou a atender a Unilever de Londres trabalhando com diversas marcas Globais.
Com atuação nacional e internacional, a REX desenvolve projetos extensos e inovadores nas áreas de Identidade Visual, Embalagem e Promoção para clientes como Unilever, Kraft, FEMSA e Hershey’s. Como um escritório de design multidisciplinar, a agência também inova em projetos autorais e experimentais, desde editorial de livros e ilustrações até a concepção de exposições e animações atendendo de Escolas infantis às mais influentes Editoras do país.
A REX Design, reconhecida por seu expertise, profissionalismo e criatividade é a mais premiada em toda a história da Bienal Brasileira de Design Gráfico.
Moinho Paulista laça panetone e chocotone Nita

A Nita Alimentos, nova assinatura da marca de varejo do Moinho Paulista, está investindo R$ 1,5 milhão no lançamento do Panetone Nita e do Choconita. Elaboradas com farinha de trigo Nita, frutas cristalizadas ou gotas de chocolate, as novidades marcam o ingresso da marca em uma nova categoria e fazem parte da estratégia de reposicionamento da empresa que pretende reforçar sua presença no mercado de alimentos prontos com produtos de maior valor agregado e oferecer ao consumidor mais itens com a mesma qualidade da marca.
“Somos fornecedores exclusivos de vários fabricantes, em especial da Cepam (Panetone Village). Por conta disso, e pela facilidade de parceria que possuímos, resolvemos desenvolver os nossos lançamentos com a Cepam. Queremos transferir a força da marca da Nita para um produto cuja principal matéria-prima é exatamente o nosso carro chefe: a farinha de trigo”, explica Marcos Pereira, Diretor Comercial da empresa.
Segundo o executivo, o ingresso na categoria de alimentos sazonais é um desafio, já que o tratamento desse tipo de produto requer cuidados especiais e a realização de campanhas distintas das realizadas pela empresa até o momento. “Nossa expectativa é a melhor possível. Se o consumidor, inteligente que é, fizer o link do panetone com nossa farinha de trigo, teremos um bom caminho percorrido. Nossa intenção é reforçar a marca Nita em todas as categorias que tiverem relação com o nosso negócio”, revela.
Em relação à qualidade dos produtos, Pereira informa que tanto o Panetone Nita quanto o Choconita não deixarão nada a desejar em relação às melhores marcas do mercado. “A Cepam, nossa parceira, foi vencedora de vários prêmios de “melhor panetone” e, sempre, teve na base da sua produção a farinha de trigo Nita. Nossa parceria é encarada com uma naturalidade incrível, já que os laços são antigos e muito fortes”, declara.
Os panetones, encontrados em embalagens de 500 gramas pelo preço médio entre R$ 8,50 e R$ 10,00 a unidade, estarão nos pontos-de-venda onde o consumidor já encontra os produtos Nita. Hoje, a marca está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, em todo Centro-Oeste, no Espírito Santo e em alguns estados do Nordeste.
Fonte: Revista Fator Brasil
Trabalho de Merchandising Nazca Cosméticos

(Clique na imagem para ampliar)
Trabalho de merchandising Sococo

"Descobri o site quando estava fazendo pesquisa sobre pdvs para ter maior informações sobre pdvs, achei o site muito interessante e anotei o endereço... Dias depois meu irmão Ezequiel de Oliveira, estava fazendo um belo trabalho em um supermercado, então lembrei do site e lhe passei o endereço. Hoje ele já tem alguns trabalhos publicados no PDV ATIVO e também minha irmã Ester de Oliveira. Por isso resolvi enviar algumas fotos dos produtos Sococo, composto de leite de coco, coco ralado e água de coco, que foram tiradas em Florianópolis - SC."
Que legal, a família toda ta ligada aqui no PDV Ativo, grande abraço a todos vocês dessa terra fantástica, logo que eu tiver uma folga vou para Santa Catarina, já faz 2 anos que estive aí, ohhh saudade.
Trabalho de merchandising Ambev

(Clique na imagem para ampliar)
Trabalho de Merchandising Perdigão
26 de outubro de 2009
Condor inaugura mais uma loja em Curitiba

Com investimentos de R$ 35 milhões em uma área de 25 mil m², a nova loja seguirá um padrão de qualidade, modernidade e respeito ao meio ambiente, já implantado nos dois últimos hipermercados inaugurados pela rede. A unidade contará com 45 mil itens, 32 check-outs ergonômicos e 9 lojas de apoio como farmácia, lotérica e praça de alimentação
www.condor.com.br
Danone planeja investir um Bilhão em novas aquisições.
O diretor de finanças da companhia, Pierre-André Terisse, afirmou que a intenção é aumentar o ritmo de crescimento em novos mercados, em parte por meio de aquisições de pequeno e médio porte, em um total de € 1 bilhão. "Estamos observando e trabalhando nisso (agora) enquanto falamos", afirmou.
A Danone está no rastro de oportunidades de aquisição desde a emissão de ações de € 3 bilhões, realizada em maio. O objetivo era usar a maior parte do dinheiro para reduzir as dívidas remanescentes da aquisição da Numico, fabricante holandesa de alimentos para bebês comprada em 2007 por € 12,3 bilhões, mas também promover uma série de aquisições em países emergentes, onde a Danone busca se expandir. A companhia francesa havia informado em maio que as aquisições seriam pontuais, limitadas, cada uma, a "dezenas ou centenas de milhões de euros".
Desde então, surgiram várias especulações de que a multinacional estaria em busca de alvos maiores, como a Mead Johnson, uma empresa dos Estados Unidos de comida para bebês, com valor de mercado de US$ 9 bilhões. Em setembro, a Danone divulgou formalmente que não estava em negociações.
O grupo de análises de mercado Datamonitor afirmou que a América Latina e a região da Ásia-Pacífico apresentam boas oportunidades de expansão para a Danone, especialmente no México e Vietnã.
Na sexta-feira, a multinacional anunciou aceleração no ritmo de crescimento das vendas para
4,1% no terceiro trimestre, em comparação a igual período de 2008, levando em conta uma taxa de câmbio constante e as atividades sob seu controle há mais de 12 meses. De acordo com Terisse, o lucro líquido do segundo semestre ficará aproximadamente "em linha" com o da primeira metade do ano, que foi de € 932 milhões.
As vendas de água engarrafada cresceram 4,6%, revertendo três trimestres de declínio, enquanto as de laticínios, que representam 57% da receita total, avançaram 2,3%. Novos produtos e cortes de preços ajudaram a impulsionar as vendas. "Os ajustes operacionais que estamos introduzindo desde o início do ano vêm se traduzindo em uma aceleração do crescimento em nossas vendas e volumes", disse o presidente executivo da Danone, Franck Riboud.
Fonte: Valor Econômico
Trabalho de Merchandising da Brasil Foods

E vamos novamente para Maceió - AL, aliás acho que ta na hora de abrir uma filial PDV Ativo em Alagoas, pois o que esse pessoal tem nos apoiado não é brincadeira não. É mais um trabalho do nosso amigo Luiz Felipe Laurindo da Brasil Foods. Mais uma vez parabéns pela ação Luiz.
(Clique na imagem para ampliar)
Trabalho de Merchandising "Bebê Mania"
O Marco T. F. de Paula de Limeira - SP extréia no PDV Ativo com belos trabalhos, vamos deixar ela dar o seu recado também, diz aí Marcos:
"Ola amigos do PDV Ativo, meu nome é Marcos e sou da cidade de Limeira-SP. Conheci o site pelo meu coordenador e achei muito legal o reconhecimento pelos nossos trabalhos, afinal poucas pessoas reconhece nossa profissão de promotor de vendas. Estou enviando umas fotos de trabalhos recentes que fiz numa ação do Wal Mart que se chama "bebê mania" espero que agradem.
Abraços e obrigado pelo espaço cedido.
Nós que agradecemos Marcos espero que continue realizando essas belas exposições e que também possa nos enviar, abraços.
"Ola amigos do PDV Ativo, meu nome é Marcos e sou da cidade de Limeira-SP. Conheci o site pelo meu coordenador e achei muito legal o reconhecimento pelos nossos trabalhos, afinal poucas pessoas reconhece nossa profissão de promotor de vendas. Estou enviando umas fotos de trabalhos recentes que fiz numa ação do Wal Mart que se chama "bebê mania" espero que agradem.
Abraços e obrigado pelo espaço cedido.
Nós que agradecemos Marcos espero que continue realizando essas belas exposições e que também possa nos enviar, abraços.
24 de outubro de 2009
Trabalho de Merchandising Perdigão

Luiz felipe é promotor da loja do Hiper Bompreço Jatiúca em Maceió-AL, promotor da Perdigão desde 2006... é mais um profissional criativo que está ligado no PDV Ativo!!! Olha que até rimou...abraços a todos mais uma vez aos nossos amigos de Alagoas.
(Clique na imagem para ampliar)
Festival de Café em Alagoas
A Elen Salomoni de Maceió - AL desenvolveu um belo trabalho e nos deu a honra de apreciar. Atravez do email que a Elen nos mandou ele explicou como foi realizado esta ação:
A AÇÃO TEVE INICIO NA TERÇA DIA 30/06/09,COM A CONFECÇÃO DO PONTO EXTRA PELOS PROMOTORES: ELEN SALOMONI E CLAUDIO COSTA.
NA QUARTA DIA 01/07/09 DEU INICIO AO FESTIVAL DO CAFÉ, ONDE FOI MONTADO UMA CAFETERIA E NELA ESTÁ SENDO REALIZADO DEGUSTAÇÃO DE CAFÉ PILÃO A VÁCUO E INFORMAÇÕES SOBRE OS NOSSOS PRODUTOS.
A IDÉIA PRINCIPAL DA CAFETERIA É MOSTRAR AOS NOSSOS CONSUMIDORES QUE O CAFÉ NÃO É SÓ MAIS UM ITEM DA CESTA BÁSICA E SIM UM PRODUTO PARA SER APRECIADO E DEGUSTADO COM PRAZER.
A AÇÃO TEVE INICIO NA TERÇA DIA 30/06/09,COM A CONFECÇÃO DO PONTO EXTRA PELOS PROMOTORES: ELEN SALOMONI E CLAUDIO COSTA.
NA QUARTA DIA 01/07/09 DEU INICIO AO FESTIVAL DO CAFÉ, ONDE FOI MONTADO UMA CAFETERIA E NELA ESTÁ SENDO REALIZADO DEGUSTAÇÃO DE CAFÉ PILÃO A VÁCUO E INFORMAÇÕES SOBRE OS NOSSOS PRODUTOS.
A IDÉIA PRINCIPAL DA CAFETERIA É MOSTRAR AOS NOSSOS CONSUMIDORES QUE O CAFÉ NÃO É SÓ MAIS UM ITEM DA CESTA BÁSICA E SIM UM PRODUTO PARA SER APRECIADO E DEGUSTADO COM PRAZER.
Trabalho de Merchandising fraldas Johnson
Trabalho de Merchandising com Mendorato
23 de outubro de 2009
NewStyle assina ‘Marcas que eu adoro’ da Kraft Foods Brasil

Mais uma vez, a Kraft Foods Brasil está nos pontos de venda do país com uma ação tentadora. É a promoção “Marcas que eu adoro”, que vai até 9 de dezembro em 1.750 lojas e vai premiar consumidoras com milhares de geladeiras. A NewStyle assina conceito, estratégia, comunicação e operacionalização da campanha.
Com a geladeira exposta no PDV, o objetivo da Kraft Foods Brasil é estreitar o relacionamento com os canais de vendas e aumentar a visibilidade das marcas Tang, Fresh, Fermento em Pó Royal e Gelatina e Sobremesas Royal no pequeno varejo.
Ao comprar R$ 7,90 em produtos das marcas participantes da promoção, a consumidora ganha na hora um cupom com um código promocional para enviar via SMS para 50045. Após concluído o envio, ela recebe uma mensagem no celular com a confirmação do cadastro e o número de ordem e série com que concorrerá ao sorteio de uma geladeira pela Loteria Federal. A proposta é sortear uma geladeira por ponto de venda.
Mais informações e relação dos postos de troca da promoção no www.marcasqueeuadoro.com.br
Promoção “Marcas que eu adoro”
Data: até 09/12/09
Local: território nacional
www.marcasqueeuadoro.com.br
Ficha Técnica
Criação: Claudio Xavier, Adriana Salles, Daniela Ressia, Ana Succi
Planejamento: Claudia Bertoni
Atendimento: Alice Coutinho, Carol Vanuci
Produção/Operação: Henrique Castilho, Rosana Pastene, Daniel Fagundes, Cristina Jambeiro, Sandra Campitelli
Logística: Rogério Bispo
Aprovação: Leonardo Santos, Gustavo Bruno e Juliana Razini
Sobre a Kraft Foods
A Kraft Foods Brasil, subsidiária da Kraft Foods Global Brands, LLC. é a maior indústria de alimentos nos Estados Unidos e a segunda no mundo. Com sede administrativa em Curitiba (PR), tem quatro fábricas espalhadas pelo território nacional, emprega cerca de sete mil funcionários e registrou em 2008 faturamento bruto de R$ 4 bilhões. A multinacional possui marcas consagradas como os chocolates Lacta, os biscoitos Club Social e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal, a linha de chás Royal Blend e o cream cheese Philadelphia.
Sobre a NewStyle - A NewStyle é uma agência, com mais de 15 anos de experiência no Mercado Promocional, que faz parte do grupo ABC, a maior holding Nacional de Agências de Comunicação. Tem como principais clientes: Amanco, AmBev, Docol, Kraft Foods, P&G, Sadia, Sara Lee, Telhanorte e Tetra Pak. Através de uma análise dos objetivos definidos e da identificação das ferramentas de marketing adequadas às exigências de cada projeto, a principal estratégia da agência é a reinvenção constante das ações e peças direcionadas para o ponto de venda, levadas ao conhecimento do consumidor. Com o know-how de 130 profissionais, distribuídos nas áreas de Atendimento, Criação, Planejamento, Operações, RH e Financeira/Administrativa, atende de forma ágil, gerando resultados positivos, com campanhas estrategicamente elaboradas para atingir os objetivos propostos.
22 de outubro de 2009
Trabalho de Merchandising Sempre Livre
Trabalho de Merchandising com Arroz Tio Jorge
Coca Cola - Vendas cai mas lucro cresce
Receita operacional líquida caiu 4%, para US$ 8,04 bilhões; lucro líquido subiu ligeiramente, para US$ 1,90 bilhão.
A Coca-Cola anunciou nesta terça-feira (20) uma receita menor que a esperada no terceiro trimestre, atingida por declínios na receita em todos os seus negócios. A receita operacional líquida caiu 4%, para US$ 8,04 bilhões, abaixo da estimativa média de analistas de US$ 8,11 bilhões.
As vendas totais por volume subiram 2%, após avançarem 4% no segundo trimestre e 2% no primeiro. O crescimento da companhia nos mercados em desenvolvimento, como Índia e China, está ajudando-a a resistir a uma desaceleração nos Estados Unidos.
O volume no terceiro trimestre aumentou 7% na América Latina, 6%na região do Pacífico e 2% na África e Eurásia. Na Europa, o volume recuou 2%, enquanto na América do Norte encolheu 4%.
A maior fabricante de refrigerantes do mundo informou que o lucro líquido subiu ligeiramente para US$ 1,90 bilhão, ou US$ 0,81 por ação, contra US$ 1,89 bilhão, ou US$ 0,81 por ação, no mesmo período um ano antes.
Fonte: Portal G1

As vendas totais por volume subiram 2%, após avançarem 4% no segundo trimestre e 2% no primeiro. O crescimento da companhia nos mercados em desenvolvimento, como Índia e China, está ajudando-a a resistir a uma desaceleração nos Estados Unidos.
O volume no terceiro trimestre aumentou 7% na América Latina, 6%na região do Pacífico e 2% na África e Eurásia. Na Europa, o volume recuou 2%, enquanto na América do Norte encolheu 4%.
A maior fabricante de refrigerantes do mundo informou que o lucro líquido subiu ligeiramente para US$ 1,90 bilhão, ou US$ 0,81 por ação, contra US$ 1,89 bilhão, ou US$ 0,81 por ação, no mesmo período um ano antes.
Fonte: Portal G1
Trabalho de Merchandising "Triunfo é Show"

É mais um trabalho do Luiz Antônio Mariano que é promotor de vendas da Triunfo no interior de São Paulo. O pessoal da Triunfo está arrebentando com seus trabalhos, é muito legal ver ações desenvolvidas pelas empresas e correspondidas pelos profissionais de merchandising, essa promoção "Triunfo é Show" é show mesmo, parabéns ao Luiz e a todos aqueles que enviam seus trabalhos para que todos possam apreciar.
(Clique na imagem para ampliar)
Trabalho de Merchandising Johnson & Johnson
Trabalho de Merchandising Kimberly Clark
20 de outubro de 2009
Gomes da Costa - Venda de pescados para o Iraque.
Acordo celebra a primeira venda de peixes realizada por uma empresa brasileira para este país.
A Gomes da Costa, empresa líder no mercado de pescados em conserva, fechou um acordo para realizar a primeira venda de pescados brasileiros para o Iraque, no Oriente Médio. O carregamento, de 300 mil latas de atum, no valor de US$ 250 mil, seguirá em três viagens para o porto de Umm Qasr, com destino à capital Baghdad. O embarque inicial saiu do Brasil neste mês de outubro e todos os produtos serão entregues até o fim de novembro.

A empresa cuidou de todos os detalhes para que a negociação fosse realizada, como a produção de latas com todas as informações impressas na língua árabe, e a adaptação do sabor das conservas ao gosto dos habitantes locais.
"Este acordo é o resultado de um agressivo, e bem-sucedido, trabalho de exploração de novos mercados internacionais para a empresa, que fechou há cerca de 2 meses um contrato, também inédito, para a Guiné Equatorial, na África, onde já atua com regularidade na Líbia e em Angola", explica Dario Chemerinski, diretor comercial internacional da Gomes da Costa.
Atualmente, a Gomes da Costa exporta seus produtos para mais de 30 países, nos cinco continentes.
Trabalho de Merchandising da Sadia
Cross Merchandising com refresco em pó Tang
A Sara Amaro da Silva nos mandou algumas fotos de cross merchandising, mas alguém pode perguntar - "O que é isso?". Cross Merchandising são ações realizadas com produtos de duas ou mais empresas visando agregar valores as duas marcas. São produtos usando a força individual de cada uma , junto ao segmento objetivado. Essas marcas ou produtos podem ser complementares ou correlatas ou possuir alguma afinidade uma com as outras. Como mostrado no trabalho da Sara nos Clip Strip com refresco em pó em diversos pontos espalhados pela loja, observe que cada uma delas está estratégicamente colocadas. Parabéns.
Trabalho de Merchandising Nutrimental
Trabalho de Merchandising Barila
Pergunta do Leitor - Como gerenciar minha equipe de promotores?

Estou com um problema na gerência de promotores de vendas.
Meu caso é o seguinte.. preciso avaliar o trabalho e exigir dos meus promotores de vendas um trabalho de qualidade e que traga um diferencial para a marca.
Só que o meu problema é não poder acompanhar o trabalho deles na rua, fico somente no escritório pois tenho vários outros compromissos a honrar.
Quais são os melhores métodos de eu gerenciar e ter uma cobrança saudável, além de implantar novas ideias..?
e qual os pontos que devo cobrar deles, para ter um bom resultado?
Pergunta feita pelo leitor Tiago Kunzler
Resposta PDV Ativo:
Sua preocupação de gerenciar sua equipe de promotores de uma maneira saudável é muito louvável, parabéns.
É uma pena que você não tenha possibilidades de acompanhar esse trabalho no campo, pois seria a forma mais viável, mas é claro que não a única. Assim dentro dessa impossibilidade vou mencionar brevemente algumas maneiras que podem dar bons resultados:
Relatório de Visitas
O relatório de visitas é um bom meio de acompanhar o trabalho desses profissionais, mas vai aqui uma palavra de cautela: Relatórios minuciosos e cheio de muitos detalhes desnecessários poderá se tornar um tiro que sai pela culatra. O ideal é implantar relatórios simples e que tenha por objetivo principal não "patrulhar ou rastrear" o promotor, mais sim lhe informar o que está ocorrendo em cada PDV visitado pelo promotor. Que informações deveriam ser passadas pelo promotor? Exemplo: Qual a participação da empresa no PDV? Qual a participação do meu concorrente? Há pontos extra do nosso produto na loja? Essas são coisas que não demanda demasiado tempo para fazer e é uma maneira de se poder fazer um acompanhamento. Os relatórios de visita ainda podem trazer outro benefício, vai estreitar a relação entre o promotor e o responsável pela loja.
Campanha de Incentivo
As campanhas de incentivo são outra maneira de avaliar e incentivar a equipe. Elas motivam os promotores a aperfeiçoar e a lapidar o seu trabalho dentro do PDV. E quando falamos em campanha de incentivo não estamos falando de dar prêmios com valores exorbitantes. Prêmios mensais em dinheiro é um dos que dão mais resultados, principalmente quando todos da equipe sabem que podem ganhar dentro daquele mês. É claro que não está descartado a possibilidade de dar outros prêmios, isso numa campanha paralela onde nem todos ganharão e sim aquele que se destacar de alguma forma.
Mais por que podemos dizer que isso vai nos ajudar a avaliar o trabalho da equipe? Simples, na sistemática da campanha implantamos a idéia de realizar pontos extras tais como, pontas de gôndolas, fita stripe, cross merchandising, etc. É evidente que para avaliação exigimos as fotos desses pontos extras, o que nos ajuda a visualizar que trabalho está sendo feito nas lojas com nossos produtos, bem como também incentiva o promotor a buscar metas e nos ajuda até mesmo a observar aqueles que não tem metas dentro da empresa.
Parceria com a equipe de vendas
A equipe de vendedores pode ser nossos fortes aliados no que diz respeito a acompanhar e incentivar o trabalho do promotor. Eles podem ser os olhos da empresa nos PDVs. Sempre de uma forma equilibrada os vendedores poderão trazer informações do que esta acontecendo nas lojas. Eu disse de maneira equilibrada, pois se o vendedor fizer isso em "doses excessivas" ou sem discernimento isso pode também trazer sérios problemas para equipe causando até mesmo o desânimo do promotor por se sentir pressionado ou até mesmo "sufocado", isso poderá ser trágico. Então essa é uma ajuda, mais que deve ser bem trabalhada e entendida pela equipe de vendas, caso contrário pode trazer danos irreparáveis ao profissional de merchandising.
Essas são algumas das maneiras de ajudar nossos profissionais de merchandising e ao mesmo tempo acompanhar o trabalho que estão fazendo com o bem maior da empresa nos PDVs. Mais mesmo assim Tiago seria importante que alguém visitasse, nem que fosse esporadicamente esses profissionais no campo, mais não de uma maneira que transpareça uma cobrança ou "policiamento" dos mesmos e sim para que eles entendam que a empresa se importa com eles e com o aquilo que eles tem feito pela empresa.
Espero ter contribuído com essa resposta.
Sucesso para você e sua equipe.
Por Edson Souza
www.pdvativo.com.br
Profissional de Merchandising a 18 anos.
Pergunta feita pelo leitor Tiago Kunzler
Resposta PDV Ativo:
Sua preocupação de gerenciar sua equipe de promotores de uma maneira saudável é muito louvável, parabéns.
É uma pena que você não tenha possibilidades de acompanhar esse trabalho no campo, pois seria a forma mais viável, mas é claro que não a única. Assim dentro dessa impossibilidade vou mencionar brevemente algumas maneiras que podem dar bons resultados:
Relatório de Visitas
O relatório de visitas é um bom meio de acompanhar o trabalho desses profissionais, mas vai aqui uma palavra de cautela: Relatórios minuciosos e cheio de muitos detalhes desnecessários poderá se tornar um tiro que sai pela culatra. O ideal é implantar relatórios simples e que tenha por objetivo principal não "patrulhar ou rastrear" o promotor, mais sim lhe informar o que está ocorrendo em cada PDV visitado pelo promotor. Que informações deveriam ser passadas pelo promotor? Exemplo: Qual a participação da empresa no PDV? Qual a participação do meu concorrente? Há pontos extra do nosso produto na loja? Essas são coisas que não demanda demasiado tempo para fazer e é uma maneira de se poder fazer um acompanhamento. Os relatórios de visita ainda podem trazer outro benefício, vai estreitar a relação entre o promotor e o responsável pela loja.
Campanha de Incentivo
As campanhas de incentivo são outra maneira de avaliar e incentivar a equipe. Elas motivam os promotores a aperfeiçoar e a lapidar o seu trabalho dentro do PDV. E quando falamos em campanha de incentivo não estamos falando de dar prêmios com valores exorbitantes. Prêmios mensais em dinheiro é um dos que dão mais resultados, principalmente quando todos da equipe sabem que podem ganhar dentro daquele mês. É claro que não está descartado a possibilidade de dar outros prêmios, isso numa campanha paralela onde nem todos ganharão e sim aquele que se destacar de alguma forma.
Mais por que podemos dizer que isso vai nos ajudar a avaliar o trabalho da equipe? Simples, na sistemática da campanha implantamos a idéia de realizar pontos extras tais como, pontas de gôndolas, fita stripe, cross merchandising, etc. É evidente que para avaliação exigimos as fotos desses pontos extras, o que nos ajuda a visualizar que trabalho está sendo feito nas lojas com nossos produtos, bem como também incentiva o promotor a buscar metas e nos ajuda até mesmo a observar aqueles que não tem metas dentro da empresa.
Parceria com a equipe de vendas
A equipe de vendedores pode ser nossos fortes aliados no que diz respeito a acompanhar e incentivar o trabalho do promotor. Eles podem ser os olhos da empresa nos PDVs. Sempre de uma forma equilibrada os vendedores poderão trazer informações do que esta acontecendo nas lojas. Eu disse de maneira equilibrada, pois se o vendedor fizer isso em "doses excessivas" ou sem discernimento isso pode também trazer sérios problemas para equipe causando até mesmo o desânimo do promotor por se sentir pressionado ou até mesmo "sufocado", isso poderá ser trágico. Então essa é uma ajuda, mais que deve ser bem trabalhada e entendida pela equipe de vendas, caso contrário pode trazer danos irreparáveis ao profissional de merchandising.
Essas são algumas das maneiras de ajudar nossos profissionais de merchandising e ao mesmo tempo acompanhar o trabalho que estão fazendo com o bem maior da empresa nos PDVs. Mais mesmo assim Tiago seria importante que alguém visitasse, nem que fosse esporadicamente esses profissionais no campo, mais não de uma maneira que transpareça uma cobrança ou "policiamento" dos mesmos e sim para que eles entendam que a empresa se importa com eles e com o aquilo que eles tem feito pela empresa.
Espero ter contribuído com essa resposta.
Sucesso para você e sua equipe.
Por Edson Souza
www.pdvativo.com.br
Profissional de Merchandising a 18 anos.
Campanha de Verão da Tambaú Alimentos

