31 de março de 2011

Saindo de Trás da Máquina

Para a indústria ganhar dinheiro é indispensável haver qualidade e produtividade. Cada vez mais, competir requer competência. Foi-se o tempo em que os clientes pagavam a conta com a incompetência empresarial embutida nos preços de venda. Hoje, nem o mais sofisticado marketing salva a empresa desorganizada. Até porque um bom marketing tem atrás de si um excelente produto ou serviço.

Qualidade é o que o cliente pensa que é. Quem julga o que é ou o que não é qualidade é o cliente. Como queremos o dinheiro do seu bolso, que ele dá para quem ele quer, nada mais justo do que “dançarmos conforme a música”, fazendo um produto ou serviço como ele deseja e aprova.

Dentro da empresa só existem custos, o lucro está fora dela. Por isso, há cada vez mais necessidade dos produtos e serviços serem criados de fora para dentro das organizações. Isso exige uma nova postura dos dirigentes. Implica em tirar o macacão de fábrica e realizar o papel de relações públicas da empresa, estabelecendo vínculos com o mercado. 

Nada muda se você não mudar. Empresa em que o dono “não sai de trás da máquina” dificilmente conseguirá crescer. Quando o dono do negócio se torna o “sabe-e-faz-tudo” e orgulha-se de ser um “bombril, mil e uma utilidades” do seu empreendimento, torna-se vítima de uma inversão dos papéis, passando a ser comandado pelos subordinados, pois os empregados acabam delegando de baixo para cima.

Mas afinal, por que os dirigentes devem sair de dentro das empresas? Porque somente assim poderão:

- Ver a empresa de fora para dentro
- Comparar-se com outras empresas e perceber melhor os seus pontos fortes e identificar suas
   debilidades
- Observar tendências, oportunidades e ameaças que impactam no seu negócio
- Ouvir a voz do mercado
- Fidelizar clientes
- Desenvolver fornecedores
- Prospectar novos clientes

Se você não é o maior, procure ser o melhor. Empresa de pequeno porte precisa fomentar nos seus colaboradores o comprometimento, a polivalência e o empreendedorismo. Se uma empresa tem 100 funcionários, esta depende teoricamente de 1% do esforço de cada empregado. Mas, o que dizer da micro e pequena empresa que possui apenas três funcionários? Esta teoricamente depende em 33,33% de cada funcionário. Isso mostra o quanto maior deve ser o cuidado dos empresários das pequenas empresas na hora de contratar. Como as instituições não dão conta de fornecer a mão-de-obra qualificada no volume e velocidade que as organizações demandam, restam às empresas que querem crescer tornarem-se experts na contratação, integração e desenvolvimento das pessoas.

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante das áreas de Marketing, Varejo, Atendimento e Motivação do Instituto Tecnológico de Negócios. E-mail: soeli@sinos.net . Novo Hamburgo/RS.

Merchandising - Nova Schin em Vitória da Conquista

Trabalho enviado pelo André Ribeiro Teixeira que é promotor de vendas da Schincariol em Vitória da Conquista - BA.

Ficha técnica

Promotor: André Ribeiro Teixeira
Cidade: Vitória da Conquista
Estado: Bahia
Produto: Cerveja
www.schincariol.com.br

Avesso mostra os bastidores da campanha Devassa Bem Loura com a cantora Sandy

Com descontração e sensualidade a marca de cerveja investe em nova proposta e mostra que todos têm seu lado Devassa

O novo programa Avesso mostra os bastidores de uma das campanhas mais comentadas dos últimos tempos, a da cerveja Devassa Bem Loura com a cantora Sandy. Desenvolvida pela agência Mood, produzida pela Delicatessen Filmes, o comercial já gerava comentários antes mesmo de ser produzido, “As pessoas estavam fazendo bolão no mercado para saber quem seria a próxima Devassa”, conta Augusto Cruz Neto, Sócio Presidente da agência Mood.

Após a marca apresentar a polêmica Paris Hilton em sua campanha anterior, a Devassa estava em busca de algo novo e que surpreendesse o público, “Fomos atrás da Sandy, que ninguém imaginava que tinha um lado Devassa”, explica Aaron Sutton, Sócio-Diretor de Criação da Mood.

Os comerciais, que incluem três filmes, foram gravados em Cotia, interior de São Paulo, e a garota propaganda só foi revelada para o casting de cem pessoas na hora. Ainda para garantir a surpresa, tudo foi gravado em uma terça-feira e já distribuído para veiculação na sexta. O clima de mistério foi explorado no filme de revelação da Sandy, em um cenário estilo cabaré. Além disso, a cantora dançou Conga, Conga, Conga em cima do balcão do bar. “O bacana é que a própria Sandy colocou um clima de festa no set de filmagens”, conta Guilherme Moraes, Diretor de Marketing de Produtos Schincariol.

“Achei muito legal ser escolhida para fazer a nova campanha da Devassa”, diz Sandy, que ainda ressalta a sua mudança de visual, “Fiquei loira só para isso, é uma coisa inédita na minha vida”.

Confira os bastidores dessa campanha e descubra o lado Devassa de Sandy. Veja o programa em http://www.youtube.com/watch?v=QYSvDYdfPdg

Sobre o Programa Avesso

O Avesso é um programa de entretenimento com três minutos de duração, que mostra os bastidores da indústria da comunicação para o grande público, responsável pelo desenvolvimento do conceito do Brand Backstage no Brasil. Se destaca, por sua ampla interação entre os meios, com uma linguagem moderna e dinâmica.

30 de março de 2011

Nívea Íntimo Doublé Effect

Além de promover a higienização da região íntima feminina, o Nívea Íntimo Doublé Effect possui fórmula com óleo de abacate que promete facilitar a depilação local e diminuir a irritação causada pelo uso de lâminas para remoção dos pelos. O produto, que foi testado e aprovado por ginecologistas e dermatologistas, tem distribuição nacional e preço sugerido de R$ 13,60.

Informações: 0800 77 64832

www.nivea.com.br

Merchandising - Nissin Miojo em Uberlândia


Ação enviada pelo nosso amigo Alex Bento de Uberlândia - MG. Uma bela exposição com Nissin Miojo e uma frase muito legal, "Não somos Santos Dumont, mas também fazemos invenções". Parabéns por fazer a diferença no PDV.

Ficha técnica

Promotor: Alex Bento
Coordenador: Doni
Cidade: Uberlândia
Estado: Minas Gerais
www.nissinmiojo.com.br

Café fica 30% mais caro

O preço médio do quilo do produto moído passou de R$ 11,00 para R$ 14,30, um aumento de cerca de 30%. Os dados são da Abic – Associação Brasileira da Indústria do Café.

De acordo com a associação, o aumento na demanda e a escassez do produto no mercado mundial são responsáveis pela alta no valor do produto. O consumo per capita de café bateu recorde no ano passado, registrando o maior número nos últimos 45 anos. Em 2010, o consumo individual foi de 4,81 kg (o equivalente a 81 litros) contra 4,72 kg em 1965. Com isso, a demanda total de café no Brasil atingiu 19,1 milhões de sacas.

De acordo com Alessandra Sitolini Cano, gerente administrativa do Café Wenzel, os preços foram reajustados já no primeiro mês do ano, mas só agora estão sendo repassados ao consumidor final.

Para Alessandra, a escassez do produto no mercado também é explicada pela queda na produção em anos anteriores, devido aos baixos preços que o produto vinha enfrentando. “Os produtores migraram para outras culturas com retorno financeiro maior. Com o aumento da demanda, a produção cresce e os preços devem baixar”, avalia.

Fonte: Jornal da Cidade

Merchandising - Panettone Nestlé em Farropilha

 Trabalho enviado pela Priscila Lubian e Adelar Tieze, feito na loja Imec em Farroupilha - RS equipe serra.

Trem de panettone, vagões utilizado plástico forração Nestlé, rodinhas feitas a mão, luzinhas colocadas manualmente, em todo o trem, cabine feita com dispenser, feita pelos promotores, papais noeis na cabine do maquinista, ponto extra na entrada da loja.

Ficha técnica

Promotores: Priscila Lubian e Adelar Tieze
Cidade: Farropilha
Estado: Rio Grande do Sul
Produto: Panettone
www.nestle.com.br

GUERRA FISCAL CHEGA AO IOGURTE E DANONE PREVÊ AUMENTO DE PREÇOS

Os efeitos da guerra fiscal entre os governos tucanos de São Paulo e Minas Gerais chegaram ao mercado de iogurtes. A Danone, líder do segmento, com 37% das vendas nacionais, está estudando de que forma vai reajustar os preços, numa faixa entre 4% e 14%, caso os dois Estados mantenham os decretos que beneficiam os fabricantes locais em detrimento de produtos feitos fora de suas fronteiras.

"Não quero pensar em aumento de preço. Mas se não conseguir adiar a aplicação do decreto, terei que parar a produção", diz o presidente da Danone no Brasil, Mariano Lozano. Os iogurtes da Danone saem da fábrica com o preço sugerido ao varejo estampado na embalagem e, seguindo Lozano, não haveria tempo hábil de mudar sua política de preços, negociá-la com o varejo e fazer os ajustes na produção para cumprir a nova lei, que entra em vigor na sexta-feira.

Ontem à tarde, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), Edmund Klotz, reuniu-se com o secretário da Fazenda de São Paulo, Andrea Calabi, e propôs o adiamento, por 60 a 90 dias, do decreto 56.855, editado há dez dias. Esse decreto entra em vigor em 1 º de abril e retira o iogurte da cesta básica - ou seja, o ICMS para iogurte sobe de 7% para 18% (para a indústria) e 12% (para o varejo) - no caso de empresas que não produzem no Estado de São Paulo. É o caso da Danone, que possui fábricas em Minas Gerais e no Ceará, e da Batavo (marca da BRFoods), com produção no Paraná e Pernambuco.

O decreto paulista, em tese, beneficia a Nestlé e a Vigor, que produzem iogurte em São Paulo. A Nestlé, que possui cerca de 20% das vendas nacionais de iogurte, informou ontem que não fará reajustes de preços, nem em São Paulo, nem em Minas Gerais - a empresa produz iogurtes e outros derivados de leite nos dois Estados.

O decreto assinado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi editado 63 dias depois de o governador mineiro Antonio Anastasia publicar o decreto 45.515, em 16 de dezembro.

A lei mineira, entre outras medidas, aumentou a tributação para leite UHT (ICMS de 15%), leite fermentado, bebidas lácteas e iogurte (ICMS de 18%), mas manteve a alíquota de ICMS em 7% para produtos feitos em Minas Gerais.

A Itambé, por causa do decreto mineiro, cancelou um investimento de R$ 20 milhões que seria feito em Brodósqui (SP), e decidiu ampliar a fábrica de Pará de Minas (MG) - o investimento, neste caso, é de R$ 100 milhões nos próximos dois anos e deve aumentar a capacidade de processamento de leite longa vida de 10 milhões para 20 milhões de litros mensais e de 5 mil toneladas para 10 mil toneladas mensais a capacidade de iogurte. Na época do anúncio da nova lei, o governo mineiro explicou que estava reagindo a um decreto editado em 2008 pelo então governador, também tucano, José Serra.

O presidente da Danone no Brasil calcula que as empresas que não produzem iogurte em São Paulo, para absorver o impacto do aumento do ICMS de 7% para 18%, teriam que aumentar o preço ao consumidor em 14%. E mesmo aqueles que têm produção em São Paulo teriam, em teoria, que reajustar seus preços em 4%. Lozano estima que 60% dos iogurtes vendidos no mercado paulista venham de fora do Estado. Em Minas Gerais, a Danone é beneficiada, já que tem fábrica em Poços de Caldas. Mas Lozano lamenta o decreto mineiro pois, em sua visão, os regulamentos dos dois Estados brecam um movimento importante de aumento do consumo de iogurtes pela população de menor renda. Desde 2005, quando o iogurte entrou para a cesta básica [com ICMS de 7%], a indústria estava investindo e segurando custos para não elevar os preços, observou.

De fato, a inflação oficial medida pelo IBGE, mostra que desde junho de 2006 o IPCA subiu 26,17% e o preço do iogurte ao consumidor teve alta de 9,94%. Nos últimos doze meses, o iogurte subiu 3,9% e o IPCA, 6%.

O secretário da Fazenda de São Paulo ouviu a proposta da Abia e informou, segundo apurou o Valor, que estudaria o pedido de adiamento do decreto paulista. Calabi ficou também de fazer consultas junto ao governo mineiro.

Fonte Valor Econômico

Merchandising - Purina em Caxias do Sul


Trabalho feito de purina na serra , em Caxias do Sul pela equipe: Priscila Lubian, Adelar Tieze, Maicon Soares, Claudia Schneider e Rafael de Britto. Equipe de merchandising Nestlé, projeto Nestlé na loja .

 Materiais de pdv montados pela propria equipe, utilização de plástico forração de purina, colocação de cross com doguitos, uma ilha com alpo e Dog Chow 20kg e outra ilha com Dog Chow 3kg e um terminal com alimento para gatos Cat Chow e Friskies, incluindo o lançamento Cat Chow vida saudavel, toda montagem de acordo com o layout que a empresa solicita.


Ficha técnica

Promotores: Priscila Lubian, Adelar Tieze, Maicon Soares, Claudia Schneider e Rafael de Britto
Cidade: Caxias do Sul
Estado:  Rio Grande do Sul
Produto: Ração
www.nestle.com.br/purina

Tirolez - Creme de Minas Frescal


A Tirolez Queijos lança o Creme de Queijo Minas Frescal, produto cremoso, com típico sabor de queijo fresco. Ideal para incrementar o café da manhã e para enriquecer o lanche da tarde.

A marca tem também uma linha de queijos light, defumados, frescos, especiais, fatiados, além de fondue e requeijões, que completam um portfólio de mais de 39 produtos e 81 itens.

Os produtos da Tirolez podem ser encontrados nas grandes redes supermercadistas e nas melhores lojas de laticínios.

www.tirolez.com.br

Merchandising - Navio de Bis em Santa Catarina


Segue mais uma exposição da equipe Deycon Joaçaba em Santa Catarina. O responsável por esse návio de Bis é o promotor de vendas Alessandro de Canoinhas - SC.

Ficha técnica

Promotor: Alessandro
Supervisora: Thais Zaconi
Cidade: Canoinhas
Estado: Santa Catarina
Produto: Chocolate Bis
www.bis.com.br

Merchandising - Natal Lacta 2010


Ação de merchandising da Lacta enviado pelo nossa amiga Thais Zaconi que é supervisora de merchandising da distribuidora Deycon Joaçaba em Santa Catarina. Trabalho realizado pela promotora de vendas Ivonete Cividini em Videira - SC.

Ficha tecnica

Promotora: Ivoneti Cividini
Supervisora: Thais Zaconi
Cidade: Videira
Estado: Santa Catarina
Produto: Chocolate
www.lacta.com.br

Merchandising - Kraft Foods no Rio de Janeiro


Mas uma ação que vem do Rio de Janeiro. Quem enviou essa exposição foi nosso amigo Claudio Oliveira da Silva que é promotor de vendas da Kraft Foods em Caxias - RJ.

Ficha técnica

Promotor: Cláudio Oliveira da Silva
Cidade: Caxias
Estado: Rio de Janeiro
Produto: Biscoito Club Social
www.kraftfoods.com.br

29 de março de 2011

Merchandising - Vinho La pastina em São Paulo

O Fabiano de Souza Sekine Reis é o reponsável por essas belas exposições realizadas em São Paulo - SP.



Promotor: Fabiano de Souza Sekine Reis
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Produto: Vinho
www.lapastina.com.br

Merchandising - Natal Perdigão em Goiania

Exposição enviada pela nossa amiga Rose Passos que é coordenadora da Perdigão em Goiania - GO.

Ficha técnica

Coordenadora: Rose Passos
Promotor: Irismar Reis
Vendedor: Álvaro
Cidade: Goiania
Estado: Goiás
Produto: Chester
www.perdigao.com.br

Merchandising - Unilever na Paraiba

Ação de merchandising realizada pela nossa amiga Martha Laudiceia que é promotora de vendas da Unilever em Campina Grande - PB.

Ficha ténica

Promotora: Martha Laudiceia
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Produto: Mix Unilever
www.unilever.com.br

Curso de Extensão em Marketing Digital

O curso aborda conceitos, particularidades e tendências do mercado digital, apresentando ao participante uma visão geral dos processos e etapas que encadeiam um planejamento de marketing para internet bem como as melhores estratégias, ações, veículos e ferramentas.

5ª Edição

09  e 16/04 de 2011 - Carga Horária: 15 horas

Público Alvo

Estudantes e Profissionais de Marketing, Publicidade, jornalismo e Webdesign; Diretores e gerentes de empresas que precisam usar a Internet de forma eficaz; Interessados em iniciar ou aperfeiçoar sua carreira em empresas ou departamentos digitais.

Programa do Curso

A Evolução da Internet e os Meios Digitais
A nova era da comunicação;
O mercado da internet no Brasil e no mundo;
O novo consumidor.

E-Branding
A internet como ferramenta para construção de marca;

Branding de relacionamento.

SEM e SEO - Mecanismos de Busca e Otimização
Tendências da comunicação digital;
Como desenvolver sites para obter o posicionamento correto;
Como evitar as penalidades dos mecanismos de busca.

Planejamento Estratégico Digital
Mudança no modelo de comunicação;
Tendências de comunicação digital;
Processos de planejamento e pesquisa online;
Métrica: como entendê-las, o que medir e como medir;
Performance digital: resultados reais.

Mídia Online e Inovação Interativa
Publicidade online – Formatos e técnicas;
Fundamentos e segmentação de mídia online;
Social Media.

Redes Sociais
As redes sociais como ferramentas de marketing;
Monitoramento de marca na Web 2.0;
O Marketing Viral e o Buzz Marketing.

Facilitadores

Marcelo Trevisani @mtrevisani
Especialista em branding, atualmente é Gestor de Marcas e Designer na LEN Comunicação e Branding.

Felipe Morais @plannerfelipe
Gerente de Planejamento Estratégico Digital da FTPI Interativa. Autor do livro Planejamento Estratégico Digital.

Bartira Pontes @barttira
Gerente de mídia online da Borghierh/Lowe. Ex-diretora da 10' minutos.

Martha Gabriel @marthagabriel
Professora, palestrante e autora dos livros "Marketing de Otimização de Buscas na Web: Conceitos, Técnicas e Estratégias" e "SEM e SEO - Dominando o Marketing de Busca".

Local

Espaço Maestro
Rua Maestro Cardim, 1.170 – Paraíso - São Paulo - SP (Próximo a estação Paraíso do Metrô).

Investimento

Profissionais R$600,00
Pgto. em 2x - primeira parcela (R$300,00) dentro de 3 dias úteis e a segunda  no primeiro dia do curso (R$300,00).

10% de desconto para pagamento integral antecipado – R$540,00

Estudantes (graduação e pós) R$400,00
Pgto em 2x - primeira parcela (R$200,00) dentro de 3 dias úteis e a segunda  no primeiro dia do curso (R$200,00).
10% de desconto para pagamento integral antecipado – R$360,00

Desconto especial de 20% para grupos de no mínimo 5 integrantes e ex-participantes Integra.
Os valores passarão para R$480,00 (profissionais) e R$320,00 (estudantes).
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No valor está incluso coffee, material de apoio e certificado de conclusão.

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Realização

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TV Walmart tem novo canal interno de treinamento de vendas

A SubWay Link, uma das líderes em TV corporativa da América Latina, lança um novo serviço para a TV Walmart. Voltado para os fornecedores de toda a rede varejista, a TV corporativa terá um novo espaço para a veiculação de treinamento de vendas, processos e qualquer tipo de comunicação direcionada aos colaboradores do Walmart de todo o país.

A iniciativa prevê atingir os mais de cerca de 85 mil funcionários, nas 420 lojas da rede. Para o diretor da SubWay Link, Alexandre Massagardi, o novo canal garante que o treinamento seja transmitido de forma padrão. “Somado a isso, é uma forma de reduzir os custos que os fornecedores têm em contratar e enviar treinadores às lojas”, lembra Massagardi.

Recém-lançado, o projeto já conta com quase toda grade para o dia das mães, preenchida por anunciantes principalmente das áreas de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e tecnologia. A SubWay Link é a produtora de conteúdo da TV Walmart desde 2007.

