7 de dezembro de 2010

Sucos Premium são a grande tendência mundial

Cada vez mais os consumidores buscam produtos naturais que tragam benefícios para o corpo

São Paulo, Dezembro 2010. Pesquisas realizadas pela SIG Combibloc em todo o mundo mostram que cada vez mais o consumidor moderno está preocupado com seu corpo e com a manutenção de seu equilíbrio. Saúde, bem estar e produtos naturais são os principais drivers da indústria de bebidas. Neste cenário, as bebidas sem açúcar e com baixos níveis de gás carbônico são cada vez mais procuradas e cresce a demanda, especialmente entre os idosos, por bebidas enriquecidas que tragam benefícios para a saúde. Outra tendência verificada nas pesquisas da SIG é a oferta de sabores exóticos, entre eles os de frutas tropicais.

Para acompanhar e traduzir estes atributos, as embalagens devem garantir, essencialmente, conveniência e praticidade, além de diferenciação e atratividade no ponto de venda e segurança no consumo. “A diversidade de formatos e a alta barreira de proteção são outros requisitos que ganham força na categoria NCSD”, completa Luciana Galvão, Gerente de Marketing da SIG Combibloc para América do Sul. Segundo ela, a embalagem deve garantir que seu conteúdo não será afetado pela exposição à luz, que oxida os pigmentos naturais das frutas e escurece o produto. Além disso, deve impedir a entrada de oxigênio, que acelera a degradação das vitaminas. Soluções que facilitem a abertura/fechamento da embalagem são bem-vindas, assim como as embalagens pequenas para consumo individual (single use) e em movimento (on-the-go).

 “Esta tendência começa a se refletir nos números do setor. O mercado de sucos em geral, e não apenas de laranja, está em alta no Brasil e no mundo“, explica Luciana. Em relação às bebidas não carbonatadas (sucos, néctares, e bebidas à base de soja) estima-se um crescimento de 600 milhões de litros na América no Sul até 2013 (com grande representatividade no Brasil), ou seja, 23% da previsão mundial total.

Nos EUA e Alemanha, por exemplo, o mercado de sucos está saturado e tem apresentado crescimento moderado nos últimos anos.  Mas no Canadá, África do Sul e Tailândia, a história é diferente. Nestes países, especialistas projetam uma taxa de crescimento considerável, cerca de 5% ao ano. Na China, Indonésia e Brasil, o mercado apresenta um desenvolvimento ainda mais dinâmico: as taxas de crescimento podem ultrapassar 10%. Estes dados nos mostram claramente o promissor mercado dos sucos.

No Brasil, recentemente o Grupo Schincariol passou a envasar os produtos das marcas Skinka e Fruthos nas embalagens cartonadas combiblocMidi de 1 litro. Os néctares da marca Fruthos estão disponíveis em seis sabores: laranja, uva, pêssego, manga, goiaba, maracujá. Os produtos da marca Skinka são encontrados nas variedades Citrus, Frutas Vermelhas, Limonada e Abacaxi com Hortelã.

A decisão da Schincariol de adotar as embalagens SIG Combibloc foi impulsionada principalmente pelo caráter inovação. O formato combibloc com a exclusiva tampa de rosca combiSwift garante uma alta performance na produção e oferece grande conveniência para o consumidor final. A combiSwift é uma das mais novas soluções em tampa de rosca da empresa. Ela se diferencia por possuir um flange integrado a um anel cortante que, ao ser girado pela primeira vez, rompe as lâminas internas de alumínio e polietileno de forma fácil e segura. A flexibilidade das máquinas de envase e a qualidade das embalagens cartonadas assépticas da SIG também influenciaram na escolha da Schincariol.

Os planos da Schincariol para o segmento de bebidas não carbonatadas (NCSD) estão alinhados à tendência mundial de crescimento desta categoria. Segundo dados Nielsen, em 2009 o mercado de sucos prontos cresceu 4% no Brasil. Para Luciana Galvão, a categoria de sucos prontos para beber, incluindo os com soja, é a principal protagonista. “O mercado de chás gelados e bebidas à base de café também registram importantes taxas de crescimento, sobretudo na China. Vemos ainda um grande número de lançamentos de produtos funcionais, como os com adição de vitaminas e fibras.”

Sobre a SIG Combibloc

A SIG Combibloc é um dos principais fornecedores mundiais de embalagens cartonadas e máquinas de envase para alimentos e bebidas. Em 2009 a empresa alcançou um faturamento de €1,26 bilhão, com cerca de 4.100 funcionários em 40 países. A SIG Combibloc integra o Grupo Rank, com sede na Nova Zelândia.

0 Participações: