21 de setembro de 2010

Caloi adota ferramenta de pesquisa e garante eficácia no ponto de venda

A Caloi, empresa brasileira com 112 anos, líder de mercado, responsável pela comercialização de mais de 700 mil bicicletas por ano, escolheu a ALLIS S.A. para recrutar e seleciona r promotores de vendas para atuar em 13 Estados brasileiros.

A ALLIS S.A. possui a unidade ALLIS PDV, que tem capacidade de mobilização para grandes campanhas de promoção e merchandising, com recrutamento e seleção "tailor-made", e desenvolve projetos específicos para maximizar a performance no ponto de venda. Por meio dessa unidade, a Caloi contratou 18 promotores de vendas em regime CLT. São Paulo é a cidade com mais profissionais (4), seguida pelo Rio de Janeiro, com dois profissionais. Em Belém, Salvador, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Brasília, Aracaju, Manaus e Cuiabá, há um promotor em cada praça.

Em todos os casos, os promotores necessitam ter conhecimento em montagem de bicicletas, para assistência e montagem dos produtos para exposição e atendimento ao consumidor, além de compor a organização das lojas e ilhas de exposição. Eles atuam também com a linha fitness da Caloi, composta por esteiras e bicicletas ergométricas, transport, entre outros itens. Diariamente, os profissionais visitam de três a cinco lojas diferentes para atendimento.

Diante da abrangência e da dinâmica das atividades, a operação, que teve início em agosto de 2008, passou por um processo de sofisticação. A Caloi necessitava de um modelo que permitisse o acompanhamento e o monitoramento de todas as atividades dos promotores distribuídos pelo país. A partir dessa demanda, a ALLIS buscou desenvolver um sistema móvel que permitisse a coleta diária de informações, com a geração de relatórios que ajudassem na avaliação da performance dos promotores, bem como na tomada de decisão. Denominado MOBAllis, o sistema desenvolvido permite que os promotores insiram dados para a formatação de pesquisa de mercado completa, inclusive com a coleta de dados dos concorrentes.

A partir de software específico, informações são coletadas no PDV e enviadas via internet e smartphones. Pelo sistema, é possível gerenciar as ações, incluir fotos, avaliar posicionamento dos produtos, ruptura, share of space, preço, ações da co ncorrência, desempenho e produtividade da equipe. O MOBAllis também oferece histórico de cliente a cliente e visualização da evolução dos indicadores das ações em execução.

O MOBAllis foi desenhado exatamente para atender à necessidade da empresa e tornou-se uma ferramenta estratégica importante para Caloi, já que garante respostas rápidas ao comportamento do mercado. A ferramenta proporciona relatórios gerenciais e cruzamento de informações em tempo real e com fácil acesso pela internet, que auxiliam a tomada de decisão.

De acordo com Daniel Mendes, Gerente de Trade Marketing da Caloi, a partir dos modelos de relatórios necessários para a operação da companhia, o MOBAllis atendeu a todas as necessidades no fornecimento e no levantamento de informações. "Hoje é possível dizer que MOBAllis Caloi é o sistema de coleta de informações mais completo do mercado", avalia Mendes. Para o executivo da Caloi, com a implementação do MOBAllis, a gestão de equipe de campo ficou mais precisa e transparente, pois o sistema permite monitorar os horários de visita e a qualidade do trabalho em cada PDV, com fotos do "antes" e do "depois" da atuação do promotor no local, ações realizadas, material positivado, produtos montados etc.

Treinamento da Equipe

Além de acesso às informações, a Caloi também precisava alinhar a comunicação com os promotores nos PDVs. A empresa já possuía um modelo de treinamento online e a ALLIS adaptou-se a esse modelo. Nas sessões, os promotores recebem informações sobre novidades da empresa, estratégia de vendas e reciclagem da rotina do promotor. Durante o ano, nas principais datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, são lançadas campanhas de incentivo, que premiam melhores promotores.

"A Caloi é uma empresa preocupada em promover a capacitação dos promotores. Realizamos constantemente avaliação de desempenho dentro da ALLIS para atingir o objetivo de sermos referência como equipe de atendimento aos pontos de vendas no mercado de bicicletas e fitness", comenta Daniel Mendes.

No início deste ano, a ALLIS promoveu o I Encontro dos Promotores de Merchandising Caloi, que aconteceu em março, no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas, em Campinas. Na ocasião, os profissionais receberam capacitação técnica nos produtos Bike e Fitness, treinamentos de Merchandising e Ergonomia. O encontro teve a participação de 18 promotores e três supervisoras, além de Priscila Marchi, que é coordenadora da área de Trade Marketing da Caloi. Ao término do evento, todos receberam certificado de participação dos treinam entos práticos de Merchandising e Ergonomia.

Sobre a ALLIS S.A

A ALLIS S.A. é líder no mercado de Recursos Humanos e Terceirização de Serviços. Com 20 unidades distribuídas estrategicamente pelo território brasileiro, a ALLIS possui quatro unidades de negócio integradas: Temporários e Terceirizados, Recrutamento e Seleção, Facilities e Allis PDV. Site: www.allis.com.br
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