Real Future Group: tecnologia e experiência ao alcance do consumidor

A integração de experiências sensoriais está cada vez mais em alta no segmento de marketing para varejo. Os principais debates sobre a necessidade de se gerar experiências visuais, olfativas e auditivas para reforçar o relacionamento com o consumidor já chegaram às lojas. Prova disto foram as soluções apresentadas na Euroshop 2011, uma das maiores feiras com foco em arquitetura de varejo do mundo, que aconteceu na primeira semana de março, em Düsseldorf, na Alemanha.

Outra tendência amplamente discutida e consolidada pela feira foi a tecnologia aliada à relevância. A velha ideia de se usar a tecnologia simplesmente pela tecnologia, deixando de lado o conteúdo e a experiência prática, está ultrapassada. As novas soluções e estratégias demonstradas por mais de 1.800 expositores apontam para o sentido da tecnologia como uma grande aliada da praticidade e da conveniência no dia a dia.

Na Alemanha, estas duas estratégias não estão apenas citadas em feiras e já são realidade no grande varejo. Um bom exemplo é a rede de supermercados Real, do Metro Group, com sua Future Store. A loja inova ao buscar a geração de experiências e o uso de tecnologia com o objetivo de proporcionar uma experiência de compra agradável e inesquecível ao grande público. Tudo isso com uma apresentação convencional e bem ambientada, já que os diferenciais estão nos detalhes.

A principal característica da loja é a ambientação por ocasião, aliada a soluções de alta tecnolgia. O pioneirismo se deve à aplicabilidade em novos recursos ao consumidor. Com um smartphone em mãos, é possível escanear o código de barras de cada produto que entra no carrinho, para compor a lista de itens comprados. Ao final do processo, o consumidor tem, no celular, o preço final de suas compras e pode decidir pagar pelo celular ou gerar um código de barras único e passar em uma das estações de pagamento. O processo confere maior rapidez e segurança de dados na realização das compras.

Na entrada da loja, o piso interativo traz um game em que o consumidor tenta colocar no carrinho as compras que estão "caindo", para entreter as crianças. Logo ao lado, um totem exibe as principais ofertas do dia e os destaques da loja. Um aplicativo exclusivo da rede também permite baixar para o celular um catálogo eletrônico de ofertas que, quando compatibilizado com o shopping list do consumidor, destaca opções de produtos em cada categoria e aponta a localização na loja. Aliado ao GPS do aparelho, o aplicativo ainda mostra onde o consumidor está, na loja, e onde estão os produtos de que precisa.

Ainda na entrada, é possível comprar um cartão que permite a degustação de seis tipos de vinhos. Expostos de forma customizada no setor específico, a colocação das bebidas acontece de forma eletrônica, com o auxílio de máquinas. Abaixo de cada tipo de vinho sugerido, estão expostas as garrafas do produto, para que o consumidor não se perca na escolha. A cada duas semanas, a "carta de vinhos" de degustação é trocada.

Outra tendência praticada na Real Future Store é o "store in store", ou a criação de mini lojas, ambientadas e decoradas de forma exclusiva, dentro da loja.

Na seção de cafés, a ambientação também é destaque: os produtos são divididos por país de origem, cafés gourmets ou simples, e características, tornando mais fácil a decisão do consumidor. É possível provar a bebida ali mesmo através de uma vending machine, em um lounge casual com acesso à Internet e posicionado ao lado da área de exposição.

Na seção de frutos do mar e peixaria, a ambiência traz um som bem suave e direcionado de ondas do mar, projeção interativa do fundo do mar no chão e um sutil cheiro de mar (não de peixe!), mais uma vez colocando em prática a tendência da experiência sensorial ao consumidor.  No setor de carnes, a tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification) permite acompanhar o andamento dos produtos na loja. Se o consumidor retira um produto da gôndola e o deixa muito tempo fora da refrigeração, alterando seu padrão de qualidade, a tecnologia permite essa identificação e a retirada do produto da área de vendas, pelos funcionários.

Na área de esportes, é possível testar cada equipamento, com a ajuda e a orientação de um personal trainer. E, embora pareça uma ação simples, na prática, os resultados são mais otimistas: houve um aumento de 25% no número de clientes da área, enquanto as vendas cresceram 50%.

No segmento de cosméticos, um display interativo da loja, diagnostica, em minutos, qual seu tipo de pele. Após responder um questionário na tela do display, a máquina emite um papel-teste que pode ser passado no rosto e devolvido à máquina. Após uma rápida análise, o display aponta, além do tipo de pele, uma lista de produtos de diferentes marcas indicados para ela por faixa de preço.

Disparado no quesito sustentabilidade, a rede dispõe de várias vending machines "reversas": quando colocadas latas de alumínio e garrafas pets no recipiente de entrada, a máquina paga ao consumidor um valor por cada item, que pode ser recebido pelo shopper através de um código para crédito na realização de compras ou revertido para doação a entidades beneficentes.

Em linhas gerais, o que vemos na Real Future Store consolida algo de que falamos há muitos anos: a integração da tecnologia ao dia a dia, para ajudar a gerar uma experiência relevante ao consumidor. O foco não é a ferramenta, mas a experiência proporcionada. O objetivo não é causar um show de tecnologia, mas resolver insatisfações e propor soluções adequadas à ocasião de consumo das pessoas.

No Brasil, o problema cultural da segurança ainda inviabiliza a inclusão de self checkouts e escaneamento de código de barras pelo próprio comprador. Porém, o conceito de "store in store" já começa a ganhar esforços por aqui. Ainda precisamos entender que a geração de uma experiência de compra agradável não é mais uma opção e sim uma necessidade. Este deve ser o grande trunfo da compra física, quando comparada à compra pela Internet, que ganha cada vez mais adeptos.


*Leonardo Lanzetta é sócio e diretor-executivo da DIA Comunicação e
VP de Agências do POPAI Brasil

Sobre a DIA Comunicação

Fundada em 1974, a DIA Comunicação é uma agência de Branding, Ponto de Venda e Embalagens. A empresa possui unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de um núcleo de atendimento em Fortaleza. Com metodologias específicas e mais de 75 profissionais, a empresa reúne inteligência, criatividade e inovação. Entre os clientes atendidos, estão todas as marcas de refrigerantes da Coca-Cola Brasil, o Grupo Santander Brasil, a Drogaria São Paulo, Infoglobo, Bunge, Mantecorp, Passarela, Granfino, Gazeta do Povo, entre outros. A agência foi ganhadora da etapa internacional do IDEA Awards 2010, com a campanha realizada para o Guaraná Jesus, do portfólio da Coca-Cola Brasil.

26 de março de 2011

Merchandising - MID Refresco e Sustagen Kids

Voltamos a São Paulo para apresentar fotos enviadas pelo Dennis Felipe da Jotacê Distribuidora de São José dos Campos. Exposições MID Refresco e Sustagen Kids feitas pelos promotores Mara e Anderson.



Ficha técnica

Promotores: Mara e Anderson
Trade Marketing: Dennis Felipe
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo

Merchandising - Nestlé na Bahia


As ações de merchandising não para por aqui. Agora vamos até a Bahia em Alagoinhas para mostrar o trabalho do Wexlei Carvalho que é promotor de vendas da Nestlé.

Ficha tecnica

Promotor: Wexlei Carvalho
Cidade: Alagoinhas
Estado: Bahia
Produto: Mix Nestlé
www.nestle.com.br

Merchandising - Coca Cola Femsa em São Paulo

Ações de merchandising realizada pelos promotores de venda Leandro e Anderson Simões em São Paulo. Exposições com muita qualidade, aliás parabéns aos promotores Femsa por priorizar a qualidade nos trabalho que realizam. E é claro parabéns também a Femsa por treinar seus profissionais na realização de exposições como essas.



Ficha técnica

Promotores: Leandro e Anderson Simões
Estado: São Paulo
Produto: Coca Cola
www.cocacola.com.br

Merchandising - Schincariol em Macapá

De Macapá - AP apresentamos o trabalho do nosso amigo Ciro Damasceno promotor da Schincariol.

Ficha técnica

Promotor: Ciro Damasceno
Supervisor: Paulo Gralato
Cidade: Macapá
Estado: Amapá
Produto: Cerveja
www.schincariol.com.br

A Afobação dos Empreendedores Pode Ser Fatal

Escassez de recursos para investimentos em estrutura, carência e desconhecimento de mercado e falta de capital de giro, são os três principais motivos apontados pelos empreendedores para a alarmante estatística de “mortalidade infantil” das micro e pequenas empresas. Na verdade, todas essas alegações não passam de meias verdades, pois na raiz do problema está a falta de informações e de planejamento. Para nascer sadia, uma criança necessita de nove meses de gestação. Uma empresa deve ser “gestada” no mínimo por igual período, tempo este dedicado a muita busca de informações de mercado e de gestão.

A sociedade raramente nos prepara para o casamento ou para criar e educar filhos, por exemplo.  Da mesma maneira, muitos se metem a facão sem cabo na aventura de criar empreendimentos, tão preparados como uma barata a qual se pedisse para dançar tango. E aí, precisamente, reside a maior causa da desastrosa estatística de empresários falidos nos primeiros três anos de aventura pelo mundo dos negócios.

Não é só no trânsito que a afobação causa tantos acidentes, mas também na esfera sentimental, econômica, financeira e empresarial. As consequências do excesso de velocidade do aprendiz de empresário para abrir uma empresa e passar a “mandar no seu próprio nariz” são com frequência colaboradores desempregados e proprietários “desempresados”, além dos traumas e maus resultados para os indivíduos e para a sociedade como um todo, pois após o desastre ficam mais pobres.

O “fazejamento” deve ser substituído pelo planejamento. Não importa se você é empreendedor experiente ou “marinheiro de primeira viagem”. Colocar o planejamento e a busca de informações em primeiro lugar é o primeiro passo para ser bem sucedido. Se o caminho parece meio nebuloso, busque ajuda de quem sabe, pois consultoria há muito tempo passou de “artigo de luxo” para “artigo de primeira necessidade’.

As sobras são tão prejudiciais quanto as faltas. Em minhas visitas às empresas de todos os portes, tenho encontrado muitos excessos. É comum encontrar espaços e imobilizados ociosos, máquinas e veículos subutilizados, elevados estoques de materiais e funcionários fazendo pouco ou nada, verdadeiros objetos de decoração. E os descuidos não param por aqui! Nas indústrias iniciantes, com frequência não faltam resíduos e retrabalhos. Por isso, não é de se admirar da falta de recursos, pois estes além de escassos, muitas e muitas vezes são mal empregados. Sendo esta uma das causas da corrida desesperada aos bancos em busca de recursos. E nestes casos, banqueiros não são otários e não emprestam “grana” para quem não sabe administrar o seu próprio dinheiro.

Grande parte do mercado é formada por clientes que também desperdiçam, mas na hora de comprar não querem pagar pelos desperdícios alheios. Portanto, quem deseja atrair, conquistar e fidelizar clientes precisa fazer o “dever de casa”, racionalizando o uso dos recursos e buscando o máximo de produtividade, o que se só se consegue com muitas informações e planejamento.

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante das áreas de Marketing, Vendas, Atendimento e Motivação do Instituto Tecnológico de Negócios. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo/RS.

25 de março de 2011

Merchandising - Natal Sazon 2010


Tem gente que me diz que é tarde para mostrar trabalho com tema de natal, mas gostaria que o pessoal compreendesse o por que ainda mostramos trabalhos com tema de natal em pleno mês de Março. Recebemos muitas fotos e vamos publicando por ordem de chegada, portanto está aí o motivo ta legal galera. O mais importante é não deixar de mostrar o trabalho desses profissionais que tem prestigiado o PDV Ativo a revista digital do profissional de merchandising.

Esse trabalho foi enviado pelo nosso amigo Sergio Akira Kato que é coordenador de merchandising da Yalisto Alimentos. Ele parabeniza a equipe de promotores Alexandre e Adriano pelo otimo trabalho e lembra que o trabalho foi campeão de mais uma campanha "O segredo do sabor está aqui".

Ficha tecnica

Coordenador: Sergio Akira Kato
Promotor: Alexandre e Adriano
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
Produto: Mix de produtos Sazon
www.sazon.com.br

Merchandising - Desodorante Monange


Ação de merchandising que vem de Cuiabá - MT. Trabalho realizado pelo nosso amigo José Sérgio promotor de vendas da Monange.

Ideia muito legal um trabalho muito bem realizado e a criatividade nota 1000. Mas me permita dar um conselho:

Sempre que realizamos uma ação como essa que exige uma forração é sempre importante usar um "papel de forração" que condiz com o produto pelo qual esta representando no trabalho, isso faz a diferença pode ter certeza. É apenas uma dica para que tenha ainda mais sucesso com suas exposições.

Ficha técnica

Promotor: José Sérgio
Cidade: Cuiabá
Estado: Mato Grosso
Produto: Desodorante
www.monange.com.br

Inscrições para o AMPRO Globes Awards 2011 encerram 31 de março

Empresas que atuam no setor promocional podem inscrever seus melhores trabalhos para concorrer ao AMPRO Globes Awards 2011 até o dia 31 de março. Nesta 11ª edição da premiação a sustentabilidade é o tema: “Ideias criativas e conscientes geram negócios sustentáveis”.

A primeira etapa será regional e os inscritos passarão por um julgamento feito em cada uma das cinco regiões brasileiras. Os três melhores em cada categoria terão acesso a AMPRO Globes Awards Nacional e poderão representar o Brasil na etapa final no Globes Awards, quando serão eleitos os melhores do mundo em cada uma das categorias.

Para participar, as empresas devem acessar o site da AMPRO (www.ampro.com.br/globes) e inscrever as campanhas, criadas, implementadas e finalizadas entre os meses de janeiro de 2010 e janeiro de 2011. A entrega do prêmio nacional e internacional vai ser em outubro, no Rio de Janeiro.

Etapas e prazos:

Inscrições Ampro Globes Regional 2011: 15/02/2011 até 31/03/2011

Inscrições AMPRO Globes Awards 2011 (Nacional): 27/04/2011 à 31/05/201

Inscrições Globes Awards no site MAAW: do dia 15 até 30/06/2011.

Categorias:

I MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA

II MELHOR CAMPANHA DE PATROCÍNIO ou TIE‐IN

III MELHOR USO DE MARKETING DIRETO

IV MELHOR IDEIA OU CONCEITO INOVADOR

V MELHOR USO DE MÍDIA INTERATIVA

VI MELHOR CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO DE MARCA

VII MELHOR CAMPANHA BUSINESS TO BUSINESS

VIII MELHOR CAMPANHA DE TRADE MARKETING, CANAL OU VAREJO ESPECÍFICO

IX MELHOR CAMPANHA DE MARKETING DE EVENTOS

X MELHOR CAMPANHA GERANDO FIDELIDADE À MARCA

XI MELHOR USO DA INTERNET, VIRAL OU REDES SOCIAIS EM UMA CAMPANHA DE MARKETING PROMOCIONAL

XII MELHOR CAMPANHA DE INCENTIVO PARA EQUIPE DE VENDAS

XIII MELHOR CAMPANHA DE PERCEPÇÃO DE MARCA E EXPERIMENTAÇÃO

XIV MELHOR CAMPANHA GERANDO INCREMENTO DE VOLUME

XV MELHOR CAMPANHA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

XVI MELHOR CAMPANHA DE BAIXO INVESTIMENTO

Divisão por regiões:

Sul: agências do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Sudeste: agências do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Centro Oeste: agências do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Norte/Nordeste: agências do Acre, Amazonas, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

São Paulo: agências da capital, região metropolitana e cidades do interior do estado.

Sobre o Globes Awards 2011

O AMPRO Globes Awards 2011, organizado pela AMPRO (Associação de Marketing Promocional) é a etapa nacional do maior prêmio mundial de marketing promocional, realizado pela MAAW (Marketing Agencies Association Worldwide) em mais de 30 países e aberto a todos os anunciantes, agências e fornecedores do setor promocional. As campanhas são avaliadas levando em consideração o conceito, a originalidade, execução e os resultados alcançados. Além do reconhecimento no mercado brasileiro, os vencedores de cada categoria poderão mostrar seu talento e a qualidade de suas campanhas para o mundo, já que ganham o direito de representar o País na final internacional do evento, que acontece pela primeira vez fora dos Estados Unidos – tendo como sede o Brasil.

AMPRO abre Brazil Promotion Belo Horizonte com seminário “O lado legal do incentivo”

A Associação, por meio de seu Comitê de Marketing de Incentivo e de Operadoras de Viagens de Incentivo, cria ciclo de apresentações itinerantes promovido em diversas regiões do Brasil

A AMPRO - Associação de Marketing Promocional inaugura o seminário “O lado legal do incentivo” na terceira edição mineira da Brazil Promotion Road Show no dia 29 de março. O ciclo de palestras da entidade tem entrada franca e começa às 9h, no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte.

A entidade apoia e participa de todas as edições da  feira de marketing promocional, realizada pela Forma Editora. Tal parceria proporciona à Associação expor este novo seminário nesta edição itinerante do evento. Segundo Elza Tsumori, presidente do Conselho da AMPRO, abrir o Brazil Promotion Road Show permitirá ao mercado mineiro conhecer melhor a importante cultura do marketing de incentivo.

“As empresas saberão mais sobre as diferentes ferramentas que compõem o segmento; entender e auxiliar a aprovação do Projeto de Lei; preparar-se para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Além disso, o grupo (formado por diretores da AMPRO - profissionais de expertise do mercado promo) vai mostrar o trabalho abrangente da entidade”, assegura Elza.



Serviço:

Brazil Promotion Road Show Belo Horizonte

Realização: Forma Editora

Data: 29 de março de 2011

Horário da exposição: 10 às 21 h

Local: Ouro Minas Palace Hotel

(Av. Cristiano Machado, 4001 – 1º andar), Belo Horizonte – MG

*Seminário de Abertura “O Lado Legal do Incentivo”-  9h – entrada franca

• 9h às 9h10 - Abertura AMPRO

• 9h10 às 9h30 - Apresentação AMPRO - José Gaspar Brandão - Posicionamento, missão, estrutura, trabalhos e parcerias.

• 9h30 às 10h10 - O Marketing de Incentivo - Jorge Medauar - Conceito, abrangência, como a ferramenta pode contribuir para os resultados quanti e quali e cases.

• 10h10 às 10h50 - Visão Legal e Institucional do Incentivo - Ricardo Albregard - Formatos de premiação, o que pode e o que não pode e aspectos legais e institucionais.

• 10h50 às 11h30 - Viagens de incentivo - Cris Cintrão - Conceito, vantagens, formatos, diferenciais, cases.

• 11h30 às 12h10 - Capacitação do trade - Edmundo de Almeida - Como preparar o trade local para receber eventos corporativos e viagens de incentivo.

*Seminário Promo Tendências (das 14h30 às 18h) – pago e opcional

Exposição – entrada franca

Informações e pré-cadastramento: www.brazilpromotion.com.br/roadshow2011

Curso de Luxury Branding - Design e Gestão de Marcas de Luxo

Branding é a primeira preocupação no mundo organizacional, principalmente no setor de luxo que é extremamente competitivo e exigente, mas que oferece grandes oportunidades às pessoas criativas.

Desta forma, o curso prepara o participante para criar, programar e controlar todo o processo de criação, conceituação e gestão de marcas neste mercado específico.

26 de Março de 2011 | Carga Horária: 08 horas

Últimas Vagas

Público Alvo

Estudantes e profissionais de Marketing, Publicidade, Administração, Design, Arquitetura, e empresas que atuem ou estejam interessadas no setor de Luxo.


Programa do Curso

• A psicodinâmica do luxo;

• As origens do mercado de luxo- A história da fascinação pelo luxo;

• A paixão e o consumidor do Design de Luxo;

• O ambiente do varejo do luxo;

• A arte de criar e gerenciar uma marca de luxo;

• Conceito, identidade, posicionamento, lealdade, equidade e valor;

• Precificação e qualidade no Design de Luxo;

• Case Stories - Armani, Pierre Cardim, entre outros;

• Prática 1: Criação de estilo e linhas de caráter para uma marca de luxo;

• Prática 2: Criação de identidade visual e embalagem para uma marca de perfume de alto luxo.

