4 de novembro de 2009

O que faz um promotor de vendas?

PDV Ativo O que faz um promotor de vendas? Sabia que essa é uma das perguntas mais digitadas no google quando se trata de profissionais de merchandising? Isso significa que ainda tem muita gente que desconhece o trabalho realizado por esses profissionais. Mas estamos aqui para mais uma vez informar o que eles realizam no PDV, aliás podemos dizer que o PDV Ativo é a agenda digital do promotor de vendas. Para isso segue uma reportagem bem interessante sobre o assunto:



O profissional é contratado pelas indústrias para tornar o produto mais atraente, nas lojas e supermercados. Uma atividade boa para quem busca o primeiro emprego, já que não é preciso ter experiência.

O cliente tem sempre razão e para estes profissionais, a palavra dele é uma ordem.

“Assim, você tem a garantia de que seu produto vai estar sempre bem exposto, vai estar limpo no ponto de venda, vai estar com o preço adequado, vai estar sempre no posicionamento ideal pra empresa”, afirma Anderson Barbosa, coordenador de vendas.

Eles são promotores de vendas. O trabalho deles tem tudo a ver com o marketing e funciona assim: A indústria contrata o promotor de vendas para trabalhar no comércio, ele visita os pontos de venda e cuida para que o produto esteja na melhor posição possível. Tudo para atrair o cliente.

“Em média cinco lojas por dia a gente visita”, diz o profissional.

Você entra numa loja pra comprar um desodorante, mas no meio das prateleiras dos desodorantes, você encontra escova de dente. Se lembra que precisa de uma e acaba levando. Ponto para o promotor de vendas.

É ele quem pensa em lugares alternativos para expor os produtos como uma barraca de festa junina no meio da seção de frutas e legumes. É dessa forma que ele divulga as promoções e faz com que você compre mais do que o previsto.

“Essa é a intenção. Quanto mais vender, melhor. A minha função é girar o produto. Então, vai ser melhor pra mim, vai ser melhor pro estabelecimento, vai ser melhor pra empresa que eu trabalho”, garante Lílian Cavalcanti, promotora de vendas.

Para começar na carreira, basta ter o ensino médio. No centro de apoio ao trabalho, entram 500 novas vagas toda semana. É a terceira profissão que mais emprega.

E não faltam candidatos interessados. As próprias indústrias ou agências especializadas treinam seus promotores de vendas.

“É uma atividade que não necessariamente ele precisa ter qualquer tipo de experiência ou ter estudado alguma coisa específica. Então nós somos uma agência de desenvolvimento de competências pra transformar o ponto de venda num lugar realmente atrativo”, explica Fabiana Grimaldi, gerente de treinamento e desenvolvimento.

Lílian diz que se apaixonou pela profissão. Tanto que fez curso superior em marketing e já foi promovida. Hoje, ela incentiva quem está começando.

“Você tem que ser dinâmica, tem que ter vontade de aprender coisas novas e trabalhar bem essa parte de relacionamento porque você vai se relacionar com pessoas o dia inteiro”, diz ela.

O mercado, ele é bem promissor e amplo porque na verdade, as oportunidades aparecem numa demanda muito grande. Você tem muitos produtos em lançamento, em extensão de linha. Então, as empresas, as marcas, elas requerem mão de obra pra desenvolver esse tipo de atividade”, afirma o profissional.

Mas o desafio é grande. “Eu acho que uma das coisas mais difíceis nessa área é você manter o seu próprio espaço nos mercados. Chegou, conseguiu colocar o seu produto em vendas nesta linha, nesta parte, você está bem na empresa”, afirma Anderson Pires, promotor de vendas.

Tem que ter agilidade. “Dia 05, dia 20, a loja fica bombando, lotada. O mais difícil é isso. Dar conta das cinco lojas na época de pagamento”, diz Ivan Amorim, promotor de vendas.

“Abasteceu, fez a limpeza, fez a organização de data e tudo, fala com o encarregado e tchau. Aí próxima loja, a mesma coisa”, conta ele

SPTV/GLOBO Reportagem de Glória Vanique

15 Participações:

Jesse disse...

Olá Edson essa reportagem ai e show, dei uma copiada pra mostrar meus companheiros de trabalho, e todosadorarão, valeu grande abraço..

Edson Souza disse...

É muito interessante sim Jessé, deveria haver reportagens como essa para poder mostrar o trabalho que realizamos...grande abraço

Unknown disse...

Ja trabalho como promotor há uns três anos e recentemente descobri este site e tem sido de extrema importância para o neu desenvolvimento profissional, essa reportagem aí é muito bacana também!

Edson Souza disse...

Fico feliz de saber que o PDV Ativo tem ajudado os nossos companheiros a desenvolver novas tecnicas e dar idéias para novos trabalhos...foi com esse intuito que criamos o site a pouco mais de um ano....abraços Edu...

Anônimo disse...

SENSSACIONAL,BELA REPORTAGEM.DEVERIA ESPOR MAIS REPORTAGENS ASSIM.SÒ ASSIM ELES VEÊM NOSSOS TRABALHOS.VALEU..

Unknown disse...

eu gostei muito mesmo esse video faz a gentes se sentir.muitom importante.e nos os promotores aprende mais.valeu mesmo .eu so tenho 6 meses na disdal , e sou um promotor eu gosto muito mesmo..

Edson Souza disse...

Edinilso saiba que os promotores de venda são uma ferrementa fundamental no PDV. Como sempre costumo dizer vc é canal mais próxino entre empresa e supermercado, portanto represente a sua empresa da melhor maneira possivel e terá inúmeras portunidades junto aos seus clientes. Não seja apenas um "promotor" e sim um amigo e conselheiro de negócios no PDV...Abraços

@CORINGA16 disse...

Acredito que , poderia ser mais valorizado esta aréa de promotor mesmo sendo exelente esta trabalho , somos tratado como amis um na lista .

sistema de trabalho em casa disse...

Olá Pessoal Meu Nome é Tatiane Santos eu trabalhei nas Redes do Supermercados Bh não sie se vcs ja viram falar!! mais é uma rede muito grande em supermercados. minha função era repositora. de mercadoria o serviço para mim é o mesmo a única diferença que eu era repositora da loja Bh e o promotor de vendas ele roda as lojas. hoje eu saí da loja que atualmente eu trabalhava. para tentar conseguir uma vaga de promotora de vendas. Gosto muito do comércio e adoro lidar com o público. espero conseguir o mais rápido. porque gostei muito de trabalhar nesse ramo.. moro em Contagem Mg . deixo ai meu msn para quem desejar me contactar para novas amizades ou contatos profissionais. boa noite a todos os leitores.. lindinhasantos27@hotmail.com

Alessandra Pereira disse...

Nossa foi ótimo,quinta agora eu tenho uma entrevista,promotora de umas das lojas....Estou muito nervosa

nette gregorio disse...

ola boa tarde sou janete,ja trabalhei em abordagens e degustaçao, gostaria muito de trabalhar de promotora pois admiro muito a profissao,,mais aqui onde moro tem muita concorrencia! ate estou fazendo um curso on line de merchandisig pra ver se tenho mais chances,,moro em içara santa catarina..vou deixar meu email pra amizades ou contato profissional DEUS abençoe a todos. nett_gr@hotmail.com

Unknown disse...

Ola Gostaria de receber dicas de como trabalhar como PDV pois estarei iniciando nessa carreira a qual sempre admirei...

Alessandra disse...

Gostei bastante do conteúdo, muito bem elaborado e explicativo. Espero que eu possa me dar bem nesta área! Pela explicação eu já gostei!

Anônimo disse...

Tenho uma entrevista a fazer numa loja de automoveis, nao tenho experiencia em promotora de vendas, ja trabalhei cmo vendedora, ha algum problema? Eles exigen experiencia na area? Preciso muito! E espero q de certo. Desde ja agradeço. Boa noiite. Sara

Anônimo disse...

Nossa eu amei essa reportagem
clariou minha mente nao sabia muita coisa
pra mik que comecei essa semana