A campanha criada pela MV2 com o mote “Seu dia mais gostoso com Tambaú”, apresenta alguns produtos da linha de doces em massa, cristalizados, catchups e molhos atomatados que estarão expostos em barraquinhas nos pontos de venda de mercadinhos e em grandes redes de supermercados.
Trabalho de Merchandising com Assolan

Tem cearense na área. É o George Barros de Fortaleza mostrando seu belo trabalho com Assolan. Aliás gostaria de saber que nome é dado a esse tipo de exposição quem souber fale aí. Já vi o pessoal fazer esse tipo de exposição com bola e com pipoca também da um resultado excelente tanto em venda como em visual, parabéns George.
(Clique na imagem para ampliar)
Trabalho de Merchandising com AXE Instinct
19 de outubro de 2009
Alpargatas VS Dible - A briga continua

Segundo uma fonte próxima ao caso ouvida pelo DCI, a 8ª Câmara foi considerada incompetente para julgar o caso. Agora, na 1ª Câmara, "pode haver anulação das decisões anteriores", contou. Essa reviravolta, no entanto, não é automática. As partes são quem deve requerer nova análise.
A reportagem fez uma busca no site do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ- SP) e encontrou onze decisões proferidas pela 8ª Câmara de Direito Privado, aos cuidados do então relator, juiz Salles Rossi. Apenas uma delas, de 23 de agosto de 2005, foi decidida pelo juiz Carlos Augusto de Santi Ribeiro, da 1ª Câmara de Direito Privado. Ainda assim, uma decisão anterior a esta, proferida em 26 de janeiro de 2005, já estava nas mãos de Salles Rossi.
De acordo com o advogado Gustavo Viseu, do Viseu, Cunha e Oricchio Advogados -que não representa nenhuma das partes-, o tribunal tem regra para a distribuição de recursos entre as comarcas. Feito o primeiro julgamento, o caso fica naquela Câmara. "Uma vez com recurso, tem de ir para o mesmo desembargador da primeira distribuição", explica Viseu.
Ele, no entanto, não aposta na possibilidade de pedido de uma das partes para anular. "Tem de informar que existe a prevenção em reclamação anterior. Acho pouco provável que uma das partes consiga reverter o que foi proferido. Uma vez decidido, a possibilidade de isso mudar é remota. A prevenção deve ser alegada antes do julgamento", completou o advogado. Para entender melhor, prevenção é o critério para manter a competência de um magistrado em relação a uma determinada causa pelo fato de ele ter conhecido essa discussão em primeiro lugar.
Da briga
Conhecida por produzir marcas como Topper, Rainha e as sandálias Havaianas, a Alpargatas é acusada de deixar a ex-parceira definhar na gaveta. Conhecida por produzir equipamentos de boxe, bolas e chuteiras, o episódio mais famoso da Drible envolveu o ídolo do futebol brasileiro, Pelé. Foi com uma bola Drible que o mito marcou seu milésimo gol. A marca atingiu o auge da fama e, alguns anos depois, em 1999, firmou um acordo que definiu que a Alpargatas produziria e faria a divulgação de linhas com o selo Drible.
Mas o acordo não durou muito tempo. Logo as empresas se desentenderam. A Drible acusou a Alpargatas de fazer produtos com qualidade duvidosa e rescindiu o contrato sob acusação de inadimplência. Depois, sem conseguir novos parceiros, pediu danos morais e materiais. A Alpargatas, por sua vez, discute os valores e as alegações da antiga parceira, atual algoz.
Em setembro de 2005, o tribunal paulista concedeu para a San Remo direito à assistência judiciária à empresa, mesmo sendo pessoa jurídica, porque houve "comprovação da debilidade financeira". Desde então, a detentora da marca Drible é beneficiária da justiça gratuita. A empresa move duas ações conexas contra a Alpargatas. A primeira, por inadimplência de contrato (cujo valor é de R$ 4 milhões) e a segunda, por descumprimento de cláusulas de contrato, no valor de R$ 480 milhões.
Foto: Ana Paula Paiva
Fonte: DCI
18 de outubro de 2009
Trabalho de Merchandising com Fraldas Cremer
Trabalho de Merchandising da Perdigão em Goiás
Merchandising da Promoção "Trinufo é Show"
Trabalho de Merchandising da Unilever
Assinar:
Postagens (Atom)