Facilitadores         

Sérgio Casa Nova
Pós graduado pela State University of New York - Marketing & Advertising Management. Designer de produto pela FAAP. Artista Plástico e Mestre pela USP. Atua no ensino por mais de 20 anos, como professor e coordenador de cursos de design.

Elcio Sartori
Experiência de mais de 30 anos nas áreas de criação, marketing e produção gráfica. Professor universitário há mais de 25 anos. Atua como diretor de arte na ArtworkDesign onde é sócio-diretor desde 89.

Local

Espaço Maestro
Rua Maestro Cardim, 1.170 - Paraíso - São Paulo - SP.

Ponto de referência: Atrás do Shopping Pátio Paulista.
Metrô mais próximo: Estação Paraíso (linha azul / verde).

Investimento

Profissional R$300,00
Pagamento em 2x, 50% na reserva de vaga (R$150,00) e 50% no dia do curso (R$150,00).
10% de desconto para pagamento Integral antecipado – R$270,00.

Estudante (graduação e pós) R$150,00
Pagamento em 2x, 50% na reserva de vaga (R$75,00) e 50% no dia do curso (R$75,00).
10% de desconto para pagamento Integral antecipado – R$135,00 

* Desconto especial de 20% para grupos de no mínimo 5 integrantes e ex-participantes Integra.
Os valores passarão para R$120,00 (estudantes) e R$240,00 (profissionais).
 Consulte-nos para saber sobre outros descontos para grupos.

No valor está incluso coffee, material de apoio e certificado de conclusão.
Inscrições e informações: http://www.integracursos.com.br/cursos/html/luxurybranding.html

Realização

Integra Cursos
Tel: (11) 2936 0116 / Fax: (11) 2936 0113
www.integracursos.com.br / @integracursos
Rua Apotribu, 139, cj. 52 - Saúde - São Paulo - SP - CEP: 04302-000

24 de março de 2011

NewStyle assina “Páscoa é Lacta” no PDV

Agência cria para a marca comunicação com o trade e materiais de merchandising presentes em 100% do canal moderno

Para resgatar o espírito da Páscoa, data de maior importância para o mercado de chocolates, a Lacta, marca de chocolates da Kraft Foods Brasil, investe em uma comunicação diferenciada no ponto de venda, com o objetivo de promover destaque para a marca e seus produtos em lojas de todo o país.

A campanha foi desenvolvida a partir do conceito “Páscoa é Lacta”. Além de criar toda a comunicação com o trade, a NewStyle assina um enxoval de materiais impactantes e com formatos diferenciados que prometem resgatar a magia da Páscoa e criar um vínculo emocional com o consumidor no ponto de venda.

Entre os materiais de PDV criados pela agência estão: topo de parreira, dispenser, forração, móbiles, displays exclusivos para ovos com brinquedos, colunas e portais infantis, folheto para o consumidor, guia de abordagem, tabelas de preços. Já para o trade, desenvolveu tabloides, adesivos e guias de merchandising, de distribuidores, do atacado etc.

Mais informações sobre a marca e a “Páscoa é Lacta” no www.pascoaelacta.com.br

Ficha Técnica
Cliente: Kraft Foods
Marca: Lacta
Agência: NewStyle
Criação: Claudio Xavier, Ricardo Correia, Tatiane Piovezam, Anderson Leôncio, Daniel Goltcher

Planejamento: Claudia Bertoni
Atendimento: Alice Coutinho, Ana Matuck, Ana Paula Velanga
Produção/Operação: Sandra Freitas, Tatiana Monteiro
Aprovação: Márcio Valenti e Juliana Razini

Sobre Lacta – Kraft Foods Brasil

A Kraft Foods Brasil, é subsidiária da Kraft Foods Global Brands, LLC., maior indústria de alimentos nos Estados Unidos e a segunda maior no mundo. Possui cinco fábricas em operação no Brasil, nos estados de São Paulo e Paraná, e está construindo mais uma unidade no Estado de Pernambuco. Emprega cerca de 10 mil funcionários no país. O portfólio da empresa conta com marcas consagradas como os chocolates Lacta, os biscoitos Club Social e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal, a linha de chás Royal Blend e o cream cheese Philadelphia. Desde fevereiro de 2010, a Kraft Foods Global, LLC. adquiriu o controle acionário da Cadbury PLC, empresa líder nos mercados de gomas e balas, com marcas tradicionais no mercado brasileiro como Trident, Chiclets, Bubbaloo e Halls.

Sobre a NewStyle

A NewStyle é uma agência de marketing promocional, que faz parte do grupo ABC, maior holding Nacional de Agências de Comunicação. O diferencial da agência é a reinvenção constante das estratégias direcionadas para o ponto de venda, levadas ao conhecimento do consumidor. Possui uma estrutura que garante um trabalho de 360º, isto é, tudo o que acontece entre consumidor e marca nos pontos de venda e nos principais pontos de contato: ações, promoções, materiais de ponto de venda, designs de PDV, ações de visibilidade, ativações de marca, samplings, campanhas de incentivo, endomarketing, ações de relacionamento, eventos, digital e PR. Recentemente, conquistou o Prêmio Revelação – Agência do Ano no Festival Iberoamericano de Promociones & Eventos (FIP) e os Grandes Prêmios de Agência de Marketing Promocional e Agência de Design do Ano no Colunistas São Paulo 2010 (promovido pela Abracomp). Entre os principais clientes, estão as empresas dos maiores segmentos do mercado como: AmBev, Camil, Docol, Itaú, Kraft Foods, Lipton, Multiplus, P&G, Redecard, Sadia, Sara Lee, Telhanorte e Tetra Pak.

23 de março de 2011

Pão de Açúcar avança na conversão de bandeiras

Desta vez são três lojas Compre Bem e Sendas que passam, hoje, para o formato Extra Hiper, com investimentos de R$ 7,5 milhões. O formato hipermercado é o que menos tem sido adotado para as conversões, em função da área de vendas das antigas bandeiras, mais adequada para supermercados. 

Com as três lojas inauguradas, o Grupo Pão de Açúcar soma sete conversões para Extra Hiper. Já as conversões para Extra Super totalizam 103 unidades. Isso, desde 2009, quando foi iniciado o reposicionamento de bandeiras da empresa. Falta ainda transformar em Extra Super 67 lojas Compre Bem e Sendas.

A conversão não se resume à troca de bandeiras, mas a total reformulação estratégica. As lojas das antigas bandeiras têm o sortimento modificado, ganham novo layout, nova exposição de produtos, nova política de preços, de ofertas e promoções. Tudo dentro do perfil da marca Extra.

As três unidades reinauguradas hoje, uma no Rio de Janeiro e outras duas no interior de São Paulo (Barretos e Embu das Artes) terão todos os setores e serviços das demais lojas da bandeira, incluindo eletros, lanchonete, drogaria, recarga de celular e Espaço Café.

Sara Lee inicia plano de expansão no Nordeste

Para isso, a empresa inaugurou uma fábrica em Salvador, na Bahia, e irá também expandir seus serviços de food service, que atualmente estão concentrados em São Paulo. A multinacional americana, dona da marca Pilão, quer ampliar sua participação no mercado nordestino, que atualmente gira em torno de 9% - bem abaixo da fatia de 30% abocanhada pela concorrente 3 Corações.

A nova unidade fabril da Sara Lee terá capacidade inicial de produção de 20 mil toneladas por ano, volume que poderá ser duplicado de acordo com o desempenho de vendas da empresa no Nordeste. De acordo com Ricardo Souza, diretor de marketing da Sara Lee, a companhia irá focar os investimentos de divulgação das suas marcas Pilão e Caboclo na Bahia, estado que concentra a maior parte da população nordestina.

Depois, as ações de marketing serão estendidas para os demais estados. “Queremos massificar essas marcas por meio de um plano gradativo e de longo prazo”, afirmou Souza.
Fonte: Valor Econômico

Brasil terá nove lojas da Coca-Cola

Plano é abrir unidades em SP, RJ, Nordeste e Porto Alegre

Os planos para a abertura das primeiras lojas da Coca-Cola Clothing no Brasil avançaram e a matriz da multinacional, em Atlanta, nos Estados Unidos, já deu sinal verde para as inaugurações no país. As unidades devem ser abertas entre o fim do mês de agosto e primeira quinzena de setembro. O projeto inicial é inaugurar, num primeiro momento, três lojas na cidade de São Paulo e duas no Rio de Janeiro. A região Nordeste e o Sul do país também fazem parte desse projeto preliminar de expansão, que acontecerá por meio do modelo de lojas franqueadas.

Os espaços para a abertura também já estão praticamente definidos. Há negociações na capital paulista com os shoppings Villa Lobos, Anália Franco, Ibirapuera e Eldorado. A expectativa é que até o final do segundo semestre, além das unidades em São Paulo e no Rio, sejam abertos três pontos no Nordeste, provavelmente nas cidades de Recife e Salvador, e uma unidade em Porto Alegre, totalizando nove pontos. Foram mais de dois anos de negociações, entre conversas com a matriz, nos EUA e o grupo AMC Têxtil, que licencia a marca Coca-Cola Clothing no país.

"Logo de cara, já será possível abrir três lojas de uma vez em São Paulo entre final de agosto e setembro e com um único investidor para os três pontos", conta Andre Jório, gerente de marca da Coca-Cola Clothing. A linha está sendo produzida no Brasil pelo grupo AMC, um dos maiores conglomerado da área de moda no Brasil, donos de marcas como Forum, Triton e Forum Tufi Duek. No Brasil, a Coca-Cola Clothing existe desde 2005 e surgiu a partir de uma linha da AMC intitulada Coca-Cola by Colcci. O modelo ligado à Colcci funcionou, o projeto ganhou corpo e a Coca-Cola Clothing passou a ser uma marca licenciada pela AMC no Brasil. Alguns produtos são vendidos em lojas multimarcas no Brasil hoje.

Nas primeiras lojas no país, devem ser comercializados até mil itens, sendo que a grande parte, cerca de 700, serão produtos ligados à confecção e produzidos na unidade da AMC em Itajaí (SC). Funcionários para as lojas já estão sendo treinados pela fabricante de roupas e a consultoria Consultive está assessorando o grupo AMC. Os produtos a serem vendidos no Brasil devem ter um posicionamento mais premium do que aquele existente nos EUA, avaliam especialistas da área. "Eles já estiveram nos últimos eventos de moda, como o São Paulo Fashion Week, e tem adotado uma postura de marca de maior valor agregado", diz Marcos Henrique Bedendo, professor da ESPM. "A expectativa é que num segundo passo, eles comecem a vender para grandes redes varejistas de moda", diz ele.

No Brasil, a agência de propaganda da Coca-Cola Clothing é a E21 e a empresa 247id é responsável pela produção executiva das campanhas no país.

O modelo de lojas da Coca-Cola no exterior, criado em 1999, difere daquele desenhado para o Brasil. O que acontece é que no mundo, a marca Coca tem licenciamentos em diversos segmentos, em mais de 50 países, mas o foco não é a área têxtil, como ocorrerá por aqui. Além disso, a Coca nos EUA foca a operação de varejo em seu site na internet e alguns pontos localizados em capitais pelo país. Um dos principais é a loja em Las Vegas, com camisetas vendidas a US$ 13 e bonés por US$ 18.

Fonte: Valor Econômico

Gilberto Strunck, da DIA Comunicação, apresenta revolução dos processos de compra em evento da ABA - Rio

Evento acontece no próximo dia 24/03, a partir das 10h, na sede da ESPM RJ
   
No próximo dia 24 de março, o sócio-diretor da agência DIA Comunicação, Gilberto Strunck, apresenta a palestra "BIG Show da NRF: a Revolução no Processo de Compra" na reunião do Comitê de Promoção, Trade e Varejo da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), capítulo Rio de Janeiro. A apresentação terá início às 10h, na sede da ESPM, no Rio de Janeiro.

Strunck comentará as principais tendências dos varejos americanos e brasileiros, em função de novos processos de relacionamento entre consumidores e marcas. O executivo também abordará o impacto das mídias sociais nos hábitos de compras e as novas tecnologias disponíveis para o varejo, com foco no encantamento do consumidor.

Graduado em engenharia civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial, Strunck é mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor de quatro livros, considerados referência em design ("Identidade Visual, a Direção do Olhar", "Marca Registrada", "Viver de Design" e "Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso"), Strunck também é professor adjunto da Escola de Belas Artes da UFRJ. Foi também o primeiro presidente do POPAI Brasil e hoje é membro do Conselho Consultivo e do Board Internacional da entidade.

O evento é direcionado a profissionais associados à ABA Rio e acontecerá das 10h às 12h, na ESPM, à Rua do Rosário, 90, na Sala 9D, no Centro, Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2292-8399.

ANOTE!
Apresentação "BIG Show da NRF: a Revolução no Processo de Compra"
Data: 24 de março, das 10h às 12h
Local: ESPM
Endereço:  Rua do Rosário, 90, sala 9D, Centro - Rio de Janeiro

Sobre a DIA Comunicação
Fundada em 1974, a DIA Comunicação é uma agência de Branding, Ponto de Venda e Embalagens. A empresa possui unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de um núcleo de atendimento em Fortaleza. Com metodologias específicas e mais de 75 profissionais, a empresa reúne inteligência, criatividade e inovação. Entre os clientes atendidos, estão todas as marcas de refrigerantes da Coca-Cola Brasil, o Santander, a Drogaria São Paulo, entre outros. A agência foi ganhadora da etapa internacional do IDEA Awards 2010, com a campanha realizada para o Guaraná Jesus, do portfólio da Coca-Cola Brasil.

Uma Certa Paz, da Companhia das Letras, vence concurso Melhor Capa de Livro de 2010 promovido pela Getty Images Brasil

A iniciativa premiou os designers autores das três melhores capas dentre as 133 inscritas e ainda agraciou uma selecionada por voto popular.

Os designers Claudia Warrak e Raul Loureiro, autores da capa do livro Uma Certa Paz (Companhia das Letras), ganharam o prêmio Melhor Capa de Livro de 2010, promovido pela Getty Images Brasil, agência responsável pela criação e distribuição de conteúdo visual e multimídia. A premiação, que está em sua segunda edição, foi realizada ontem, durante um coquetel na galaria Território da Foto, em São Paulo.

Segunda e terceira mais votadas pelo júri foram criações do mesmo designer, Rodrigo Rodrigues, criador das capas dos livros Sudd (ROCCO), que ganhou a segunda colocação, e Retratos Imorais (Objetiva/ Alfaguara), terceira. Rodrigues também venceu a primeira edição do concurso com a capa de Os Espiões, (Objetiva/Alfaguara). A capa de A Menina Que Não Sabia Ler (LeYa), do designer Christiano Menezes, foi escolhida pelo público presente no evento como a melhor capa – júri popular.

Para os vencedores, a iniciativa cumpre um importante papel de reconhecimento ao trabalho desses profissionais. “É um incentivo à produção gráfica e valoriza o trabalho do designer”, declaram Raul Loureiro e Claudia Warrak. Segundo o designer Rodrigues, “o prêmio exalta a profissionalização desse segmento e como esse trabalho requer uma técnica, arte e uma consciência crítica, que dificilmente são prestigiados fora dos bastidores”.

O diretor da Getty Images Brasil, Paulo Schmid, ressalta o crescimento dessa segunda edição e a consolidação do concurso no segmento. “Desde o começo, nossa intenção foi valorizar esse trabalho essencial para o mercado editorial. Na segunda edição percebemos o valor que a premiação vem obtendo para os profissionais, pois, o concurso teve repercussão e adesão impressionantes em apenas um ano”, observa Schmid. Neste ano, foram 133 inscrições, 80 a mais do que no ano passo, de 35 editoras do país. O vencedor ganhou uma câmera filmadora.

Debate – Durante o coquetel, a Getty Imagens Brasil prestigiou os presentes com uma mesa redonda composta pelos jurados do concurso, o editor-chefe da Revista Cultura, Sergio Miguez, jurado do prêmio APCA de Literatura; Felipe Machado, editor de Multimídia de O Estado de S. Paulo; Victor Burton, designer gráfico colaborador das maiores editoras do país; e também pela jornalista e escritora fundadora da Oficina De Escrita Criativa, Rosangela Petta.

O debate abordou a evolução do processo criativo das capas, que antes eram realizados por artistas plásticos e que mudou com achegada da era digital. “Antigamente, chegar à primeira prova era um trabalho muito árduo. Hoje, nossas opções são infinitas e sabemos que podemos ir sempre além”, conta Burton. Para ele, os quesitos básicos para uma boa capa são culturais. “Para mim, a tipografia é um dos mais importantes, além das cores e da fotografia. Somado a isso, a a criação tem que transmitir exatamente as características daquela leitura, pois só assim atinge o público-alvo e garante o sucesso do livro.”

O jornalista e livreiro reforçou como a capa pode influenciar no sucesso de um livro. “Quem nunca comprou um livro pela capa?” Sergio Miguez reforçou o que disse Victor Burton, “ela torna visível o conteúdo inicialmente invisível ao leitor”, e completou “pode ser decisiva na hora da compra. E para atingir o público à primeira vista ela tem que gerar algum tipo de emoção”, afirma Miguez.

Para conferir as capas, acesse: http://melhorcapadelivrogettyimages.blogspot.com

Confira os vencedores:

1º Lugar

Designer: Claudia Warrak e Raul Loureiro

Livro: Uma certa paz

Editora: Companhia das Letras

2º Lugar

Designer: Rodrigo Rodrigues

Livro: Retratos imorais

Editora: Objetiva/ Alfaguara

3º Lugar

Designer: Rodrigo Rodrigues

Livro: Sudd

Editora: ROCCO

Júri popular

Designer: Christiano Menezes

Livro: A menina que não sabia ler

Editora: LeYa

Sobre a Getty Images

A Getty Images é líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, clipes de filmes e produtos multimídia, além de seu mais novo produto: música. A Getty Images atende a clientes em mais de 100 países e é a primeira empresa à qual profissionais da área de criação e mídia recorrem para encontrar, adquirir e gerenciar imagens e outros conteúdos digitais. Os fotógrafos e as imagens premiadas da empresa ajudam clientes a criar trabalhos inspiradores que aparecem diariamente nos jornais, revistas, campanhas publicitárias, filmes, programas de televisão, livros e web sites mais influentes do mundo. Acesse www.gettyimages.com.br e saiba mais sobre o papel da Getty Images no mundo da comunicação digital.

22 de março de 2011

Perdigão lança batata Turma da Mônica em formato de letras


A Perdigão amplia a linha Turma da Mônica com o lançamento da batata congelada em formato de letras. A novidade é o primeiro produto que segue este padrão no mercado brasileiro e foca no público infantil. O lançamento pretende se destacar nos pontos de venda, proporcionando uma experiência divertida e educativa às crianças na hora da refeição. A batata está disponível em embalagem de 400 gramas, com exclusividade para o estado de São Paulo. A expectativa da marca da BRF Brasil Foods é que a distribuição seja ampliada nos próximos dois meses.


Fonte: Mundo do marketing

Farmacia ou Supermercado

Venda de produtos que não são remédios cresce 50% nas drogarias entre 2008 e 2010 e chega a 28% da receita. Na maior rede de BH, conveniência responde por 40% dos ganhos

 O faturamento das farmácias brasileiras com os chamados não medicamentos – refrigerantes, barras de cereais, chocolates, rações, recarga de telefone celular, pilhas, produtos de limpeza, entre outros –, cresceu 50% entre 2008 e 2010, de R$ 3,18 bilhões para R$ 4,78 bilhões, e já responde por 28% dos negócios do setor. O percentual de aumento é maior que o do crescimento da receita com os remédios, que subiram 45% em igual intervalo. Os números foram levantados pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que reúne as 28 maiores empresas do país, e sinalizam, segundo o presidente-executivo da entidade, Sérgio Barreto, que a participação das gôndolas de conveniência no lucro global do setor deve melhorar ainda mais nos próximos anos. Para algumas gigantes do mercado, como a Araujo, líder em Minas, os produtos variados, excluindo os medicamentos, já representam 40% do faturamento.

“Os não medicamentos, há sete ou oito anos, representavam cerca de 20%. Um dos motivos do aumento é a inclusão social, ou seja, à medida em que a pessoa melhor sua renda, se preocupa mais com a pele, cabelo...”, avalia Barreto. Hoje, é possível fazer boa parte das compras nas farmácias, que vendem produtos inusitados, como prancha, a popular chapinha, para alisar cabelo e brinquedos. Outra causa desse bom desempenho se deve à ampliação do número de lojas do setor. O total de unidades das 28 maiores farmácias e drogarias do país cresceu 10% entre 2009 e 2010, de 3.015 endereços para 3.315. O percentual deve se repetir neste ano. “A expectativa é de abrirmos mais 330”, calcula o presidente-executivo da Abrafarma.

Só a Drogaria Araujo, que conta com 100 lojas, abrirá mais 16 em Minas. Na centenária rede, que comemorou 105 anos no domingo, as gôndolas com os não medicamentos representam mais de 40% das vendas. “Mas sempre manteremos o remédio como carro-chefe. Tudo começou com a filosofia americana de a pessoa resolver a vida numa parada: tirar dinheiro no caixa 24 horas, comprar remédio etc. A ideia de conveniência é de resolver o seu problema. Somos os maiores vendedores, em Minas, de gelo, sorvete e ração”, afirmou o proprietário da drogaria que leva seu sobrenome, Modesto Carvalho de Araújo Neto.

Uma das estratégias da empresa, seguida por várias outras, é expor chocolates, revistas e diversas quinquilharias próximas aos caixas. As pequenas farmácias também lucram bem com essa diversidade. Há seis décadas na praça, a Drogaria e Farmácia Cruzeiro, no Bairro Sagrada Família, na Região Leste de BH, oferece refrigerante, água e outros produtos aos clientes. “Nosso mix fica mais completo e o consumidor, satisfeito. Esses produtos representam, em média, 30% de nossas vendas”, calcula o proprietário, Alexandre Faluba. É o mesmo percentual estimado na Drogaria e Farmácia Venda Nova, na região homônima da capital.

“Há vários cursinhos na vizinhança e os alunos vêm aqui para comprar o lanche, como barras de cereais. As garrafas de água também têm boa saída. O nosso horário de funcionamento, até às 22h, favorece esse tipo de venda”, acredita Carlos Salino Couto, filho do proprietário do estabelecimento aberto há 46 anos. Na Medfarma Drogaria e Perfumaria, no Bairro Nova Granada, na Região Oeste da capital, os produtos de conveniência também ajudam no movimento da caixa registradora. “Temos boa saída de picolés e água, por exemplo. Nossas vendas de perfumes também são muito boas”, relata o proprietário Wellington Tiago.

JUSTIÇA O sucesso das vendas dos produtos de conveniência nas drogarias depende de um processo que corre em primeira instância da Justiça Federal. O imbróglio começou em 2009, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou a Resolução 44. O texto instituiu as Boas Práticas Farmacêuticas, como a exigência de medicamentos fora do alcance direto dos consumidores, ou seja, armazenados atrás do balcão. Parte da norma também se voltou contra o faturamento com os produtos de conveniência, pois limitou a venda deles.

A norma entrou em vigor em agosto daquele ano, mas, em fevereiro de 2010, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as vendas só podem ser proibidas se o Judiciário avalizar a Resolução 44. Na prática, o texto só terá validade se aprovado por todas as instâncias do Judiciário. Atualmente, o processo se encontra em primeira instância da Justiça Federal. Os supermercados contestam a possibilidade de venda de produtos de conveniência nas farmácias porque são impedidos de vender remédios. A concorrência, no ponto de vista dos empresários supermercadistas, é vista como desleal. No entanto, depois do início da disputa, algumas grandes redes abriram drogarias próprias em suas áreas comuns.

DIFERENÇA QUE DÓI NO BOLSO

Levantamento divulgado ontem pelo site Mercado Mineiro mostra grande diferença de preços entre os remédios vendidos na capital. Para o grupo de manipulados, a variação chega a 101,91%. O paracetamol 750mg é encontrado a R$ 11,50 e a R$ 23,22. Já entre os genéricos, a variação chega a 279,45%. Neste caso, a maior diferença foi para o sinvastatina, cujos preços oscilam de R$ 8,37 a R$ 31,76. Em relação aos remédios de marca (referência), o preço varia 161%: o fluoxetina custa de R$18,29 a R$47,80.
 
Fonte: O Estado de Minas

Ambev vai dar "milhas" a consumidor que reduzir conta de água em SP

Rolim, diretor da Ambev, lança hoje um "banco" na internet, em parceria com a Sabesp, para atrair o consumidorA Ambev, a maior fabricante de cerveja do país e que tem na água a base de sua produção, fechou parceria com a Sabesp e lança hoje uma campanha que dará descontos, em compras feitas pela internet, ao consumidor que reduzir sua conta de água. O programa, válido apenas para o Estado de São Paulo, envolve as varejistas online Americanas, Submarino, Shoptime e Blockbuster.

A ideia, desenvolvida pela agência de publicidade Lodduca, é levar o consumidor a cadastrar-se no bancocyan.com.br para abrir sua "conta corrente" em gotas de água. A Sabesp vai informar ao consumidor a sua média histórica de gasto. Conforme a faixa de consumo e o percentual de redução, o correntista acumulará "milhas". Esses pontos poderão ser usados na forma de descontos em compras feitas nas quatro varejistas que participam do programa.

"Esta é a fase mais difícil do Movimento Cyan, que é a do engajamento do consumidor", diz Ricardo Rolim, novo diretor de Relações Socioambientais/Comunicação da Ambev. O movimento começou há um ano, com o mapeamento do uso da água na operação da Ambev, feito pela holandesa Water Foot Print Network e a USP de São Carlos. A "pegada hidrológica", que considera desde a plantação da cevada até a venda da cerveja no bar - está em fase de revisão de dados.

A Ambev também "adotou", há um ano, uma bacia hidrográfica, a dos rios Corumbá e Paranoá, no Distrito Federal. Este projeto, que deve durar três anos, é tocado em parceria com a WWF-Brasil e tem a meta de medir a qualidade da água e educar a população ribeirinha para que não a polua. Essa bacia também abastece uma fábrica da Ambev, na região, a filial Gama. Ao todo, a empresa possui 34 fábricas no país, considerando-se, além das unidades de bebidas, as produções de garrafas, rótulos e tampinhas.

O "banco" lançado hoje na internet, explica Rolim, abre a fase de maior aproximação com o consumidor. "Queremos que ele entre no site e fique lá. É um desafio. São 27 milhões de pessoas no Estado de São Paulo", diz o diretor. A Sabesp informou que registra cerca de 6 milhões de contas no Estado, com 23,6 milhões de pessoas atendidas diretamente. Dependendo do resultado, Rolim diz que poderá replicar o modelo em outras regiões e que Minas Gerais é uma possibilidade.

Essa campanha faz parte dos investimentos em sustentabilidade previstos para este ano, na faixa de R$ 44 milhões, e que englobam desde a troca e manutenção de equipamentos nas fábricas, para deixar a produção mais eficiente no uso da água, até projetos sociais e de reciclagem. É o mesmo valor gasto no ano passado.

A Ambev vem reduzindo o uso de água em sua produção. Em 2003, ela gastava 4,88 litros de água para fazer um litro de cerveja. Em 2010 gastou 3,90 litros. A meta para 2012 é consumir 3,5 litros.

Fonte: Valor Econômico

Merchandising - Caminhão Hikari

Ação de merchandising realizada pelo promotor de vendas Valmir Souza em Mogi das Cruzes - SP.

Ficha tecnica

Promotor: Valmir Souza
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
Produto: Mix Hikari
www.hikari.com.br

Merchandising - Bola e Pingo Nestlé


Ação desenvolvida pelo nosso amigo Gilles de Angelis Muto e Paulo Sergio promotores de venda da Nestlé em Guarulhos - SP.

Ficha técnica

Promotores: Gilles de Angelis Muto e Paulo Sergio
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Produto: Mix Nestlé
www.nestle.com.br

AVERY DENNISON ENFATIZA VANTAGENS DA LINHA DE RÓTULOS COM LINER PET

As principais vantagens são maior produtividade e efeito super transparente. 

A Avery Dennison do Brasil (NYSE:AVY) está comercializando uma linha de rótulos autoadesivos com liner PET (poliéster), sob a marca Fasson, cujos principais benefícios são a melhora da eficiência operacional, diminuindo o número de paradas, e a garantia de um ambiente mais limpo, devido a ausência do pó proveniente do papel. A aparência final da embalagem é outro diferencial por conta do efeito “no label look” super transparente.

Como explica Isabela Monteiro, Diretora Regional de Marketing - América do Sul da Avery Dennison, a melhoria na produtividade inclui menor número de quebras das bobinas e maior velocidade de rotulagem. “O liner PET é mais fino que o liner glassine (material mais utilizado no mercado), representando de 15% a 20% mais rótulos por bobina. Isto também reduz as paradas para troca e o espaço utilizado para o armazenamento dos mesmos, além, é claro, de reduzir o custo de transporte.”

Outra vantagem é que o material autoadesivo filme/filme oferece melhor qualidade do adesivo quando comparado ao filme/papel para rótulos altamente transparentes ou produtos que necessitem de resistência à umidade. “O resultado são embalagens visualmente mais atrativas, menor encanoamento quando comparado ao liner papel no processo de rotulagem e o liner PET não reage quando exposto a ambientes muito úmidos. A espessura do liner mais homogênea também facilita o processo de meio corte”, comemora Monteiro. E completa: “Do ponto de vista ambiental, materiais com liner PET são totalmente recicláveis.”

Sobre a Avery Dennison

Fundada em 1935 nos Estados Unidos, a Avery Dennison é líder global em tecnologia e soluções inovadoras em materiais autoadesivos para produtos de consumo e rotulagem. Sediada em Pasadena, Califórnia, a empresa registrou vendas de US$ 6,5 bilhões em 2010. A marca Fasson de papeis revestidos, filmes e folhas de alumínio, autoadesivos e não adesivos é amplamente utilizada em identidade de marca, sistemas de código de barras, identificação de produtos e outras aplicações por convertedores de rótulos, designers de embalagem e fabricantes de bens de consumo.

A empresa está no Brasil há 40 anos e é reconhecida pela marca Fasson de materiais autoadesivos. A Avery Dennison mantém uma planta e um centro de distribuição em Vinhedo, interior de São Paulo, e outro centro de distribuição em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Casinha de Refresco Trink

Essa bela casinha com refresco Trink foi enviada pelo nosso amigo Raul Jr. Dalemole, promotor de vendas em Chapecó - SC.

Ficha técnica

Cidade: Chapecó
Estado: Santa Catarina
Produto: Refresco em pó
www.parati.com.br

Exposição Vanish - Reckitt Benckiser


Exposição de Vanish, realizada pela equipe de merchandising do Grupo Riograndense Distribuidora Ltda, localizada na cidade do Natal – Rio Grande do Norte.

Cliente: Favorito Supermercados (Ponta Negra)
Cidade: Natal / RN
Promotor: Jonathas Evangelista
Coordenador: Francisco Dionizio
Ação: Vanish Reckitt Benckiser

Merchandising - Biscoito Parati


Fabio Bispo dos Santos é repositor operacional no Supermercado Avanzi em Tarumã - SP. Ele fez um espiral com biscoito Parati e disse que fez exclusivamente para poder mostrar aqui no PDV Ativo.

Ficha técnica

Repositor: Fabio Bispo dos Santos
Cidade: Tarumã
Estado: São Paulo
Produto: Biscoito
www.parati.com.br

21 de março de 2011

Mohallem/Artplan incrementa equipe e anuncia novas contratações

A agência Mohallem/Artplan anunciou a contratação de cinco novos profissionais: o diretor de contas Marcelo Pradal (ex- Leo Burnett), a coordenadora de tráfego Paula Cristina Oliveira (ex-Hype), a assistente financeiro Magali Lobo (ex- Ogilvy), a analista de mídia online Nicolás Angeli (ex-iProspect) e o assistente de direção de arte Werner Pockel (ex- Kitchen-Madri).

Meta 29 Realiza Convenção Nacional E Consolida Área Comercial

Grupo reúne representantes do Brasil para apresentar novos projetos e modelo consolidado da área comercial

A Meta 29, maior Grupo de Mídia Aeroportuária no Brasil, realizou em São Paulo sua Convenção Nacional, reunindo perto de 60 colaboradores internos e representantes do país inteiro.

A intenção do encontro foi a de apresentar a toda equipe as novidades em termos de projetos que o Grupo conquistou como os novos espaços publicitários no Aeroporto de Brasília, além da vitória para a comercialização de todos os espaços de “mídia onboard” da Webjet.

Durante encontro, foi apresentada a nova configuração da área Comercial da Meta 29, agora sob o comando de Ana Passoni. São 11 profissionais (somente em São Paulo, sem contar com os profissionais dos escritórios regionais), sob o comando da Executiva que assessoram, de forma consolidada, agências e anunciantes em propostas de cross media, envolvendo mídia em aeroporto (espaços e mídia on board), revista 29HORAS, painéis em geral, Bluetooth e projetos especiais.



Segundo Fabio Sgarbi, Diretor de Marketing, a “chegada da Ana Passoni representa um fortalecimento de nosso atendimento às agências e aos principais anunciantes, congregando as várias opções de mídia que possuímos. Ela possui um amplo relacionamento profissional com o mercado de muitos anos, é profissional séria e respeitada, focada em soluções de mídia que gerem bons resultados e negócios para os anunciantes”.

Ana Passoni confessa que aceitou o cargo porque sempre gostou desse tipo de desafio. “Sempre tive muita facilidade para lidar com a criação de oportunidades comerciais para os clientes, fazendo o investimento render mais e, logicamente, também com que ele perceba que a ação planejada foi um sucesso. Com as novidades conquistadas pela Meta 29 nos últimos meses, foi necessário aumentar a área comercial para continuar atendendo bem a todo o mercado nacional e regional”.

Ana Passoni iniciou sua carreira publicitária com pesquisa de mídia passando para a área de atendimento a clientes na Norton Propaganda. Depois de passagens pelas principais editoras do país, como Globo e Abril, atuou na empresa Núcleo de Ações Promoções e Eventos, cuidando de toda operação e comercialização de feiras e exposições como a Abia Food Service - Feira Internacional de Alimentação Fora do Lar e Expo Fome Zero. Agora assumiu a direção publicitária da Revista 29HORAS.

Merchandising - Danix em Minas Gerais

Mais uma ação de merchandising que vem de Minas Gerais enviada pelo nosso amigo Daybit de Souza Barbosa.



Ficha técnica

Cidade: Espera Feliz
Estado: Minas Gerais
Promotor de vendas: Gilmar
Coordenador: Daybit de Souza Barbosa
Produto: Biscoito
www.danix.com.br

18 de março de 2011

Concurso “Melhor Capa de Livro” apresenta vencedor e debate importância do processo criativo para o mercado editorial

Dentre 133 inscrições, foram selecionadas as 15 melhores criações; grande vencedora será apresentada em cerimônia dia 22, em São Paulo, onde os convidados elegerão também a Melhor Capa Júri Popular.

O concurso “Melhor Capa de Livro”, promovido pela Getty Images, agência responsável pela criação e distribuição de conteúdo visual e multimídia, apresenta as 15 finalistas dessa segunda edição. Com 133 inscrições, 80 a mais do que no ano passado, a iniciativa que premia designers autores de capas de livros, tem se consagrado no mercado de criação editorial com a participação de trabalhos de 35 editoras. Entre as finalistas, estão capas de livros de algumas das mais importantes editoras do país como Companhia das Letras, Record, Rocco, Larousse do Brasil e Objetiva/Alfaguara.

O grande vencedor será apresentado em evento de premiação realizado nessa terça-feira (22), em São Paulo (SP), onde também será eleita a melhor capa na opinião dos convidados. A cerimônia contará com a participação especial do artista gráfico Hélio de Almeida, que falará sobre a importância e o processo criativo da capa do livro. Também estarão presentes na cerimônia o júri do concurso, composto por profissionais renomados dos mercados publicitário e editorial como o editor-chefe da Revista Cultura, Sergio Miguez, jurado do prêmio APCA de Literatura; Felipe Machado, editor de Multimídia de O Estado de S. Paulo; Victor Burton, designer gráfico colaborador das editoras Companhia das Letras, Record, Objetiva, Ediouro e Nova Fronteira; Marcos Augusto Gonçalves, editor de opinião do jornal Folha de S. Paulo; e Javier Talavera, diretor de arte e criação da Agência Leo Burnett Brasil.

A iniciativa compreende as criações produzidas a partir do banco de imagem da Getty Images e tem como objetivo reconhecer o talento dos designers, “profissionais que têm a delicada e difícil missão de transmitir o conteúdo do livro na capa, atraindo o público certo para a obra”, segundo lembra Paulo Schmid, diretor da Getty Images Brasil.

Para mais informações e regulamento do concurso, os interessados podem acessar http://www.gettyimages.com.br/melhorcapadelivro2010/

Para conferir as 15 capas finalistas, acesse: http://melhorcapadelivrogettyimages.blogspot.com/2011/02/capas-finalistas-2010.html

Hélio de Almeida: Artista gráfico com mais de 40 anos de carreira, participou da criação das revistas Veja (1968) e IstoÉ (1976), na re-elaboração do projeto gráfico da Folha de S. Paulo e identidade visual do caderno Ilustrada (1973) e na reformulação da arte da revista Exame (1984), entre outros. Paginou e ilustrou centenas de matérias em veículos como Globo Rural, Pesquisa FAPESP e Visão, além de diversas publicações institucionais e corporativas. Venceu um Prêmio Jabuti de 1993 com o livro Anjo Pornográfico (1992).

Confira os finalistas:

Designer: Antonio Carlos de Angelis

Livro: Poder & Amor. Teoria e prática da mudança social

Editora: Senac São Paulo

Designer: Carlos Renato

Livro: Solo

Editora: Saraiva selo Benvirá

Designer: Christiano Menezes

Livro: A menina que não sabia ler

Editora: LeYa

Designer: Claudia Warrak e Raul Loureiro

Livro: Uma certa paz

Editora: Companhia das Letras

Designer: Claudia Warrak e Raul Loureiro

Livro: O emblema vermelho da coragem

Editora: Companhia das Letras

Designer: Elmo Rosa

Livro: O fim da América

Editora: Record

Designer: Mariana Newlands

Livro: O que quer de mim, amor?

Editora: Tinta Negra Bazar Editorial

Designer: Rafael Nobre

Livro: A arte de ser desagradável

Editora: Record/Bertrand Brasil

Designer: Rafael Nobre

Livro: O estrangeiro

Editora: Record/BestBolso

Designer: Renné Ramos

Livro: Mick Jagger e os Rolling Stones

Editora: Larousse do Brasil

Designer: Rodrigo Rodrigues

Livro: Retratos imorais

Editora: Objetiva/ Alfaguara

Designer: Rodrigo Rodrigues

Livro: Minuto de silêncio

Editora: ROCCO

Designer: Rodrigo Rodrigues

Livro: Sudd

Editora: ROCCO

Designer: Sandro Bier

Livro: Escolhendo sua Fé

Editora: Esperança

Designer: SERGIO CAMPANTE

Livro: A BATALHA DE MOGADISCIO

Editora: BERTRAND BRASIL

Vencedor 2009: O primeiro colocado foi o designer Rodrigo Rodrigues de Azevedo, com a capa de Os Espiões, (Objetiva/Alfaguara), que, em 2010, conquistou o 3º lugar de melhor capa no Prêmio Jabuti, sendo a única a ganhar o prêmio utilizando imagens.

Sobre a Getty Images

A Getty Images é líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, clipes de filmes e produtos multimídia, além de seu mais novo produto: música. A Getty Images atende a clientes em mais de 100 países e é a primeira empresa à qual profissionais da área de criação e mídia recorrem para encontrar, adquirir e gerenciar imagens e outros conteúdos digitais. Os fotógrafos e as imagens premiadas da empresa ajudam clientes a criar trabalhos inspiradores que aparecem diariamente nos jornais, revistas, campanhas publicitárias, filmes, programas de televisão, livros e web sites mais influentes do mundo. Acesse www.gettyimages.com.br e saiba mais sobre o papel da Getty Images no mundo da comunicação digital.